quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Itabuna se despede do pesquisador Asha Ram

Pioneiro na América Latina em pesquisas sobre vassoura-de-bruxa e podridão parda 


Asha Ram chegou ao Brasil aos 28 anos e construiu uma sólida carreira

Nome reconhecido entre os pesquisadores da Ceplac para o mundo, o fitopatologista doutor Asha Ram é sepultado na tarde desta quarta-feira (05), às 15h, no Cemitério Campo Santo. O Indiano, como era mais conhecido, morreu ontem no bairro de Fátima, em Itabuna, de causas naturais. Ele tinha 79 anos.

O cientista, pai de oito filhos, tornou-se especialista em monília, doença causada por um fungo que atinge frutos de cacau. Ao longo da carreira, publicou livros e também participou de estudos sobre a vassoura-de-bruxa.

Asha Ram era formado na universidade Banaras Hindu University, fez PHD e doutorado na Imperial College London, na Inglaterra. Ele chegou ao Brasil em 1971, aos 28 anos, a convite do cientista Paulo de Tarso Alvim.

Do Expressaounica:

O cientista chegou a militar na política local (Partidos PV e PP), sendo membro das executivas locais dessas agremiações, inclusive, tentando a ser vereador de Itabuna, mas não teve êxito.

MUITO OBRIGADO, ASHA RAM 

De: HERIBALDO DE ASSIS * 

Em 1971  um país denominado Índia veio até Itabuna, veio até nós  através de um homem, através de um  fitopatologista , um agrônomo, um pesquisador que trouxe-nos seu vasto conhecimento, sua cultura, sua genética, sua espiritualidade. Seu nome era Asha Ram e esse grande homem faleceu hoje 05 de outubro de 2022 deixando seu grande legado, seu belo trabalho, sua contribuição espiritual para Itabuna. A vida e o belo legado de Asha Ram é a prova viva de que a xenofobia é injustificável, é ilógica, e insana pois o que seria de Região Cacaueira sem a imensa contribuição de Asha Ram para a cacauicultura? Talvez, para um cientista como Asha Ram a maior dificuldade não seja enfrentar o fungo da Vassoura de Bruxa ou o fungo da monília e sim enfrentar o preconceito, a ignorância humana. E, além de colaborar para a Ciência e para a melhoria econômica do sul da Bahia, Asha Ram também deixou-nos um grande legado espiritual ao trazer para Itabuna a Ananda Marga – uma associação indiana que existe em 180 países do mundo e que ensina meditação, yoga e vegetarianismo. Que a nossa gratidão para com Asha Ram seja eterna e que seu belo legado jamais seja esquecido – o mínimo que ele merece é uma estátua em homenagem a ele na Ceplac – instituição governamental para a qual ele dedicou décadas de esforço, incansáveis estudos e muito Amor. E Asha Ram não era apenas um funcionário da Ceplac, não era apenas o pai de uma bela família – era também um missionário: um missionário da Paz, do Amor, da Fraternidade! Asha Ram mostrou-nos que podemos vencer não apenas as pragas que infectam o cacau e outras plantas mas também que podemos vencer a ignorância, a xenofobia, o preconceito, o racismo! E agora é com lágrimas nos olhos que uno as minhas duas mãos e digo a saudação, a reverência em sânscrito (a mãe de todas as línguas) com a qual Asha Ram nos cumprimentava: Namaskar (eu te saúdo com toda a minha alma e meu coração). Eu te saúdo Asha Ram e agradeço-lhe pelos teus belos ensinamentos, pelo teu belo trabalho, pela tua Cultura, pela tua gentileza e por essa família maravilhosa que constituiu no Brasil. Asha Ram – o mais indiano dos brasileiros, o mais brasileiro dos indianos! Asha Ram – o homem com duas pátrias: o Brasil e a Índia.Porque não basta apenas amar um país : é preciso amar todos os países, todo o planeta Terra, porque não basta amar a própria família: é preciso amar todas as famílias, porque não basta apenas amar uma religião: é preciso amar todas as religiões. É somente assim que venceremos os nefastos fungos do ódio, da violência, da intolerância, do preconceito e do racismo pois são estas as maiores pragas que causam prejuízos ao mundo e a humanidade pois muito mais importante do que salvar o cacau é salvar a raça humana, é salvar este belo planeta - Asha Ram fez belamente a parte dele, que façamos a nossa pois muito mais valioso do que o ouro do cacau é o Amor! 

* escritor, filósofo, poeta, compositor, redator-publicitário, roteirista e Licenciado em Letras pela UESC.E-mail: herisbahia@hotmail.com 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Tarcísio elogia Elon Musk após empresário ser insultado pela mulher de Lula

Além dos insultos de Janja, Musk foi alvo de hostlidades de Moraes Governador de SP, Tarcísio de Freitas - Foto: Francisco Cepeda/Governo de...