segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

ITABUNA EM FOCO

 Prefeitura abre licitação para conclusão de obras no canal do São Pedro

A Prefeitura de Itabuna abriu processo licitatório para contratação de empresa especializada em serviços de drenagem urbana visando à conclusão das obras de macrodrenagem do canal Conceição III, no Bairro São Pedro. A sessão de julgamento ocorrerá no próximo dia 26, às 9 horas, na Sala da Comissão  de Licitação, no 2º andar do edifício Jequitibá Trade Center, na Avenida Aziz Maron, Bairro Góes Calmon.

Poderão participar de licitação, na modalidade Tomada de Preços, empresas cadastradas ou não, desde que atendam às especificações detalhadas no processo licitatório. 

O supervisor de Projetos e Engenharia da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB),  o engenheiro Everson Leví dos Santos Ribeiro, informou que a obra do canal foi iniciada em 2010, por meio de convênio entre a Prefeitura  de Itabuna e o Ministério das Cidades, mas estava paralisada desde 2017.  

Ainda segundo ele, o serviço está orçado em R$595.315,66 e depende apenas da liberação do valor por parte da Caixa Econômica Federal para seu início, tão logo haja a homologação da empresa ao final do certame.  A obra inclui, desde limpeza e desobstrução até a canalização de mais 154 metros em concreto armado.

O engenheiro destacou que com a conclusão do serviço, o prefeito Augusto Castro atende a um dos mais antigos anseios da comunidade do São Pedro. Há inúmeros transtornos que o canal a céu aberto tem provocado, principalmente em períodos chuvosos. 

Calendário de vacinação na segunda semana de janeiro

 Secretaria Municipal de Saúde alerta para a necessidade de as pessoas completarem o esquema vacinal. Foto: arquivo.

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Rede de Frio da  Secretaria Municipal de Saúde, divulga calendário de vacinação da segunda semana de janeiro,  quando não haverá ação de vacinação infantil em virtude do desabastecimento de Pfizer Pediátrica, Pfizer Baby e Coronavac no município. As UBS e USF que ainda dispõem de doses, poderão administrar as vacinas até chegada do novo lote. 

 ADULTOS E IDOSOS

Para a vacinação de adultos e idosos no período matutino e vespertino nas Unidades Básicas de Saúde, a vacinação da primeira, segunda, terceira ou quarta dose contra o Covid-19 será aplicada em pessoas maiores de 18 anos sem comorbidade conforme disponibilidade na unidade. 

Já para vacinação de adultos, com idade a partir de 18 anos com imunissupressão, também haverá imunização da quinta dose. É importante ressaltar que o terceiro reforço ou quinta dose está prevista para portadores de imunossupressão que tenham feito a quarta dose num intervalo maior que 4 meses.

São consideradas comorbidade por imunossupressão: Imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas, pessoas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/AIDS.

E ainda, pessoas que fazem uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, pessoas que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune, doenças autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias, pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

A vacinação de adultos e idosos acontece de segunda à sexta das 8 as 11 e das 13 às 16 horas. Vale destacar que as ampolas são abertas até às 15 h a fim de evitar desperdício de doses.  A documentação necessária é: RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores.

VACINAÇÃO DE ROTINA 

Da segunda-feira a sexta-feira, das 8 as 11 e das 13 às 16 h em todas Unidades Básicas e de Saúde da Família também são aplicadas as vacinas de rotina para todos os públicos (adolescentes, adultos e idosos). 

A documentação necessária é RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registros de outras vacinas.

Secretário de Governo pede a população que contribua com o censo demográfico


Zé Roberto
O secretário municipal de Governo, José Alberto Lima Filho, tem reforçado apelo para que a população de Itabuna receba  nas residências os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Na manhã de hoje, dia 9, ele concedeu entrevistas aos programas Poder da Notícia, da Rádio Boa FM (96,1 Mhz) e Difusora em Revista (740 Khz) quando destacou a importância de as pesquisas serem respondidas

O secretário Zé Alberto disse que os indicadores sociais, econômicos e de população que são coletados no censo demográfico resultam em investimentos para município. Como forma de   esclarecer dúvidas e mobilização da  população, a Prefeitura de Itabuna montou um  estande na Praça Adami, que funciona das 8 às 17 horas, onde as pessoas poderão agendar a visita dos recenseadores em domicílio  caso não tenham respondido ao questionário. 

Dados preliminares publicados  pelo IBGE no Diário Oficial da União depois de acordo com o  Tribunal de Contas da União apontam que Itabuna está com uma população de 185.500 habitantes. O número  é  baixo,  já que a estimativa era de 215 mil pessoas. 

