Uma visita dos estudantes das Escolas do Campo à Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran), no bairro Lomanto, encerra nesta segunda-feira, 25, a programação da 19ª. Semana Nacional do Trânsito, promovida pela Prefeitura de Itabuna. A ação faz parte do projeto Educatran, da própria Settran.
A Semana Nacional do Trânsito acontece todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro e nesse período, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito concentram esforços com uma programação bem diversificada visando mobilizar e conscientizar a comunidade sobre as boas práticas de trânsito para garantir, justamente, um trânsito seguro e responsável para todos.
Em Itabuna, a Settran direciona parte da programação para o público infantil, com ações educativas executadas dentro ou fora das unidades escolares. Segundo o titular da Settran, Thales Silva, a ideia de abordar a educação no trânsito nas escolas está relacionada a formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o cotidiano das cidades.
Thales disse que desta forma o município contribui para a construção e formação de valores, como o respeito ao próximo para a proteção da vida. “O público infantil é uma de nossas prioridades porque as crianças conseguem repassar aos seus pais ou responsáveis, de uma forma mais direta as informações adquiridas, seja por meio de palestras, jogos e ações educativas que envolvam o transito”.
Para concluir, o titular da Settran lembra que a Semana Nacional de Trânsito está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e acontece anualmente com a participação de todos os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito.
Os temas, quase sempre apelativos são definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Este ano o tema escolhido foi “No trânsito, escolha a vida!”, que visa, principalmente conscientizar os cidadãos em relação ao seu comportamento no trânsito, tentando reduzir os altos índices de mortalidade no trânsito.
Domingo de movimentação na Vila
Olímpica com Campeonato de Jiu-jitsu
A 2ª etapa do Desafio Fight Pro Bahia de Jiu-jitsu movimentou no domingo, 24, a Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, em Itabuna. O evento, realizado pela Liga Fight Pro Bahia com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, contou com atletas de 140 categorias. A categoria que conseguiu a primeira colocação no campeonato foi a Team Masters, com 129 pontos.
A segunda categoria foi para a Academia Bruno Duque Team Terrier (122 pontos), Simbiose Fight (105 pontos), Delariva (65 pontos) e Corujão Team (53 pontos). Importante lembrar que além de Itabuna, o evento também reuniu atletas de Salvador, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Belmonte. “Eu quero agradecer mais uma vez, a Prefeitura de Itabuna que é sempre parceira de nossos eventos”, frisa Severiano Mota, diretor da Liga Desafio Fight Pro Bahia.
Até abril de 2024 acontecerão seis eventos desta competição. Segundo a coordenação, os 10 atletas mais pontuados vão ganhar inscrição e passagem para participar do Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu, em 2014. “Estamos somando forças para mandar os melhores atletas da região para o Brasileiro”, completa Severiano Mota, diretor da Liga, frisando que Itabuna é um celeiro de atletas de Jiu-jitsu. “Temos grandes nomes e queremos valorizar ainda mais o esporte na região”, encerra Severiano Mota, diretor da Liga Desafio Fight Pro Bahia.
Atleta integrante da Guarda Civil Municipal
convocado para Seleção Brasileira de Handebol Master
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itabuna está vivenciando um momento muito especial ao lado do Subcoordenador do Grupamento Ambiental (GOPA), o atleta GCM Ascendino Montenegro, que foi convocado para integrar a Seleção Brasileira de Handebol Master. A equipe disputará a Copa América, marcada para o período de 02 a 05 de novembro, em Salvador.
Atleta do Handebol há mais de 30 anos, o GCM Ascendino está sendo convocado após participar da seletiva que aconteceu durante o Campeonato Brasil Master CUP, realizada em Natal, no Rio Grande do Norte, no período de 07 a 10 de setembro último.
Ascendino, que ao longo de sua carreira como atleta do Handebol já integrou por vários anos a seleção itabunense da categoria, acumula mais de 200 títulos conquistados a nível regional, estadual, interestadual e nacional. Atualmente, o itabunense atua nas equipes Boca de Álcool (SE), Ressaca de Itajuípe (BA) e Aliança do Rio Grande do Norte.
“É muito gratificante poder conciliar o handebol com meu trabalho na Guarda Civil Municipal, ainda mais tendo total apoio do comandante da corporação, o GCM Inácio Pereira, a quem só tenho que agradecer”, afirmou o atleta. Para disputar a Copa América, que terá a participação de 8 países na capital do Estado, apenas dois atletas baianos foram convocados para integrar a Seleção de Handebol Master do Brasil, sendo um deles do interior.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável