segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Uesc participa do 72° Fórum Nacional da Abruem

Instituição assume a coordenação da comissão de treinamento doCOlGTIC

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) esteve presente no 72° Fórum Nacional da Associação de Reitoras e Reitores Estaduais e Municipais (Abruem), através do professor Jauberth Abijaude, diretor da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDU). O evento, realizado pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), na cidade de Palmas teve início quinta-feira, 24 com encerramento sábado, 26.


O tema central desta edição do Fórum, foi “Interiorização Universitária: o papel das universidades na promoção do desenvolvimento territorial", e uma programação contendo: conferências, palestras, GTs e assembleia que viabilizou a criação do Colegiado de Gestores e TIC (COlGTIC), deliberado ainda que a Uesc assuma a vice coordenação do colegiado e a coordenação da comissão de treinamento.


De acordo com o professor Jauberth Abijaude "o COLGTIC  “é um órgão de assessoramento, da Câmara de Gestão, Governança e Legislação da Abruem, responsável pelas ações sistêmicas vinculadas à área de Tecnologia da Informação e Comunicação.


Dentre as atribuições do colegiado estão: Assessorar a ABRUEM nos assuntos relacionados a área de TIC;  Sugerir políticas comuns de TIC para proposição as instituições filiadas à Abruem; Promover estudos e projetos sobre temas de interesse das instituições afiliadas, na área de TIC; Propor projetos de desenvolvimento na área de TIC comuns às instituições afiliadas;  Estimular e promover intercâmbios e cooperações de interesse dos órgãos da área de TIC das instituições afiliadas e indicar representantes no Comitê de Usuários da  Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) 

 .

A Abruem é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Atuando diretamente em 20 Estados do Brasil e no Distrito Federal, por meio de suas 46 universidades associadas, a Abruem busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.

Entidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos, com assento em diversos conselhos e órgãos consultivos estaduais e federais, a Associação tem na interiorização do ensino universitário como uma de suas principais bandeiras, em decorrência da enorme capilaridade dos campi universitários, campi avançados, extensões, polos de Educação a Distância (EaD) e outras estruturas mantidas pelas afiliadas. - ascom


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Prefeito de Itabuna expede "nota de pesar" pelo passamento de Pedrão de Itapé

  MOÇÃO DE PESAR Consternado, tomei conhecimento do falecimento do ex-prefeito de Itapé, por quatro mandatos, e ex-presidente da Associação ...