quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Uesc inicia segundo semestre letivo nesta segunda-feira, 12

“Universidade, conhecimento e engajamento em tempos de cultura digital” é o tema

O segundo semestre letivo 2024 da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) começa segunda-feira, dia 12 de agosto, para os cursos de graduação e pós-graduação. O início do período terá Aula Magna ministrada pelo Professor Dr. Luiz Otávio de Magalhães, reitor da Universidade Estadual do Sul da Bahia, com o tema “Universidade, conhecimento e engajamento em tempos de cultura digital”.

A solenidade está marcada para as 09 e as 19 horas no Auditório Paulo Souto e será presidida pelo reitor Alessandro Fernandes, para quem “a relação entre universidade, conhecimento e engajamento em tempos de cultura digital é um tema de grande relevância e complexidade. As transformações profundas que a era digital impôs à sociedade em geral e ao ambiente acadêmico em particular, exigem uma reflexão aprofundada sobre o papel das instituições de ensino superior nesse novo contexto”.

 

“A universidade do futuro será um espaço de aprendizado contínuo, colaborativo e conectado com o mundo. Ela precisará formar profissionais capazes de lidar com a complexidade e a incerteza do mundo contemporâneo e terá a responsabilidade de promover a construção de um futuro mais justo e sustentável”, conclui Fernandes.

 

Luiz Otávio de Magalhães - Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Campus de Franca), mestrado em História Social e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Membro do Conselho Estadual de Educação - Bahia, atuando na Câmara de Ensino Superior, no período de 2008 a 2018. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Grécia Antiga, abordando principalmente os seguintes temas: Grécia Antiga, Democracia Ateniense, Historiografia Grega, História e Literatura, Cultura Escrita e Oralidade no Mundo Greco-Romano. É professor do programa de Mestrado em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, da Uesb, com estudos, pesquisas e orientações abrangendo história e literatura, oralidade e escrita. Foi editor responsável da Revista Politeia: História e Sociedade, no período de 2001 a 2017. Atualmente é Reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 

Ascom/UESC

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Baiana se destaca no principal programa de formação de lideranças do agro com projeto para organizar viveiristas de cacau

Iniciativa propõe criar a primeira associação nacional do setor e reposiciona o Sul da Bahia no debate sobre inovação e estrutura produtiva ...