sexta-feira, 29 de novembro de 2024

ITABUNA EM FOCO

Combate à dengue
Prefeitura de Itabuna intensifica combate ao mosquito Aedes aegypti no Santo Antônio com mutirão

 Cerca de 160 Agentes de Combate às Endemias (ACE) realizaram um mutirão de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti na manhã desta sexta-feira, dia 29, no Santo Antônio. Logo cedo, eles se concentraram na Praça Alice Monteiro para as ações coordenadas pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

 De lá saíram para a execução de ações focal e perifocal, recolhimento de materiais inservíveis, além das visitas domiciliares educativas e de vistorias. Nas primeiras horas do trabalho, foram recolhidos 200 pneus velhos e em desuso em borracharias e ou descartados de forma irregular nos terrenos baldios. 

 De acordo com o supervisor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Clodoaldo Santos de Oliveira, as equipes de ACE estão sempre atentas para manter a cidade livre da infestação do mosquito que está em 0,67%, abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde que é um por cento. 

 “O nosso índice até o momento é favorável, mas não devemos dar tréguas ou relaxar. No 1º ciclo, era 1,62%; no 2º, 1,12%; no 3º, 0,66%; enquanto no 4º ciclo, 0,56%. O 5º no último ciclo está 0,67%, e em fase de conclusão” relatou. 

 Clodoaldo alertou a população quanto à proximidade do verão, estação mais quente do ano e que se inicia no dia 21 de dezembro. “É preciso atenção d ainda maior, porque  é neste período que há maior proliferação do mosquito com altas temperaturas e chuvas, o que pode elevar os índices de infestação”, afirmou.

 “Por isso, as equipes de Agentes de Combate às Endemias estão intensificando suas ações de tratamento focal e perifocal nos domicílios e ampliando as visitas às borracharias e vistorias a terrenos baldios e quintais, inclusive com o emprego do Ultra Baixo Volume (UBV)”, comentou.

 Para o proprietário da Borracharia Macaco, Raimundo Santos, o trabalho dos agentes é de grande importância.  “São muito atenciosos e fazem um serviço excelente, sempre vindo aqui orientar e até levando os pneus velhos para o Ecoponto”, contou. 

 Ele destacou também que os donos de borracharias e a população também podem levar o material até o local de descarte no prolongamento da Rua Alício de Queiroz, no Centro. “Os agentes fazem a parte deles e a gente deve fazer a nossa, não é?” completou.

 Segundo a coordenação do Departamento de Combate às Endemias, os próximos bairros a receberem os mutirões serão São Caetano, no dia 6, e Pedro Jerônimo, no dia 13 de dezembro.

Hospital de Base de Itabuna promove treinamento dos novos membros da CIPA

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), promoveu durante os de 26 a 28, o treinamento dos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA), eleitos e indicados em outubro. Ao todo, 10 colaboradores foram eleitos e mais 10 indicados para gestão 2024/2025.

Ministrado pelos profissionais dos Serviços Especializados em Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT), o treinamento aconteceu no auditório da unidade hospitalar quando foram abordados diversos tópicos.

Dentre eles, História e Conceito da CIPA, com atualizações da Norma Regulamentadora Nº 5 (NR-5); Riscos Ocupacionais; Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Acidentes de Trabalho e Fluxograma de Acidentes de Trabalho.

Os novos cipeiros também tiveram acesso a estudos de caso, palestra sobre Primeiros-Socorros e Treinamento de Combate a Incêndio.

O ponto alto do treinamento foi a palestra sobre Assédio, ministrada pelo psicólogo do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Gabriel Sauer.

De acordo com a coordenadora do SESMT do HBLEM, Nayara Andrade, o assunto foi abordado no dia 27 e destacou as mudanças da legislação com a incorporação do tema assédio.

“Por isso, em março de 2023, a nomenclatura passou a ser Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio. A mudança foi resultado da Lei nº 14.457/22, que atribuiu à CIPA a responsabilidade de combater o assédio sexual e outras formas de violência no ambiente de trabalho”, declarou.

O treinamento foi encerrado com noções sobre Mapa de Risco e atividade prática no prédio hospitalar. A CIPA tem como atribuições prevenir acidentes e doenças causadas pelo trabalho. É função dos integrantes inspecionar as condições de trabalho que a instituição/empresa oferece aos seus funcionários, assegurar direitos e deveres, além de estabelecer ações de prevenção de acidentes aos trabalhadores.

Boletim Covid-19                                                                                                               

A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje um novo Boletim do Covid-19 com base na Planilha 2024. De acordo com os dados, Itabuna registra 240 pacientes curados, 255 confirmados, sendo 11 caso ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 01; internados em leitos clínicos 01; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 02, e óbitos descartados, 02. Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. 

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Faculdade de Itabuna amplia oportunidades para estudantes de Medicina com o Prouni

Inclusão e excelência: como o Prouni abre portas para a graduação em Medicina na UnexMED As inscrições para o Programa Universidade para Tod...