segunda-feira, 18 de setembro de 2023

ITABUNA EM FOCO

Cerimônia no Teatro Candinha Dória encerra curso do Programa com Agentes Comunitários de Saúde

Está programada para quarta-feira, dia 20, às 14 horas, a cerimônia de conclusão do Curso Técnico para a Formação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE) do Programa Saúde com Agente do Ministério da Saúde. A solenidade será realizada no Teatro Candinha Dória contando com a presença do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, dentre outras autoridades.

O curso teve duração de cerca de um ano e reuniu 510 profissionais ACS e ACE com aulas remotas, presenciais (em sala de aula) e em campo, onde os profissionais atuam diariamente junto à comunidade. As aulas foram ministradas pela tutora Dayse Santos, selecionada por meio de processo seletivo do Ministério da Saúde.

A coordenadora do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS) da Secretaria Municipal de Saúde, Margarida Amorim, afirmou que ao aderir ao Programa Saúde com Agente, Itabuna deu passo importante para a transformação de práticas da saúde pública e organização do trabalho, qualificando habilidades e competências quanto ao incentivo à formação técnica dos ACS e ACE.

“Agora eles são técnicos especializados, ao invés de apenas agentes de saúde”, reforçou Margarida Amorim. Ela disse ainda que o prefeito Augusto Castro mostrou sua preocupação com uma saúde de qualidade no município mais uma vez e não mediu esforços para buscar parceria com o Governo Federal para garantir, além da qualificação e valorização, novos conhecimentos e estratégias inovadoras aos profissionais que trabalham com a população.

“Eles conhecem como ninguém os problemas de saúde das famílias nas comunidades, mantém uma rotina de acompanhamento, inclusive para agendamento de consultas, principalmente para portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial. Então os ACS sabem como lidar em cada situação e como ajudar a comunidade”, frisou a coordenadora.

Ela destacou ainda que o programa atende a uma antiga demanda da categoria dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias com o reconhecimento e valorização do trabalho realizado por eles põe fim a uma demanda que durou mais de 17 anos. “Foi um sonho realizado de nossos profissionais”, concluiu a coordenadora do PACS.

Semana Nacional de Transito é iniciada em Itabuna com tema voltado para o autismo       


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), enviou três integrantes da Guarda Civil Municipal (GCMI a Salvador. Os GCMs Aguinoel Alves dos Santos e Carine de Jesus Santana e a Inspetora GCMI Clébia Patrícia Farias de Oliveira participaram do 1º Nivelamento Interfederativo em Segurança Pública para Guardas Municipais.

O curso foi promovido pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia. O objetivo, promover a atualização de conhecimentos no aspecto jurídico, políticas públicas e a estrutura funcional dos Órgãos parceiros para as atividades Policiais no que diz respeito às atribuições e competências da Unidade da Guarda Civil Municipal.

Mas, o principal propósito desse programa foi o aprimoramento das habilidades e conhecimentos dos agentes para garantir a proteção de bens, serviços, logradouros públicos e instalações dos municípios baianos, além de fortalecer o paradigma estabelecido com a criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), conforme estabelecido pela Lei nº 13.675/2018.

A capacitação ofereceu conhecimentos importantes para as atividades das forças, como Gerenciamento de Crise e Técnicas de Negociação, Sistema Único de Segurança Pública, vídeomonitoramento, introdução a atividade de inteligência, prevenção primária, secundária e terciária.

Ainda, atendimento às mulheres vítimas de violência, cadeia de custódia e local de crime, trânsito, meio ambiente, segurança contra incêndio e muitos outros temas. Esta abordagem multidisciplinar visa tornar os Agentes mais eficientes e preparados para enfrentar os desafios da Segurança Pública em seus Municípios.

O secretário de Segurança e Ordem Pública (SESOP), Major PM Fábio Santana ressaltou a importância desta capacitação, que trata de integração de conhecimentos e operações entre profissionais que atuam na Segurança Publica, permitindo novas experiências a partir de diferentes vivências.

“Trata-se de um momento de atualização de conhecimentos dos nossos GCMs. É muito importante realizar ações como esta, que ressaltam a importância da prevenção e também para capacitar os profissionais que atuam na área de Segurança Pública”, afirmou o secretário.

“Parabenizamos e externamos os melhores votos de sucesso aos GCMs e também a nossa confiança, salientando que importantes contribuições serão oferecidas em favor do nosso Município”, destacou.

Aproveitando a oportunidade, com votos de sucesso e de uma Gestão exitosa e produtiva, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública informa que os GCMs Aguinoel, e  Carine e a Inspetora Patrícia serão agentes multiplicadores na criação do Grupo de Segurança Institucional(GSI) , com o objetivo de execução de uma política de valorização profissional para os Guardas Civis Municipais lotados no Centro Administrativo Firmino Alves.


Dessa forma, poderão desenvolvendo competências humanas, tecnológicas e processuais efetivas que contribuam para o desenvolvimento da Segurança Institucional, fortalecendo a credibilidade, de modo que sejam reconhecidas junto à sociedade, pela soberania, pela salvaguarda dos interesses municipais e pela segurança pública, preservando o Estado Democrático de Direito.

Ascom

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Materno-Infantil de Ilhéus disponibiliza anticorpo que previne bronquiolite em bebês prematuros ou com comorbidades

A pequena Maya nasceu, no último dia 5, prematura, na 34ª semana da gestação de Adriele dos Santos, pesando apenas 1,785 kg. Ela está intern...