Itabuna é destaque na 11ª edição da ExpoCatadores em São Paulo pelos avanços e organização da reciclagem
“Atualmente, Itabuna tem um dos principais cases de sucesso do país no processo de coleta seletiva. Por isso, tem sido destaque na 11ª edição da ExpoCatadores em São Paulo pelos avanços, inclusive com a criação da Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Recicláveis (AACRRI) e sua relação com a instituição”. A afirmação é do secretário municipal de Governo, Rosivaldo Pinheiro, que representa o município na 11ª edição da ExpoCatadores, vai até amanhã, dia 20, no Distrito Anhembi, em São Paulo.“Tenho participado de debates e fóruns, desde a terça-feira, dia 18, onde trabalho do Programa Recicla Itabuna é visto como sucesso. O que a Prefeitura faz com a AACRRI em relação ao contrato com pagamento por tonelagem, da educação ambiental e financiamento da água, luz, EPIs, limpeza, aluguel do galpão, etc., ou seja, tudo coloca Itabuna como um dos principais municípios de até 200 mil habitantes, como o 1º em organização”, disse o secretário, que também é coordenador do programa.
“Este reconhecimento é a demonstração das transformações que o prefeito Augusto Castro (PSD) realizou no município, a partir do fechamento do lixão em maio de 2021. É algo extremamente importante para o Recicla Itabuna, que será ampliado”, acrescentou Pinheiro. “O município tem sido referência e servido de temática nos fóruns e debates. Apenas Minas Gerais tem alguns municípios que se aproximam do que estamos fazendo. Mas, mesmo assim estamos à frente”, disse.
A 11ª edição da ExpoCatadores reúne profissionais de todo o Brasil para debater temas relacionados à reciclagem, inovação sustentável e os principais desafios depois da crise climática instalada. Com o tema "Reciclagem Popular: Inovação Sustentável na Era da Revolução Tecnológica e da Crise Climática", o evento promove a inclusão socioprodutiva, discute avanços e obstáculos do setor e consolida os catadores e catadoras como protagonistas no universo dos materiais recicláveis,
A abertura do evento contou com a presença dos ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República. do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, do presidente brasileiro de Itaipu Binacional, Enio Verri, da diretora socioambiental do BNDES, Tereza Campello e do presidente da Fundação Banco do Brasil, Kleytton Morais.
Organizado pela Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), pelo Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e pela União Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Brasil (UNICATADORES), o evento reúne mais de 2,7 mil pessoas. Por meio dessas iniciativas, o Governo Federal reforça seu compromisso com a inclusão social e econômica dos catadores e catadoras, reconhecendo seu papel essencial na gestão de resíduos e na promoção da sustentabilidade ambiental. Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável