quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

ITABUNA EM FOCO



Prefeitura muda horário de algumas linhas de ônibus do transporte público de Itabuna

A Prefeitura de Itabuna fará ajustes pontuais em algumas linhas de ônibus do transporte público a partir de segunda-feira, dia 3, com o fim do período de férias escolares. O anúncio foi feito hoje pelo secretário municipal de Transportes e Trânsito (SETTRAN), Fernando Benigno Silva Brandão, que acrescentou que, além dos horários, também haverá a oferta de mais ônibus nas ruas para evitar atrasos aos usuários e a perda de viagens.

O diretor de Transportes da SETTRAN, Whellington Santana, pontuou que as alterações decorreram de estudos sobre mobilidade urbana realizados nos últimos seis meses para que entrassem em operação a partir de fevereiro. “Por determinação do prefeito Augusto Castro (PSD), os agentes de fiscalização foram às ruas para identificar problemas em todas as linhas e itinerários, inclusive observando o intervalo necessário para que a nova programação fosse definida”, comentou.

“Com os ajustes, os usuários deverão observar algumas alterações nos horários, a exemplo de adiantamentos ou atrasos de até cinco minutos, de acordo com os estudos”, disse Santana. Ele explicou que, a partir deste sábado, dia 1º, a concessionária Atlântico Transportes já disponibilizará os novos horários no aplicativo SigaAtlântico, disponível nas lojas dos sistemas Android e iOS, o que facilitará a consulta pelos usuários, já que é intuitivo e de fácil utilização.

“Com o aplicativo atualizado, a partir de segunda-feira, as pessoas não perderão seus horários para a escola ou o trabalho”, disse o titular da SETTRAN. Ele explicou ainda que o aplicativo contém as linhas e os códigos de identificação dos itinerários, inclusive com a possibilidade de o usuário adicioná-los aos favoritos, selecionar o local desejado e visualizar o mapa da cidade.

Atualmente, a cidade conta com 39 linhas de ônibus em operação, cobrindo toda a cidade, sendo 35 urbanas e quatro rurais. “Para o sucesso da nova operação, alertamos os usuários para que realizem a pesquisa no aplicativo já neste final de semana”, concluiu Whellington Santana.

MOÇÃO DE PESAR

Com tristeza, soube do falecimento da médica ginecologista e obstetra Doutora Joanira Leite Alves, nesta quinta-feira, dia 30, dias no Hospital São José, em Ilhéus, vitimada por complicações pulmonares. Ela esteve internada há alguns dias para tratamento, mas não resistiu.

Médica ginecologista
e obstetra Doutora Joanira
 Leite Alves - Foto Redes Sociais

Pessoa de fino trato, profissional respeitada na Medicina, doutora Joanira Leite era esposa do pecuarista e empresário Marcelo Cincurá. Nas eleições municipais do ano passado concorreu à Prefeitura de Una, no Litoral Sul da Bahia. 

Neste instante doloroso a Deus dirigimos nossas orações com o pedido de que conforte a todos seus colegas, amigos e familiares, especialmente seu marido e seu único filho. E, receba sua bondosa alma de médica, mãe e mulher em Glória. 

Itabuna, Bahia, 30 de janeiro de 2025 

Augusto Castro

                Prefeito

Augusto Castro e Deputado Federal Alex Santana reúnem- se para tratar de emenda parlamentar para o Hospital de Base

Prefeito Augusto Castro e a Primeira-dama Andrea Castro com o Deputado Federal Alex Santana e assessores - Foto Secom - Prefeitura Itabuna

O prefeito reeleito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), reuniu-se nesta quinta-feira, dia 30, com o Deputado Federal Alex Santana (Republicanos) e o diretor administrativo-financeiro da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), instituição que administra o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, Marcelo Pessoa.

O encontro, que aconteceu em Salvador, teve como pauta a destinação de recursos do Orçamento Geral da União, através de uma emenda paramentar proposta pelo deputado baiano, para a unidade hospitalar.

No encontro, as lideranças políticas se mostraram animadas com a possibilidade de conseguir mais verbas para o novo Hospital de Base, que está em fase final das obras de ampliação, reforma e modernização, fruto da parceria do Governo do Estado da Bahia com a Prefeitura de Itabuna.

Desde a sua primeira gestão, o prefeito Augusto Castro tem tratado a saúde como uma das prioridades de governo, visando ampliar o acesso de forma mais qualificada e humanizada da população de Itabuna e região sul do Estado aos serviços  Sistema  Único de Saúde (SUS).

Ascom 

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO;; Itabuna oferece Curso Gratuito de Primeiros-Socorros com ênfase em Ressuscitação Cardiopulmonar

A Prefeitura de Itabuna, através das secretarias de Esportes e Lazer e de Saúde, abriu inscrições para um Curso de Primeiros-Socorros com Ên...