quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

ITABUNA EM FOCO

 CEPEI apresenta balanço de atendimentos ano passado e projeto 2023

Secretario Junior Brandão

Um balanço dos atendimentos e ações desenvolvidas em 2022 no Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (CEPEI) foi apresentado na manhã desta quarta-feira, dia 11, ao secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior, e às diretora do Departamento de Educação Básica (DEB), professora Elioenai Farias. No ano passado, a equipe multifuncional da unidade especializada da Prefeitura de Itabuna totalizou 521 atendimentos e 356 triagens.

A maior parte dos serviços refere-se a 74 crianças com transtorno de aprendizagem, 85 transtorno do espectro autista (TEA), estimulação multissensorial (24), estimulação de TEA (24) e avaliação psicopedagógica (44).

No encontro, na unidade de atendimento educacional especializado da Secretaria Municipal da Educação aos alunos da educação especial são desenvolvidas ações, serviços e atendimentos nas salas e ambientes pedagógicos oferecendo suporte aos pais e professores e ampliado o atendimento aos alunos portadores de deficiência, matriculados na Rede Municipal de Ensino.

O encontro serviu ainda, para que a equipe que atua na instituição da educação inclusiva apresentasse o funcionamento e a organização pedagógica do local, bem como apontasse  as atividades para o ano letivo de 2023.

O atendimento educacional especializado constitui-se de um conjunto de atividades que promovem o processo de inclusão escolar dos alunos, público-alvo da educação especial (PAEE), sendo o CEPEI um importante equipamento que garante o acesso dos alunos assistidos à rede escolar no município.

Além  do CEPEI, atualmente Itabuna conta com 37 Salas de Recursos Multifuncionais que oferecem materiais de apoio pedagógico e tecnologia assistiva, com profissionais especialistas em áreas afins, que desenvolvem atividades de forma complementar e suplementar, garantindo o Atendimento Educacional Especializado para o público-alvo da Educação Especial.

Prefeitura promove mutirão para o combate a dengue
A Prefeitura de Itabuna, por meio do Programa de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, garante não dar tréguas ao Aedes aegypti, em Itabuna. Para isso, já foi elaborado um cronograma de ações para reforçar o combate ao mosquito causador da dengue, chikungunya e zika vírus. Nesta  sexta-feira, dia 13, a partir das 8 horas, será iniciado um mutirão nos bairros Mangabinha, Zildolândia, Fonseca e Pedro Jerônimo e na Rua da Bananeira,.

A ação contará com a participação dos 172 Agentes de Combate às Endemias (ACE), que serão distribuídos nessas localidades, onde farão visitas domiciliares para orientar os moradores sobre a forma de identificar e eliminar possíveis criadouros de larvas. Além disso, vão reforçar a orientação de como as comunidades podem contribuir com o trabalho dos profissionais e consequentemente na redução dos casos de arboviroses no município.

O trabalho de campo também incluirá ainda, o bloqueio de focos com inseticida em casas onde houver suspeita de casos da dengue, atingindo um raio de 300 metros. Com isso, se existir focos do mosquito será eliminado, conforme explicou a chefe do Programa de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro.

Ela afirma que os mutirões continuarão sendo realizados todas as sextas-feiras, de acordo com o cronograma que será divulgado semanalmente por meio dos canais de comunicação da Prefeitura. “É preciso que todos participem dessa luta que é de todos nós”, reforçou.

Lucimar aproveitou para alertar que pessoas que apresentarem sintomas da dengue devem procurar a unidade de saúde de seu bairro. Ela explica ainda que é por meio das notificações pós-consultas que o Departamento de Vigilância em Saúde sabe onde há maior incidência de criadouros e o número de casos confirmados.

Lucimar Ribeiro diz ainda que o município já começa a finalizar as visitas aos imóveis fechados ou abandonados. São muitas residências nestas condições, e ela faz apelo aos proprietários para que visitem esses imóveis a fim de descartarem qualquer vasilhame que possa acumular água.

A chefe do Programa de Endemias lembrou que esse período de chuvas e sol em Itabuna e em toda  a região sul do Estado é propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.  “Então, é muito importante que a população nos ajude nessa difícil tarefa de zerar os casos de dengue e demais arboviroses em nosso município”, finalizou.


Prefeitura estende serviços de zeladoria a novas localidades 

Novos bairros de Itabuna estão sendo beneficiados esta semana com serviços de zeladoria, que incluem poda de árvores, roçagem de áreas públicas e coleta de lixo e entulhos. O trabalho segue sob a coordenação do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos, da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB).

De acordo com a Secretária de Planejamento, Sônia Fontes, que responde interinamente pela SIURB, nesta quarta-feira, dia 11, por exemplo, os trabalhos de roçagem foram executados nas praças dos bairros Jardim Vitória, Vila Zara e Conceição (Eucalipto) e também na Rua H, Jardim Alamar. Já a poda de árvores aconteceu na Rua Aroeira,  no Jardim de Alá, no condomínio Centro Comercial, e no Novo São Caetano.

Para manter essas áreas em condições adequadas de uso público, a secretária Sônia Fontes ressalta a importância de os serviços de zeladoria terem continuidade durante todo o ano. “Garantir a conservação dos espaços públicos, além de manter a cidade limpa, organizada, contribui para a melhoria da qualidade de vida e saúde dos itabunenses”, ressaltou.

A coleta de entulhos é outro trabalho que também é realizado, embora o descarte seja de responsabilidade de quem o produziu. Mas há atenção especial em relação aos pontos considerados viciados pelo fato de a população descartar irregularmente lixo e entulho.

Nesta quarta-feira, as equipes trabalharam na região do bairro Novo São Caetano (Rua H, praça e final de linha). O mesmo também aconteceu na Avenida José Soares Pinheiro e na praça do bairro Santa Inês.
 Handebol com inscrições abertas para categorias de base 
A partir de hoje, dia 11, estão abertas as inscrições para o projeto Handebol, promovido pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com o Clube de Handebol de Itabuna (CHBI). As inscrições acontecerão das 9 às 13 horas, na  Secretaria, na Rua Casemiro Rego, 42, no Bairro Conceição.

O projeto da Confederação Brasileira de Handebol é destinado a crianças de 5 a 10 anos. Já a  categoria  de  11 a 18 anos é nova e também promete revelar novos atletas para esse esporte. “Nosso objetivo é  fazer crianças e adolescentes conhecerem outras modalidades esportivas para futuramente formar a  seleção  e representar Itabuna  nas competições estaduais e nacionais na categoria de base”, disse o coordenador do projeto, José Berto Júnior.

Segundo ele, o projeto existe há 12 anos e pela primeira vez acontece em parceria com a Prefeitura. As aulas acontecerão nas quartas e sextas-feiras, às 14 horas, na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, no São  Caetano. O local escolhido por oferecer segurança aos alunos e ter uma quadra oficial da modalidade esportiva.

Até agora há 25 inscritos que vão integrar as categorias: Cadete, Infantil e Juvenil. As vagas são ilimitadas e é necessária a presença dos pais ou responsáveis no ato de inscrição.

Os benefícios do Handebol para as pessoas que praticam são: melhora do condicionamento físico, trabalho em equipe, confiança e apoio. Além disso, a prática da modalidade oferece rapidez e objetividade, além de melhorar a coordenação motora.
Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Incêndios na Amazônia cresceram 10% no governo Lula

Foram 274.481 focos em 2024 até agora, maior número da série histórica Incêndios florestais aumentaram na Amazônia durante o governo Lula - ...