terça-feira, 26 de setembro de 2023

Itabuna em foco

Servidor é selecionado pelo TSE

ao Teste de Segurança das Unas

Luciano Estevam

O servidor da Prefeitura de Itabuna, Luciano Estevam, lotado na Secretaria Municipal de Planejamento, teve seu nome aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para participar do Teste de Segurança da Urna (TPS 2023). Seu nome ficou na 6ª colocação da seleção realizada pelo TSE, que teve o objetivo de escolher investigadores e investigadores que participarão do TPS 2023.

Luciano Estevam participará do TPS nos dias 10 e 11 de outubro,  na sede do Tribunal, em Brasília, com a presença do Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Ministro Alexandre de Moraes. Importante lembrar que o Teste Público sempre acontece um ano antes das eleições e se apresenta como uma das inúmeras fases de auditoria que os sistemas eleitorais passam antes das eleições, com o objetivo de identificar vulnerabilidades ou falhas, além de apresentar as respectivas sugestões de melhoria.

Luciano Estevam é formado em Técnico em Contabilidade, e passou por uma análise curricular da comissão interna do TSE, que escolheu ele e outras 84 pessoas. Ele que já fez parte do corpo de jurados do Fórum Ruy Barbosa, em Itabuna, acredita que seu nome foi escolhido por conta da sua atuação na sociedade local.

“É uma honra contribuir como cidadão itabunense para a justiça brasileira. Minha inserção na sociedade pesou na escolha e para mim é motivo de muita alegria ajudar nesse processo democrático, que demonstra a lisura e a credibilidade da nossa justiça”, comemora.

Legenda: Luciano Estevam participará do TPS nos dias 10 e 11 de outubro / foto Pedro Augusto


Mais de 600 pneus usados descartados


Cerca de 600 pneus usados e descartados de forma irregular foram recolhidos só este mês, em Itabuna, pelos Agentes de Endemias, do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde. Eles visitam diariamente borracharias, terrenos baldios, demais áreas públicas e ferros velhos, recolhem o material e encaminham para a Rua Alício de Queiroz, nº 567, bairro de Santo Antônio, onde a Prefeitura de Itabuna, mantém um Ecoponto.

O supervisor dos agentes de endemias, Clodoaldo Oliveira, explica que a Coordenação do Programa de Combate às Endemias mantém uma equipe só para este tipo de trabalho. Eles percorrem diversos locais como borracharias, sucatas e terrenos para o recolhimento e destino correto.

         Ele lembra que pneus abandonados sob a ação do tempo, são ambientes favoráveis para a hospedagem e proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das arboviroses, “portanto, todo cuidado é pouco na eliminação e no combate ao vetor das arboviroses que ainda continua fazendo vítimas não só na Bahia, mas também em outras partes do país”, alerta o supervisor.

Clodoaldo diz que a comunidade tem um papel fundamental na luta pela eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, tanto nos quintais de suas casas quanto no caso dos pneus que são descartados de forma irregular. “As pessoas podem denunciar possíveis focos de dengue ou pedir a remoção de pneus pelo disk dengue 73- 3612-8324 da Secretaria Municipal de Saúde”, orienta.

E ainda orienta sobre o descarte de pneus usados no Ecoponto, a exemplo do que já vem ocorrendo. “Muitos donos de borracharias estão mais conscientes e já fazem o descarte legal entregando no ecoponto em horário comercial. Uma atitude importante que só traz benefícios para todo o  município”, reforça.

Já a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Maristela Antunes, reforça a importância das pessoas estarem atentas a alguns cuidados simples, mas indispensáveis para o controle da dengue em Itabuna.  Ela lembra que a água pode se acumular em qualquer recipiente, grande ou pequeno e, principalmente em reservatórios d’água sem tampa, além dos próprios pneus que são verdadeiros focos para a proliferação do Aedes aegypti.

 Ascom

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Agua do Mar em Potável

  São Paulo ganha a primeira usina de dessalinização do estado para transformar água do mar em água potável Nova usina de dessalinização sit...