Conferência Multidisciplinar Aborda os Desafios e Caminhos do Diagnóstico do Autismo ao Longo da Vida
Na noite da última terça-feira(30), o auditório do Hospital Calixto Midlej Filho foi palco de uma conferência multidisciplinar sobre autismo intitulada "Autismo, Diagnóstico e Seus Caminhos ao Longo da Vida", promovida pela Fundação Centro de Estudos Professor Edgar Santos (FUNCEPES). O evento reuniu especialistas, profissionais da saúde, educadores e familiares de pessoas com autismo, com o objetivo de discutir e compartilhar conhecimentos sobre o diagnóstico e o manejo do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Um dos momentos mais emocionantes da conferência foi a palestra do estudante Iago Alves Dias, um jovem de 15 anos diagnosticado com autismo desde os 11 anos. Com uma impressionante desenvoltura, Iago compartilhou sua vivência e rotina, oferecendo uma perspectiva única e autêntica sobre os desafios e as conquistas diárias enfrentadas por pessoas no espectro autista. Sua narrativa tocante ressaltou a importância do apoio familiar e social, bem como da inclusão educacional e profissional.
A conferência também contou com a palestra da neuropediatra, Sabrina Calmon. Ela ressaltou a importância do processo do diagnóstico do TEA. No evento também ocorreu uma mesa redonda com a psicóloga Beatrice Grecco zenon, a terapeuta ocupacional Camila Nascimento, a neuropediatra Sabrina Calmon, Iago Dias e Cícero Dias, pai de Iago.
Na mesa foram abordados temas como avanços no diagnóstico precoce, intervenções terapêuticas eficazes e estratégias de inclusão. “O evento proporcionou um espaço rico para a troca de experiências e conhecimentos, fortalecendo a rede de apoio para pessoas com TEA e suas famílias.
Promovida pela FUNCEPES, a conferência reafirmou o compromisso da instituição com a disseminação de informações e o apoio à comunidade autista, destacando a importância de eventos como este para a sensibilização e conscientização sobre o autismo na sociedade”, concluiu o presidente da Funcepes, o médico infectologista, Fernando Romero
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável