interação entre o governo, o partido e os influenciadores é semelhante ao mecanismo usado durante o governo Bolsonaro. (Foto: Gabriel Paiva/PT). |
Do Diário do Poder - A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República realiza reuniões diárias com o ‘gabinete da ousadia’, réplica petista do ‘gabinete do ódio’ do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para definir estratégias de comunicação ao PT nas redes sociais.
Influenciadores digitais governistas também são convocados para ‘briefings’ sobre temas de interesse do governo.
As reuniões ocorrem virtualmente às 8 horas da manhã com a presença de assessores da Secom, do PT nacional e das lideranças do partido na Câmara e no Senado.
A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de São Paulo (Estadão).
A Secom, anteriormente chefiada por Paulo Pimenta e agora por Laércio Portela, não forneceu explicações oficiais ao jornal sobre a participação de servidores e a interação com influenciadores pró-governo.
Uma rede de perfis governistas defende o presidente Lula por meio de ataques coordenados a críticos e desqualificação da imprensa.
Durante a tragédia que ocorre no Rio Grande do Sul, o governo, o PT e os influenciadores estão respondendo ao que chamam de ‘fake news’. Isso inclui críticas políticas e reportagens, com o objetivo de ampliar as ações de Lula no estado
A interação entre o governo, o partido e os influenciadores é semelhante ao mecanismo usado durante o governo Bolsonaro.
Em 2023, o deputado federal e secretário de comunicação do PT, Jilmar Tatto (SP), revelou a existência da reunião diária entre a Secom e os comunicadores do PT.
O parlamentar afirmou que o trabalho de comunicação é baseado em metodologia, ciência e expertise.
Em entrevista ao Estadão, Tatto desconversou sobre a participação diária do ministério nas reuniões, alegando que esses encontros ocorrem “às vezes, dependendo do horário”.
A agência de comunicação Polo Digital Marketing, que presta serviços ao PT desde 2021, também participa da reunião matinal.
Durante a campanha de 2022, a agência liderava um grupo de WhatsApp chamado ‘gabinete da ousadia”, dedicado à definição de estratégias e mensagens favoráveis à vitória de Lula.
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