terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Diesel mais caro no Brasil

 Governo Lula reonera diesel integralmente a partir de hoje


Ministro da Fazenda afirma que reoneração não deve encarecer litro do produto nos postos

Do - Diario do Poder - O governo do presidente Lula (PT) retoma nesta segunda-feira (1º) a cobrança integral do PIS/Cofins sobre o diesel, que não era cobrado desde 2021. O recolhimento foi antecipado parcialmente em setembro de 2023. E o governo petista volta com sua arrecadação integral neste primeiro dia do ano de 2024, com cerca de R$ 0,35 por litro de diesel.

Segundo antecipou em setembro o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o consumidor não sofrerá com o encarecimento do litro do combustível nos postos, pois a reoneração incidirá sobre o preço nas bombas. Pelo contrário, afirmou o ministro, deve haver uma pequena redução do preço final.

O argumento é de que as reduções de preço já anunciadas pela Petrobras deram margem para a manutenção dos preços, mesmo com a ampliação da carga tributária. Segundo a Petrobras, no ano de 2023, o preço para as distribuidoras chegou a reduzir 22,5%.

“É para todo mundo ficar atento: quando vier um argumento de aumento de preço, não tem nada a ver. Estamos em um país de livre-mercado; os preços não são tabelados. Mas, no que diz respeito aos preços da Petrobras, neste mês de dezembro, o preço caiu mais que a reoneração de 1º janeiro”, disse Haddad, sobre o preço do diesel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Moraes pede mais documentos para derrubar censura do X

Alexandre de Moraes, do STF, e Elon Musk, dono do X Foto: Reprodução/Instagram X está censurada por ordem de Moraes Do - Diário do Poder - ...