“ O nosso apelo é para que as pessoas busquem atendimento no estande, no posto do IBGE, no segundo pavimento do IBGE onde funciona o Banco do Povo, na Avenida do Cinquentenário, para que todos sejam recenseados. Não preencher o questionário representa prejuízo para todo o município”, alerta José Alberto Lima Filho. 

 Além do estande na área central da cidade,  as  pessoas  podem ligar para *137*, que é o  Disk-Censo do IBGE, para agendar a visita domiciliar pelos recenseadores. “É fundamental que todos sejam recenseados”, lembrou o secretário de Governo.

Até o momento, 110.125 mil unidades domiciliares foram visitadas pelos recenseadores,  o que ultrapassou o previsto pelo IBGE,  que era 93.34 unidades. Desse total, 71.582 são domicílios.  “A expectativa  é que o trabalho de campo seja concluído até sexta-feira", afirmou o coordenador  do censo demográfico em Itabuna, Marcos Breno  Almeida.

Já demarcado espaços provisórios para os feirantes do São Caetano

A Prefeitura de Itabuna deu início na manhã desta segunda-feira, dia 9, a demarcação dos espaços onde comerciantes da Feira Livre do São Caetano vão trabalhar. Eles estão sendo transferidos para o antigo galpão de fábrica de calçados, no prolongamento da Avenida Manoel Chaves, em razão das obras de requalificação da feira livre do bairro. 

Todo trabalho vem sendo coordenado pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP). Um total de 208 espaços foram demarcados na manhã de hoje numa área onde serão comercializados cereais e variedades. 

Cada espaço, medindo 2,5x2,5 metros, funcionará um boxe. De acordo com o fiscal de feira Leone Valverde, a administração municipal vem trabalhando num ritmo intenso para entregar o espaço o quanto antes.

Área reservada para feirantes que comercializam   hortaliças.
Foto: Pedro Augusto.

“Está sendo criada a estrutura necessária para atender a todos com segurança e conforto. Aqui teremos estacionamento, banheiros, base da Guarda Civil Municipal, iluminação, dentre outros itens importantes”, informa. 

Sanderson Girardi, também da SESOP, lembra que na área externa do galpão haverá uma tenda reservada para os feirantes que trabalham nas ruas transversais da feira. “Neste local haverá espaço para 165 barracas, mas estamos atentos e trabalhando para criar vagas, se houver necessidade”, explica.

 Espaço para cereais e variedades.
Foto: Pedro Augusto.

Girard informa que outra área, onde serão instalados açougues e restaurantes, os operários estão em plena atividade para instalação de pias e equipamentos necessários à atividade do feirante. “Vamos criar as condições necessárias ao pleno funcionamento da feira livre”, encerrou.

 Açougues e restaurantes ficarão neste espaço. Foto: Pedro Augusto.
As obras da nova feira serão iniciadas nesta terça-feira, dia 9, com a demolição de estruturas. É resultado da parceria entre a Prefeitura de Itabuna e o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER). Será executada pela construtora Sian Engenharia. Cerca de R$ 12 milhões são investidos naquele equipamento público e nas obras de urbanização do entorno.

NOTA

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Primária, informa que algumas Unidades de Saúde de Itabuna encontram-se sem internet em decorrência do encerramento do contrato da prestação de serviço por parte do provedor.

O financiamento da prestação do serviço de internet de algumas Unidades de Saúde é realizado com recursos federais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Projeto Rede Conectada, coordenado pela Rede Nacional de Ensino Pesquisa (RNP), que foi encerrado em 31 de dezembro, mas sem comunicação prévia ao município.

Somente hoje, dia 9, a Secretaria Municipal de Saúde tomou conhecimento da situação. Com base no exposto, está tentando solucionar o problema por meio de contrato com novo prestador, que atenda às demandas das unidades de saúde.

Enquanto o contrato com a nova empresa é firmado, a Atenção Primária tem montado estratégias para que a população continue sendo assistida sem impacto na prestação dos serviços

Departamento de Comunicação Social

Prefeitura de Itabuna


Boletim Covid-19

A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. 

De acordo com os dados, Itabuna registra 04 pacientes curados, 08 firmados, sendo 04 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 00, e óbitos descartados, 00.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.

Ascom 



















Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Alfredo: ‘Lula recebeu Vorcaro no escurinho; mão na cabeça do criminoso’

Relator da CPMI do INSS expõe 'cara de pau' do presidente por ter criticado em Maceió 'defensores' do banco. Relator da CPMI...