quinta-feira, 16 de maio de 2024

Hoje dia do gari

 

No Dia do Gari, pausa para reconhecer a importância do trabalho destes profissionais no cotidiano em Itabuna

A rotina dos profissionais que lutam diariamente para deixar a cidade limpa e conservada teve uma pausa, mesmo sendo essencial o seu trabalho sob sol e chuva. Mas 16 de maio é o Dia do Gari, que foi comemorado pela Prefeitura de Itabuna em conjunto com a concessionária Biosanear com um café da manhã com a participação do prefeito Augusto Castro (PSD) e dirigentes da empresa.

Acompanhado pela secretária de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes, e pelo diretor do Departamento da Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, o prefeito apresentou uma síntese das realizações da gestão, inclusive falou dos investimentos no transporte público com a renovação de 60% da frota de ônibus, na 1ª etapa, com a incorporação de 35 novos ônibus às linhas e itinerários com tarifa a R$ 3,70 e do projeto de substituição integral, com 100% de renovação até o final de julho.

Augusto Castro também discorreu sobre o Projeto Mais Água para a Cidade executado pela EMASA com o apoio da Prefeitura de Itabuna e do Governo do Estado, através da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB).

Citou o andamento da implantação de dois reservatórios de cinco milhões de litros de água no Loteamento Jardim Cordier, no Jaçanã, e outro. no Novo Lomanto, com três milhões de litros para atender pouco mais de 140 mil pessoas que passarão ter água nas torneiras todos os dias, encerrando o atual fornecimento pelo sistema de manobras, uma espécie de rodízio na distribuição de água.

Ele também se referiu às obras do Centro de Referência à Saúde da Mulher e das novas instalações da Unidade Básica de Saúde José Maria de Magalhães, no antigo SESP, no centro de Itabuna, com pouco mais de 70% por cento concluídos, a conclusão da USF Antonio Menezes Filho, no Vila Anália, que será entregue nos próximos dias, e ao início das obras de reconstrução da UBS José Edites dos Santos, na Rua Floresta no São Caetano.

Já a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, fez um agradecimento aos profissionais da limpeza, varrição, poda, capina e desobstrução de redes de águas pluviais pela importância de seu trabalho na zeladoria da cidade.

“Vocês são responsáveis pelos esforços cotidianos da Prefeitura em manter a saúde e a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Por isso, desejamos nesta data comemorativa dizer um muito obrigado”, sintetizou.

A comemoração do Dia do Gari foi instituída em 31 de outubro de 1962 para que a sociedade expressasse seu reconhecimento ao trabalho de mulheres e homens que são indispensáveis na manutenção e nos cuidados das cidades brasileiras.

O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, em 1976, que fundou a primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro. (Ascom).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

No RS, bancos executam dúvidas de agricultores vitimas da tragédia

  Lula prometeu recursos para renegociar as dívidas, mas era lorota Chuvas e alagamentos no Rio Grande do Sul, em 2024. (Foto: Ricardo Stuck...