“Desde o início da primeira gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), a Secretaria Municipal de Saúde apoia o Mutirão do Diabetes. A cada ano afinamos e estreitamos essa parceria que colhe bons frutos. É um modelo que repercute em todo o país, adotando a conscientização, prevenção e o controle”. O comentário é da secretária Lívia Mendes Aguiar.
A titular da Secretaria Municipal de Saúde representou o prefeito na solenidade de lançamento oficial da 20ª. edição do Mutirão do Diabetes, promovida pela ONG Unidos pelo Diabetes, no auditório do Hospital Beira Rio (HBR). O evento contou com a participação de autoridades, empresários, imprensa regional e parceiros e do cônsul-geral da Dinamarca, em São Paulo, Laurids Bastholm Refslund.
“É um evento criado em Itabuna que está atravessando fronteiras para que a gente possa disseminar a conscientização das pessoas quanto à necessidade de prevenção do diabetes. No Mutirão, pacientes que forem diagnosticados com a doença serão tratados nas unidades de saúde da Rede de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde”, disse a secretária.
“Nós temos medicamentos disponíveis, fizemos a expansão da descentralização da entrega de insulina e insumos na Atenção Primária para o atendimento e conforto dos pacientes. Mas, acima de tudo, é preciso ter foco na prevenção, com hábitos de vida saudável, alimentação e atividade física. Entretanto, uma vez diagnosticada a diabetes é necessário o acompanhamento e monitoramento nas unidades públicas de saúde”, acrescentou Lívia Mendes Aguiar.
Este ano, o Mutirão do Diabetes, replicado em mais de 30 cidades brasileiras, será realizado nos dias 9 e 10 de novembro. Ao todo serão 1.200 atendimentos médicos gratuitos no primeiro dia no Hospital Beira Rio e ações de prevenção na Cidade do Diabetes, na Praça Rio Cachoeira, que estará fechada ao trânsito de veículos.
Em demanda espontânea e gratuita, os pacientes receberão diagnósticos e tratamento da retinopatia diabética, avaliação neurológica, cardiológica, nefrológica e exames bioquímicos. Pacientes que não apresentem problema passarão por enfermeiros da Rede de Atenção Primária para orientação.
Caso seja positivo o diagnóstico, passará pelo laboratório (sumários de sangue e urina exame) e demais procedimentos, incluindo triagem cardiologistas, ECG e Eco, etc., de acordo com o estagiário Nathan Barboza, acadêmico e integrante da ONG Unidos pela Diabetes.
No domingo, dia 10 de novembro, a partir das 7 horas, acontecerão a 10ª. Pedalada Azul e o 14º. Aulão Azul de Ginástica, que celebram a saúde na prevenção e convivência com o diabetes através de práticas saudáveis de acordo com o presidente da ONG Unidos pelo Diabetes e idealizador do mutirão, Dr. Rafael Andrade.
Ele destacou que são 20 anos de um projeto vitorioso, que beneficia milhares de pessoas e influencia a vida de muitos profissionais de saúde. “É um legado que estamos deixando para as futuras gerações é um exemplo de como uma cidade pode se unir em torno de uma causa que possibilita uma vida saudável”, disse.
Ônibus que vão operar no transporte de candidatos ao ENEM em Itabuna estarão identificados*
A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN), informa que a frota de ônibus que vai operar no transporte de candidatos ao ENEM nos próximos dias 3 e 10 estarão identificados com cartazes afixados no para-brisa dianteiro. A gratuidade, mediante apresentação de documento de identidade com foto e Cartão do ENEM, foi determinação do prefeito Augusto Castro (PSD).
A frota estará circulando nos dois dias, das 10h às 20h30min, de acordo com o secretário interino da SETTRAN, Wellington Santana. “Os ônibus da empresa Atlântico estarão disponibilizando o transporte gratuito para aquelas pessoas que forem fazer as provas cheguem sem dificuldades no deslocamento”, argumentou.
“Este é um importante incentivo à educação superior no nosso município. O prefeito Augusto Castro tomou essa decisão visando exatamente isso”, ressaltou.
Ainda de acordo com Wellington Santana, agentes da SETTRAN também estarão nas ruas da cidade, fazendo acompanhamento e a fiscalização dos horários dos ônibus.
“Os agentes da SETTRAN acompanharão os horários dos ônibus e toda a frota para que as pessoas consigam chegar aos locais de destino, com antecedência para realizar suas provas”, concluiu.
Prefeitura finaliza ação de educação ambiental e de combate a escorpiões na zona oeste de Itabuna
Com a remoção de toneladas de lixo e entulhos do interior e proximidades dos condomínios residenciais Jubiabá e Gabriela, na zona oeste da cidade, a Prefeitura de Itabuna, por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Infraestrutura e Urbanismo e a Biosanear, finalizou hoje, dia 1º, ações educativas e de combate a escorpiões. A localidade tem 2.052 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida.Desde a quarta-feira, dia 30 de outubro, que frentes de trabalho executadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Divisão de Combate às Endemias, desenvolveram ações de educação ambiental, inclusive com a distribuição de folhetos, enquanto a Superintendência de Serviços Públicos, por meio do Departamento de Limpeza Pública, fez a limpeza de áreas internas e externas.
A coordenadora do CCZ, Lorena Andrade, reiterou que uma das formas mais eficazes de evitar aparecimento de escorpiões é fazer a limpeza periódica de terrenos, evitar o acúmulo de entulhos, roupas e tecidos velhos, além de vedar portas e sacudir roupas e calçados antes do uso. Também afastar camas e berços das paredes e evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão. “No material distribuído há outras informações importantes”, acrescentou.
“Fizemos a parte de educação ambiental, orientação e de prevenção junto aos moradores dos condomínios e o saldo foi positivo”, disse a coordenadora da Divisão de Combate às Endemias, Lucimar Ribeiro. “A ação de fazer limpeza geral na localidade somente se encerra ao final desta sexta-feira pelos parceiros o Departamento de Limpeza Pública e a Biosanear”, realçou.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável