Diplomação carimba 43% de reeleição na Câmara
A Justiça Eleitoral diplomou, na manhã de terça-feira (10), no Teatro Candinha Doria, os candidatos eleitos em outubro de 2024 em Itabuna. No Legislativo foram confirmados os nomes dos nove vereadores que tiveram os mandatos renovados em 2025 – ou seja, 43% dos atuais permanecem na Casa.
Assim, está confirmada a recondução de Wilma de Oliveira (PCdoB) como única representante feminina na Câmara. Assim como ela, chegam ao segundo mandato consecutivo os vereadores Erasmo Ávila e Sivaldo Reis (ambos do PSD); Danilo Freitas (UB), Luiz Júnior (PSDB), Kaiá da Saúde (Podemos) e Manoel Porfírio (PT), que será diplomado em seguida, porque teve um mal-estar antes da cerimônia.
Também foram diplomados os edis Ricardo Xavier (Cidadania) e Ronaldo Geraldo (Republicanos), ambos com mais de três mandatos no currículo. Além da experiência, seguem a tônica de defender a retomada do desenvolvimento econômico de Itabuna, bem como a liderança dela como pólo na macrorregião sul da Bahia.
A diplomação também contou com a presença dos novos vereadores. Alguns deles, inclusive, de volta à à vereança, como é o caso de Babá Cearense (PP). Compõem o quadro de novatos os seguintes nomes: Bruno Bileco e Zé Alberto (ambos do PSB), Eldon Orêa, Denilton Santos e Zói Amigo de Itabuna (os três do Avante), José Carlos da Saúde (Solidariedade), Paulinho do Banco (PCdoB), Robson Rigaud (DC), Silas da Saúde (PSD), Delegado Clodovil (PL) e Thales Silva (Republicanos).
Com o lema “Ressignificando os saberes pré-concebidos”, o curso transcorrerá de quarta a sábado, dias 11 a 14. O presidente da Escola do Legislativo, vereador Israel Cardoso (PMN), destaca a importância desse curso de boas-vindas. “Estamos muito felizes em promover essa iniciativa, contribuindo para uma Legislatura eficaz, em favor do povo e da cidade”, comentou.
Iniciando a jornada de aprendizado na chamada Casa do Povo, ganhará a palavra o advogado Pedro Barroso. Diretor-presidente do Centro de Oratória do Brasil, ele abordará sobre “Comunicação Pública: Desafios e Perspectivas para o cenário legislativo”.
Já o também advogado Jairo Teixeira, especialista em Direito Público e ex-procurador de São Francisco do Conde, trará o “Organograma do Legislativo Municipal, sua história”, assim como discutirá sobre o processo legislativo propriamente dito.
A capacitação segue na tarde de quarta, entre 13h30min e 18h30min. Num dos momentos mais cruciais, será feita uma “Introdução ao Código de Ética e Decoro Parlamentar Municipal”. O tema será explanado pelo advogado Bruno Torres, especialista em Direito Público, Direito Municipal, Direito Administrativo , ele é procurador geral da Câmara de São Francisco do Conde.
Em seguida, o advogado e jornalista José Raimundo Fonseca, especialista em Direito Público, trará “atribuições, deveres, direitos e responsabilidades do vereador”. Além disso, trata sobre “atribuições, competências e obrigações do servidor público, com ênfase na Câmara Municipal, segundo o Regimento Interno”.
No sábado (14), o pedagogo José Nelson Santos, especialista em Direitos Humanos, discutirá sobre “O papel da formação continuada na prática profissional do servidor público”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável