sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Estádio Fernandão

 Itabunão no Complexo Esportivo será rebatizado de Fernandão

Vereador Erasmo Ávila 

Em homenagem ao ex-prefeito de cinco mandato, o Legislativo de Itabuna aprovou o projeto de lei que rebatizará o Estádio Luiz Viana Filho como Fernando Gomes Oliveira, o Fernandão. Por iniciativa do vereador Erasmo Ávila (PSD), tanto o campo de futebol, apelidado de Itabunão, quanto o Complexo Esportivo prestigirão Fernando Gomes. "O Complexo inclui o estádio, cuja reforma está em licitação, e a Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, revitalizada recentemente", explicou Erasmo.

Segundo o vereador, o legado de Fernando Gomes, a exemplo da construção da própria Vila em 1980, referendou a renomeação do estádio. Erasmo, que foi educador físico por 12 anos na Vila, acredita que as circunstâncias atuais supervalorizam a homenagem. "Nossa cidade vive um momento ímpar no cenário esportivo com a revitalização da Vila, a reforma do Estádio e o retorno do Itabuna Esporte Clube à elite do futebol baiano. Fernando merecia", concluiu o chefe do Legislativo itabunense.

Agora, a denominação do Complexo Esportivo Fernando Gomes Oliveira e a renomeação homônima para o Estádio Luiz Viana Filho aguarda a sanção ou veto do prefeito Augusto Castro (PSD).

Comissão valida sistema gerencial de sessões na Câmara de Itabuna


A Comissão de Legislação da Câmara de Itabuna opinou na segunda, 10/10, pela constitucionalidade do Sistema Integrado de Gestão de Sessões. O parecer da Comissão, a partir do voto do relator Solon Pinheiro (Solidariedade), abre caminho para a alteração na Lei Orgânica de Itabuna (Lomi) que possibilitará o registro de presença dos vereadores de forma biométrica bem como a votação por meio do voto eletrônico. A proposta de emenda é da Mesa da Câmara.

"Esse sistema gerencial facilitará nosso trabalho parlamentar. Inclusive, a Câmara de Itabuna até se antecipou ao instalar o painel eletrônico para que os vereadores fossem se acostumando. Hoje estamos inserindo a identificação biométrica na Lei Maior do Município e, em seguida, iremos regimentalizar a votação eletrônica para as sessões ordinárias e as reuniões das comissões", explicou o presidente do Legislativo itabunense, Erasmo Ávila (PSD).

Por se tratar de uma proposta de emenda à Lei Orgânica, o Sistema de Gestão das Sessões será submetido a duas votações, com intervalo regimental de dez dias entre elas. O quórum de aprovação da matéria é de maioria qualificada, ⅔ do Plenário, ou seja, pelo menos 14 dos 21 dos vereadores devem votar a favor. Depois que o Plenário aprova, a emenda à Lomi é promulgada diretamente pela Mesa, sem passar pela sanção do prefeito.

Denominação de via pública

A Comissão de Legislação, seguindo o relator Solon Pinheiro, acatou nova identificação para uma travessa no bairro Mangabinha. Por sugestão do vereador Ricardo Xavier (Cidadania), a via pública será denominada de Demósthenes Propício de Carvalho. Dentista de formação e amante do futebol, Carvalho fundou a primeira escola de futebol infantil de Itabuna.

Atualmente, a travessa é conhecida como Rosenaide Guimarães. Xavier esclareceu que uma rua no mesmo bairro já homenageia Rosenaide.

 O projeto de lei com a nova denominação da travessa no Mangabinha também terá que passar pelo crivo do Plenário em votação por maioria qualificada, ⅔ dos vereadores.

Ascom

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus elege novos representantes  Representantes da sociedade civil foram escolhidos para compor o órgão c...