O programa nasceu para promover inclusão e bem-estar ao levar serviços médicos e sociais às comunidades rurais e distritais
O Programa Saúde na Comunidade foi uma das iniciativas mais importantes da atual gestão, principalmente por sua abordagem que transformou o cuidado com a saúde nas áreas mais distantes. Lançado com o objetivo de levar serviços médicos e preventivos a periferias, zonas rurais e distritos, o programa se destacou por aproximar o poder público da população e, de maneira prática e dinâmica, atender quem mais precisa.
Durante sua implementação, o programa focou na promoção de saúde e na prevenção de doenças. Entre os atendimentos oferecidos, estavam os serviços médicos, que incluem consultas e exames, além de serviços de assistência social, como emissão de carteira do idoso e o acesso ao CadÚnico, proporcionando atendimento completo e humanizado. O programa também oferece apoio psicológico e orientações sobre benefícios como BPC (Benefício de Prestação Continuada) para idosos e pessoas com deficiência.
Neste último ano, o Saúde na Comunidade intensificou suas atividades, alcançando comunidades de difícil acesso, como Sapucaeira, Retiro e Castelo Novo. Nessas localidades, foram realizadas ações estratégicas com foco no diagnóstico precoce de doenças como hipertensão e diabetes, além de atendimentos odontológicos e oficinas de saúde mental.
Além disso, com a realização de campanhas de vacinação, monitoramento de doenças endêmicas e ações educativas, o programa foi responsável por reduzir a incidência de doenças e garantir mais qualidade de vida para os ilheenses.
Com um olhar atento às necessidades dos ilheenses, o Saúde na Comunidade reflete o compromisso da gestão em transformar a saúde pública em Ilhéus. O programa é um exemplo de como políticas públicas bem estruturadas e focadas na inclusão social podem fazer a diferença. A redução de doenças evitáveis e a melhoria nos índices de qualidade de vida destacam o impacto positivo dessa iniciativa, que aproxima o cuidado de quem mais precisa e reafirma a responsabilidade do governo municipal com o bem-estar coletivo. Ascom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável