sexta-feira, 19 de abril de 2024

Homenagem aos 100 Anos do Colégio Divina Providência

Câmara Municipal de Itabuna realizou Sessão Especial em homenagem aos 100 Anos do Colégio Divina Providência

Erasmo Ávila 

Uma noite de emoções, recordações e histórias marcaram a Sessão Especial promovida pela Câmara Municipal de Vereadores em homenagem ao 100 Anos de fundação do Colégio Divina Providência (CDP) de Itabuna, transcorridos no último dia 8 de abril. Realizada no Centro de Cultura Adonias Filho, na noite de quarta-feira (17), a pedido do vereador e presidente do Legislativo, José Erasmo Ávila Martins (PSD), a solenidade contou com a presença da vereadora Wilmaci de Oliveira (PCdoB), dos diretores, professores, alunos, ex-alunos e funcionários do Colégio Divina.

Após a execução do Hino Nacional e do Hino Municipal de Itabuna, o vereador Erasmo Ávila deu início à Sessão e convidou a compor à mesa solene o ex-diretor do CDP e representante da Sociedade de São Vicente de Paulo, Professor Valeriano Amaral, bem como a ex-aluna e ex-professora do Colégio Divina, Acássia Pinho. Em seguida, o vereador ressaltou o quanto era importante para o Legislativo Itabunense uma Sessão Especial para comemorar o 1º centenário de uma das mais importantes instituições de ensino do interior da Bahia.

Trazendo à memória um pouco da história, Erasmo lembrou que o Colégio Divina Providência foi fundado em 1924 por iniciativa do Monsenhor Moisés Gonçalves do Couto, e de membros da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). “Dentre estes, não podemos deixar de destacar a pessoa do doutor Celso Fontes Lima, que viveu intensamente o amor por essa obra”, frisou. O vereador também ressaltou as dificuldades enfrentadas pela Instituição de Ensino após completar 82 anos de história na Educação grapíuna.


“Diante da impossibilidade da SSVP continuar mantendo o Colégio, a sensibilidade de um grupo formado por 11 professores vislumbrou a possibilidade de manter vivo o patrimônio histórico da educação e da cultura itabunense, assumindo desde o ano de 2007 a gestão do Colégio, dando um novo impulso a um legado já consolidado. Muito nos honra e alegra estarmos aqui testemunhando o primeiro centenário e a continuação da história do Divina Providência. Parabéns a todos os professores, alunos, colaboradores e gestores desta instituição”, concluiu.

Convidado à falar, o diretor administrativo do CDP de Itabuna, Cláudio Vitor Santana agradeceu a inciativa do presidente da Câmara por requerer um Sessão Especial em homenagem aos 100 anos do Colégio Divina Providência. Detendo-se ainda na história, ele lembrou que a fundação do CDP surgiu da inspiração divina que através de homens com visão futurista para o progresso de Itabuna, buscaram atender uma necessidade das famílias grapiúnas daquela época.

“Nestes 100 anos, o Colégio Divina Providência vem promovendo o sucesso de milhares de jovens que atuam em Itabuna, no Brasil e no mundo. A visão futurista da inspiração divina, da qual surgiu o Colégio Divina, tem feito este empreendimento educacional evoluir a cada dia, mês, anos, décadas e centenário. Pois sua história vem passando por constantes evoluções para acompanhar as demandas das necessidades e inovações da Sociedade”, argumentou Cláudio.

Já a diretora do Colégio Divina Infância, segmento da educação infantil, professora Glória Sodré, enfatizou que a Instituição de Ensino vem acompanhando as grandes transformações da sociedade, construindo um valioso legado e marcando histórias e vidas da gente grapiúna. “Celebrar 100 anos é enaltecer caminhos percorridos, é celebrar os frutos de um trabalho pautado na qualidade, que se consubstancia pelas mãos dos profissionais que dedicam a sua vida a acender a chama do conhecimento e da ciência e a formação de gerações”

“Inúmeros ex-alunos, filhos e filhas das Terras Grapiúnas, espalhados pelos quatro cantos do mundo, emprestam sua força de trabalho e seus talentos para construir uma sociedade mais justa e igualitária, protagonizando excelência em sua profissão sem, contudo, relegar os valores que alicerçam a vida cidadã. Com nossa determinação e o compromisso, somos honrados em receber esse legado e dar continuidade a essa história. Acenando para um futuro num sinal claro de que marcas fortes evoluem, se renovam e se modernizam sem se desconectar com a sua história”, disse Glória Sodré.

Também enaltecendo o percurso histórico do Colégio Divina Providência, a diretora pedagógica do CDP, professora Silvana Selman, destacou o papel fundamental de cada um dos profissionais que marcaram e continuam a marcar a história desta Instituição de Ensino, dedicando forças e energias criativas a essa obra. “Este é o compromisso que nos move a construir uma escola que, embora tenha 100 anos, se renova a cada dia e acompanha as transformações do mundo”, arrematou. A sessão foi encerrada com a entrega de placas a ex-diretores e professores que se destacaram e são destaque na história centenária do Colégio Divina Providência de Itabuna.

Asvom/Fotos: Pedro Augusto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Moradores do Banco Raso ameaçam fechar ponte do São Caetano

Boneco, na Rua Bela Vista, chama à atenção em itabuna  Vários m oradores do bairro Banco Raso, em Itabuna, estão revoltados com a situação p...