sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Coluna PERSONA

 SE PREVINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA.
Por Gildete Curvelo
Psicóloga - CRP 03/946
WhatsApp 73 99133
NOVEMBRO AZUL!

Novembro finalizando e, com ele, a campanha Novembro Azul, que visa aumentar a conscientização sobre a saúde masculina, especialmente no que diz respeito ao câncer de próstata. Este mês é um lembrete importante para homens de todas as idades sobre a necessidade de cuidar da saúde e realizar exames preventivos.

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns entre os homens, mas quando detectado precocemente, as chances de tratamento eficaz e cura aumentam significativamente (Instituto Nacional de Câncer, 2020). Por isso, a prevenção é fundamental. Consultas regulares ao urologista e a realização de exames como o PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal são essenciais para diagnosticar quaisquer alterações que possam indicar o desenvolvimento da doença (Sociedade Brasileira de Urologia, 2019).

Além dos exames, é importante adotar hábitos saudáveis que contribuem para a saúde geral. Uma alimentação equilibrada, a prática regular de atividades físicas e a redução do consumo de álcool e tabaco são medidas que ajudam a fortalecer o organismo e a combater não só o câncer de próstata, mas diversas outras doenças (Organização Mundial da Saúde, 2021).

O Novembro Azul é, portanto, uma oportunidade para refletirmos sobre a importância de cuidar da saúde e quebrar tabus que ainda cercam o assunto. Homens, não deixem a saúde para depois. O diálogo aberto com médicos e a conscientização sobre a doença são passos fundamentais para um futuro mais saudável. Vamos juntos promover a prevenção e o autocuidado, garantindo que todos tenham a chance de levar uma vida longa e saudável.

Referências:

1. Instituto Nacional de Câncer (2020). *Estimativa 2020: Incidência de câncer no Brasil*. Disponível em: [link](https://www.inca.gov.br).

2. Sociedade Brasileira de Urologia (2019). *Câncer de próstata: diagnóstico e tratamento*. Disponível em: [link](https://www.sbu.org.br).

3. Organização Mundial da Saúde (2021). *Atividade física e saúde*. Disponível em: [link](https://www.who.int).

Atée a próxima! Abraço, aos nossos queridos internautas 
"Deus, sempre conosco. Só ELE, é o caminho".

INSTAGRAM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Câncer, Aids e Tuberculose: veja as doenças que Haddad quer taxar no IR

Fernando Haddad, ministro da Fazenda (Foto: Ministério da Fazenda/ Diogo Zacarias) Com a mudança, pessoas portadoras de tais doenças que ten...