sábado, 23 de novembro de 2024

NOTICIAS DE ILHEUS: Curso de panificação e confeitaria começa a capacitar 60 mulheres, nesta segunda

SPM promove formação com aulas ministradas pelo SENAI, em contêiner, nas proximidades da Praça José Marcelino

60 mulheres de Ilhéus vão iniciar, nesta segunda-feira, 25, uma formação em panificação e confeitaria, organizada pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPM). As aulas, ministradas pelo SENAI, acontecem em um contêiner localizado próximo à Praça José Marcelino e incluem três modalidades: Massas Doces e Salgadas no turno da manhã, Confeitaria à tarde e Fabricação de Pizza e Massas no período noturno.

A iniciativa tem como objetivo incentivar a profissionalização feminina e oferecer alternativas para que as participantes alcancem a autonomia financeira. De acordo com a secretária Carla Serafim, a ação tem um impacto direto na transformação social e econômica das mulheres atendidas. “Estamos oferecendo mais do que uma formação técnica. Este é um projeto que visa transformar vidas, fortalecendo a autoestima dessas mulheres e dando a elas ferramentas para incentivá-las à autonomia financeira”, destacou.

Carla também relembrou que no último mês, já havia acontecido uma primeira capacitação, também com aulas oferecidas pelo SENAI, que certificaram 16 mulheres assistidas pela SPM, nos cursos de Confecção de Bolsas em Tecido e Personalização de Sandálias Emborrachadas. “Essa primeira capacitação foi essencial para que aquelas mulheres passassem a sentir-se valorizadas e qualificadas para o mercado. Com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, conseguimos realizar ações que fazem a diferença no dia a dia dessas famílias, criando novas possibilidades de futuro”, completou.

Com formações como essa, a SPM reforça seu compromisso com a inclusão social e o empoderamento feminino, promovendo oportunidades que ampliam as perspectivas de trabalho e renda para as mulheres de Ilhéus. O lançamento do Curso de Panificação e Confeitaria será nesta segunda-feira, a partir das 8 horas, no estacionamento, em frente a Praça José Marcelino (Av. 2 de Julho), no Centro de Ilhéus.

Em reunião com vereadoras eleitas, a secretária da SPM discute ações que fortalecem a defesa das mulheres de Ilhéus

Encontro abordou avanços e destacou a criação de um centro de reabilitação para agressores

Na tarde desta sexta-feira (22), a secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Carla Serafim, recebeu as vereadoras eleita, Rúbia Carvalho, e a reeleita, Enilda Mendonça, em um encontro voltado ao fortalecimento das ações de proteção e valorização das mulheres de Ilhéus. A reunião destacou a atuação da Secretaria como peça fundamental na construção de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência de gênero e ao desenvolvimento social.

Um dos temas centrais da conversa foi a criação do Centro de Referência em Educação e Reabilitação para agressores de mulheres, fruto de um projeto apresentado pela vereadora Enilda Mendonça, que deu origem à Lei Municipal nº 4.175/22. A vereadora eleita, Rúbia Carvalho, reafirmou seu compromisso com a pauta, somando esforços para implementar políticas públicas que garantam direitos e segurança às mulheres.

Carla destacou a relevância do diálogo com a proposta legislativa para ações transformadoras. “Estamos construindo, juntas, um caminho de transformação. O apoio de lideranças comprometidas como as vereadoras Rúbia e Enilda é essencial para fortalecer nossas ações e ampliar o impacto de políticas que valorizem e protejam as mulheres ilheenses”, afirmou. Ascom.

Do Expressaounica:

Frente-Fria

A prevista "frente fria", anunciada na última quinta-feira, chegou às 17h, de hoje, em Ilhéus.

Para emergências, a população pode acionar a Defesa Civil pelo WhatsApp (73) 97400-7521 ou o Corpo de Bombeiros pela Central 193.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Mutirão de Regulação acelera transferência de pacientes

Um esforço conjunto dos profissionais da Central Estadual de Regulação (CER) e de diretores médicos e gerais dos maiores hospitais estaduais...