quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Zelensky critica ‘proposta de paz’ de Lula: ‘qual interesse?’

Ucraniano e líderes internacionais não esquecem apoio de Lula a Putin

Foto: Reprodução

Do - Diário do Poder -O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em seu discurso durante a Assembleia Geral da ONU teceu críticas a proposta de paz feita de forma conjunta pelo Brasil e China. A proposta sino-brasileira visa propor soluções para que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia tenha um fim.

“Precisamos deixar claro: a guerra acabou. Esta é a fórmula da paz. Que parte disto poderia ser inaceitável para qualquer um que defenda a Carta da ONU? Se alguém no mundo busca alternativas para qualquer um destes pontos ou tenta ignorar qualquer um deles, provavelmente significa que eles próprios querem fazer uma parte do que Putin está fazendo: o ponto que eles ignoram revela o desejo que eles estão escondendo”, disse Zelensky.

O chefe de Estado questionou por qual motivo Brasil e China tentam buscar um meio paralelo a uma paz absoluta e justa, “e quando a dupla chinesa-brasileira tenta crescer um coro de vozes — com alguém na Europa, com alguém na África, dizendo algo alternativo a uma paz plena e justa, surge a pergunta: qual é o verdadeiro interesse?”

Por fim, o ucraniano afirmou querer uma paz, real e justa e pediu o apoio de todas as nações do mundo para levar a paz à nação ucraniana, “os ucranianos nunca aceitarão por que alguém no mundo acredita que um passado colonial tão brutal, que não convém a ninguém hoje, pode ser imposto à Ucrânia agora em vez de uma vida normal e pacífica. Eu quero paz para meu povo – paz real e justa. E estou pedindo seu apoio – de todas as nações do mundo. Nós não dividimos o mundo. Peço o mesmo de vocês – não dividam o mundo. Sejam Nações Unidas, e isso trará paz.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Após desgaste, governo recua e diz que vai revogar fiscalização do pix

Em derrota para Haddad, Receita Federal desiste da nova regra de monitoramento de transações superiores a R$ 5 mil Do -  Diário do Poder - ...