quarta-feira, 15 de maio de 2024

Itabuna em notícias

Acelera Itabuna avançam com a urbanização do Vila Anália 


As obras e serviços do maior programa de investimentos em urbanização em vias públicas da Prefeitura de Itabuna avançam no Bairro Vila Anália onde já está sendo pavimentada a Rua Damasco na lateral da Unidade de Saúde da Família (USF) Antonio Menezes Filho, que está em construção e será entregue à população nos próximos dias. Também estão sendo executadas as fundações de um pontilhão na Rua Ararate.


A rua é a primeira pavimentada em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) no bairro nesta fase do PAI, desenvolvido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIUR), com a aplicação de mais de R$ 100 milhões. No bairro, mais de 20 ruas de barro receberão a pavimentação para a melhoria das condições de vida dos 2.947 habitantes do Vila Anália, de acordo com dados do Censo IBGE 2022.


Na Rua Ararate está sendo executado o reforço do subleito com a remoção de barro e lixo para que o pavimento tenha durabilidade. O pontilhão terá entre 7,5 e 8 metros de extensão e vão de 2,5 metros para garantir a vazão do ribeirão e acabar com o represamento de águas pluviais após as chuvas de acordo com os fiscais da obras o engenheiro Neto Reis e a urbanista Anne Reis que destacaram que o tempo firme ajudou a acelerar as obras depois de mais de 10 dias de chuvas.


No início das obras no dia 23 de abril, o prefeito Augusto Castro (PSD) conversou com os moradores, tendo destacado que o Vila Anália também está ganhando da atual administração a construção da Unidade de Saúde da Família (USF) Antônio Menezes Filho para o atendimento das necessidades de saúde da população do bairro e de áreas adjacentes. O investimento é feito pela Prefeitura em convênio com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB).


Outras frentes de obras e serviços já abertas pela Prefeitura para a execução do PAI – o futuro começa aqui na Zona 1 estão no Vale do Sol, Fonseca e Maria Pinheiro com a  pavimentação de várias ruas após a execução de terraplanagens, limpeza e nivelamento de vias e revisão de redes de água e esgoto antes da implantação de sub-base e base e meio-fio.


Para a execução do Programa Acelera Itabuna, a cidade foi subdividida em três regiões, sendo que na Zona 3, no oeste, já foram concluídas pavimentação em Nova Ferradas, Nova Esperança, Ferradas e Fernando Gomes, estando em fase final nos bairros Urbis IV, Sinval Palmeira, Campo Formoso e Nova Itabuna.


Na Zona 2, há urbanização no Califórnia, Nova Califórnia e Parque Boa Vista. Outros bairros que serão beneficiados são Santo Antônio, Novo Horizonte, Parque São João, Parque Verde, Loteamento Paraíso, Fátima, Jardim Grapiúna, Bananeira, Lomanto, Santa Catarina, São Lourenço, Monte Líbano, Monte Cristo, Antique, Jardeim Italamar e Pontalzinho, onde a Praça do Trabalho está sendo requalificada, assim como as praças do Fátima, Califórnia e Conceição.


Na Zona 1, a Prefeitura ainda executa obras no São Pedro, Pedro Jerônimo, Zizo, Daniel Gomes, Gogó da Ema e Jardim Jaçanã. Na programação ainda estão São Roque, Santa Inês, Góes Calmon, Sarinha Alcântara, Jardim Vitória, Novo São Caetano e São Caetano, onde a Praça Simão Fiterman já está em obras de requalificação.



Prefeito Augusto Castro sanciona Lei de Equidade em Saúde 

 

 


O prefeito Augusto Castro (PSD) sanciona nesta quinta-feira, dia 16, às 17 horas, em solenidade, no Centro de Cultura Adonias Filho, a Lei Municipal de Políticas Públicas de Equidade em Saúde.

 

Com este ato, Itabuna torna-se o primeiro município da Bahia a promover e garantir acesso e atenção à saúde para diferentes sujeitos individual e coletivamente, respeitando a identidade étnica, social e de gênero e considerando as necessidades sociais de saúde do indivíduo.

 

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Dayse Batista Santos, com a nova lei o município busca melhorar a qualidade dos serviços no atendimento de saúde pública e legitimar o princípio de equidade, que é fundamental do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 “A Lei Municipal de Equidade em Saúde também reafirma o compromisso do município e da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) com a população em geral. Ao instituir essa lei, a cidade dá mais um passo importante na história de Itabuna e da Bahia”, ressaltou a diretora.

 

Segundo ela, é importante esclarecer que a Lei Municipal de Equidade em Saúde que garante  justiça social na saúde foi construída com debates com autoridades em saúde como a Diretoria da Gestão em Saúde da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB),  gestores e assessoria jurídica da Secretaria Municipal de Saúde e universidades públicas e privadas,  dentre a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

 

Também participaram do processo a sociedade civil organizada, através do Conselho Municipal de Saúde (CMS), representantes dos povos ciganos e de terreiros, população negra e LGBTQIAPN+, pesquisadores de da área de pessoas em situação de rua e representantes da população com albinismo. (Ascom).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Incêndios na Amazônia cresceram 10% no governo Lula

Foram 274.481 focos em 2024 até agora, maior número da série histórica Incêndios florestais aumentaram na Amazônia durante o governo Lula - ...