quarta-feira, 31 de julho de 2024

Personalidades recebem titulos de Cidadão Itabunense

 Julho deixa lembrança para itabunenses nativos e adotados


Sabe aquela história de que mais valem as homenagens em vida do que aquelas póstumas? Pois então; para dezenas de homens e mulheres é eterna a lembrança da homenagem concedida pelo Poder Legislativo na reta final do mês de julho, a apenas dois dias de Itabuna ter celebrado o aniversário de 114 anos.

Respeitando a ideia de que “primeiro as damas”, cabe recordar a entrega da Comenda Otaciana Pinto, honraria concedida a mulheres cuja trajetória alcançou notoriedade entre os habitantes deste município. É o caso de Célia Evangelista, moradora do bairro Pedro Jerônimo.

Nascida pelas mãos de uma parteira, em Camacan, ela destaca a emoção de ter sido laureada exatamente com o nome da parteira mais famosa e respeitada da nossa história. Escolhida pela vereadora Wilma de Oliveira (PCdoB), Célia é uma veemente defensora da causa. Preside, inclusive,o Conselho Municipal da Mulher.

Vinda de Nova Ferradas, a costureira Maria José Santos brilhou em um vestido longo verde. Homenageada pelo vereador Francisco Edes (Republicanos) e ficou encantada com o Teatro Candinha Doria, palco daquela noite de homenagem. Ela mencionou a alegria de ser reverenciada exatamente como mulher.

A jovem confeiteira Polyana Araújo, que empreende produzindo e vendendo brigadeiros gourmet, é outra aplaudica tendo em mãos a comenda anualmente entregue pela Câmara, através do vereador Nem Bahia (PP).

Novos itabunenses

Como de praxe, um dos momentos mais esperados da solenidade foi a entrega do Título de Cidadania Itabunense. Afinal, atesta que o homenageado é mais um filho da terra, tal como os que aqui nasceram. Sabe aquela máxima do “coração de mãe”? Com Itabuna é por aí!

O Capitão Gilvan dos Santos, nascido em Uruçuca, recebeu o título do vereador Ronaldão ( Republicanos ) . Ele é Coordenador de Operações da Polícia Militar e louva o ato de reconhecimento à qualidade da sua atuação.

Bombeiro Civil, Edimário Gonçalves ganhou o título através do edil Nem Bahia ( PP ) . Ele lembrou a importância da categoria para a prevenção a incêndios. Diferentemente do Bombeiro Militar, o civil presta serviços particulares.

Outro homenageado, por indicação do Pastor Francisco, foi o diretor da Record/TV Cabrália, Cláudio Rodrigues. Para expressar o sentimento ao tornar-se cidadão itabunense, ele estendeu a láurea a toda a equipe do canal, cuja tônica é valorizar informações relacionadas ao público de Itabuna e região.

Aos diplomas

Responsável por um dos cartórios mais procurados em Itabuna, Emília Midlej recebeu do vereador Erasmo Ávila (PSD) o diploma de Honra do Mérito – terceira honraria entregue naquela noite. Trata-se do reconhecimento à relevância perante a sociedade.

Da mesma forma, o policial Civil Lúcio Serra ganhou o seu diploma do vereador Luís Júnior ( PSDB ). Coordenador de Inteligência da 6ª Coorpin, ele agradeceu pelo reconhecimento aos seus 25 anos de profissão.

Também foi homenageado, pelo vereador Nem Bahia, o servidor da Embasa e ativista sócio-cultural Zem Costa. Ele se disse grato e emocionado por ver reconhecidas as atividades que desenvolve, principalmente em favor da cidadania.


Fotos : Pedro Augusto ( Em anexo )


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IML finalmente remove corpo do homem que se explodiu no STF

Francisco Wanderley Luiz em foto recente e seu corpo inerte na Praça dos Três Poderes. Esquadrão antibombas retirou do corpo do criminosos...