Uma pequena história da instalação do Colégio Firmino Alves, que funcionou por muitos anos, onde se localiza "a Casa do Educador", que também funcionou o Colégio Estadual de Itabuna, hoje o prédio e às instalações completamente abandonadas. Vamos ao relato de Roberto Mariano:
![]() |
| Roberto Mariano |
O "Seu Mariano" que na realidade, se tratava do comerciante Bartolomeu Mariano, um dos pioneiros de Itabuna e, pai do autor dessa histórias. Vamos a ela:
"Conversava na porta do Café Pomar. Tv Osvaldo Cruz, com Avenida do Cinquentenário, com mais dois ou três amigos. E, um dos assuntos, foi a chegada do "ginásio noturno" (gratuito), em Itabuna, nossa cidade. fato que deu grande satisfação a Seu Mariano...
Três ou quatro dias depois, "O Intransigente", jornal da época de maior circulação, local. e que continha uma pequena coluna reservada à amenidades; textos irônicos, piadas e brincadeiras. Coluna essa, intitulada "Cantinho de Página", publica: "O conhecido comerciante Seu Mariano, esteve na secretaria do ginásio noturno, mas lamentavelmente foi informado que as matrículas já haviam sido encerradas".
Itabuna-Bahia, 26 de Novembro de 2023.
Roberto Marian
O que deixou Seu Mariano, surpreso, pois estava entre amigos! O Colegio Firmino Alves, chegou a Itabuna no início dos anos 60.
.png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário