quinta-feira, 31 de outubro de 2024

idoso paga passagem no transporte coletivo de ilhéus

Neste caso, essa senhora, não tinha o dinheiro e nem o cartão, 
mas  "com a boa vontade do mtorista", conseguiu, sem poltrona, 
ser transportada, com mais de 70 anos, e de pé, do bairro
do Pontal ao centro. Por quê, não acesso pela porta trazeira?!? 
Foto:Joselito dos Reis, 30.10.2024.
  

Num desrespeito a Constitituição Federal e ao Código do Idoso, o docuemnto de identidade, não serve para as empresas de transporte coletivo do municipio de Ilhéus, que estáo cobrando a  gratuidade do idoso, quando este não possui "o cartão eletronico,para ultrapassar a catraca". Para isso a direação dessas empresas, tiraram as poltornas do espaço do cidadão ou da ciddâ da "terceira idade", para forçá-los a obterem "o cartão eletronico". Quando, nesse caso, a resolução de gratuidade, é librada em todo o territorio nacional. Com isso, em Ilhéus, o idoso que não possua o referido cartão eletronico do transporte coletivo de Ilhéus, não pode embarcar! A não ser que tenha o dinheiro R$4,80, e pagar a passagem do seu destino, ao motorista, que libera o acesso da catraca. Isso, porque o documento de identidade não serve! 
E, o idoso que tanto trabalhou e contribuiu para o que existe hoje; humulhado, é obrigado a descer do onibus.

O Ministério Público Federa; a Câmara de Vereadores de Ilhéus, ou o Conselho Municipal do Idoso deveriam se pronunciar ou tomar uma decisão, urgente, a respeito, pois os idosos estão sofrendo muito, levando-os ao constrangimento, através das empresas Viametro e São Miguel que operam o serviço na cidade. Com isso, o ilicito já vem trazendeo revolta à população que a qualquer hora pode iniciar um movimento para que o direito seja respeitado.
Os idosos estão sendo humilhados em Ilhéus 
Ilhéus, como se trata de uma cidade turistica, como fica a referência daquele idoso de fora, visitante, que é obrigado a pagar a passagem para conhecer ilhéus, se não tem "o cartão" local?. Esperamos que o novo prefeito eleito, Valderico Junior, olhe essa questão com maturidade, conforme mande e determina à Constitiuição Federal, Que a Justila seja feita!     

Tentamos falar com alguèm dessas empresas sobre o assunto, mas não foi possivel, E, que o senso do direito do idoso venha a ser obdecido na cidade de Ilhéus, principalmnte, por se tratar de uma cidade inserida no turismo da Costa do Cacau..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Prefeito de Itabuna expede "nota de pesar" pelo passamento de Pedrão de Itapé

  MOÇÃO DE PESAR Consternado, tomei conhecimento do falecimento do ex-prefeito de Itapé, por quatro mandatos, e ex-presidente da Associação ...