domingo, 15 de dezembro de 2024

Bolsonaro critica prisão de general: ‘obstruir investigações já concluídas?’

 

Ex-presidente questionou argumento central de prisão preventiva de seu ex-ministro e vice na chapa derrotada de 2022

Ex-presidente Jair Bolsonaro lembrou que PF já concluiu inquérito que general Braga Netto foi preso acusado de obstruir. (Foto: Marcos Corrêa/PR)
Do - Diário do Poder - Quase 13 horas depois de seu ex-ministro da Defesa e general Walter Braga Netto (PL) ser preso pela Polícia Federal, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) questionou, na noite deste sábado (14), o argumento central da determinação da prisão preventiva do oficial da reserva do Exército: “Como alguém, hoje, pode ser preso por obstruir investigações já concluídas?”.

A crítica à determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para prender seu vice na chapa derrotada em 2022 foi fundamentada no fato de a PF ter enviado à cúpula do Judiciário o relatório do inquérito com indiciamento de 37 pessoas, inclusive Braga Netto, acusados de crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

“Há mais de 10 dias o ‘Inquérito’ foi concluído pela PF, indiciando 37 pessoas e encaminhado ao MP”, ressaltou Bolsonaro, na publicação em suas redes sociais, por volta das 20h de ontem, com três frases sobre a “prisão do general”, que não cita o nome.

Cerca de quatro horas antes, a defesa do general Braga Netto divulgou nota em que afirmou que comprovará que o ex-ministro da Defesa não obstruiu as investigações do inquérito que trata da trama golpista que mataria o presidente Lula (PT), seu vice Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, para impedir, em 2022, a derrota da chapa do ex-presidente Bolsonaro e do oficial do Exército preso.

A prisão preventiva do general foi justificada pela constatação da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República (PGR), de que Braga Netto tentou obter dados sigilosos da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

STM será testado em julgamentos de generais, diz ministra

Corte decidirá perda de patente de militares condenados por tentativa de golpe sem reavaliar decisões do Supremo Tribunal Federal A presiden...