terça-feira, 11 de junho de 2024

Câmara questiona ministro de Lula sobre uso da PF contra oposição

 Paulo Pimenta será cobrado a explicar a deputados pedido para investigar contas que criticaram o governo durante enchentes do RS

Paulo Pimenta, chefe da Secom - Foto: Valter Campanato/ABr.)

Do - Diário do Poder - A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados vai ouvir, na tarde desta terça-feira (11) o ministro da secretaria criada para apoiar a reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta. O ex-chefe da pasta da Comunicação deve ser cobrado a explicar acusações de que provocou o governo de Lula (PT) a acionar a Polícia Federal para investigar opositores do presidente petista.

O debate solicitado pelo deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) será realizado a partir das 14h30, no plenário 1. E tem como motivação a determinação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para que a PF investigue os perfis das redes sociais de pessoas que criticaram as medidas do governo federal no RS.

Bilynskyj acusa o governo Lula de abuso de poder, tentativa de censura e uso da máquina pública para perseguir opositores políticos. Tudo isso, segundo o deputado, a pedido do próprio Paulo Pimenta, enquanto era ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social e acusou perfis de difundir notícias falsas, por exemplo, sobre bloqueios de veículos que transportavam ajuda humanitária para os gaúchos. Fato revelado por reportagem do SBT, inclusive.

O autor do requerimento para ouvir Pimenta argumenta que meras opiniões e críticas à atuação do governo petista passaram a ser investigadas. Enquanto o Ministério da Justiça alega que a investigação busca “narrativas desinformativas” vinculadas às enchentes do RS, Bilynskyj afirma que iniciar inquérito policial sem evidências de conduta criminosa é abuso de autoridade.

Bilynkyj ressalta que a Constituição da República garante as liberdades de expressão e de manifestação do pensamento. E que o Código Penal veda a possibilidade de considerar crime atos como a manifestação crítica aos poderes constitucionais, a atividade jornalística e a reivindicação de direitos e garantias constitucionais por meio de passeatas, greves e manifestações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Horários de coleta de lixo em Ilhéus

Uma cidade limpa precisa da participação de todos!. Confira os horários da coleta de lixo e deposite seus resíduos nos locais e horários apr...