terça-feira, 28 de junho de 2022

ITABUNA EM FOCO

 A Arena Zé Cachoeira disponibilizará uma megaestrutura para o público do Ita Pedro


A Prefeitura de Itabuna está num ritmo intenso de trabalho para oferecer uma megaestrutura aos forrozeiros que se deslocarem para a Arena Zé Cachoeira, área onde será realizado o Ita Pedro - Melhor São Pedro de Todos os Tempos. 

Responsável pela coordenação do evento, o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças,  tem acompanhado de perto a montagem das estruturas de palco, praça de alimentação e de todo o sítio da festa, onde itabunenses e visitantes encontrarão um espaço bonito, seguro, acolhedor e animado.
 
A festa começa nesta quinta-feira, dia 30, e se estende até domingo, dia 3, com atrações sempre entre as 19h30min e as 5 horas. Segundo Aldo Rebouças, a Arena Zé Cachoeira conta com área de 22 mil metros quadrados, que está sendo totalmente aproveitada. “

Além de a Arena receber ornamentações em diversos pontos, como mandalas, painéis decorativos e bandeirolas, a Avenida Princesa Isabel também será inteiramente decorada. Nosso objetivo é oferecer atividades culturais e também uma experiência diferenciada no que se refere à decoração”, explica. 

O presidente da FICC destaca ainda que pela primeira vez a Prefeitura de Itabuna conseguiu trazer recursos da iniciativa privada para fazer frente aos investimentos realizados para o Ita Pedro -Melhor São Pedro de Todos os Tempos. 

 “A FICC realizou uma seleção pública para que a iniciativa privada pudesse explorar a comercialização de camarote privado dentro do circuito do Ita Pedro. Isso é muito importante porque demonstra a grandeza do que está sendo investido para a maior festa junina do sul da Bahia”, esclareceu.

Público lota UniFTC ao atender chamado para imunização contra a Covid-19


A coordenadora da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Brito, ficou surpresa  com o grande número de pessoas que foi receber doses da vacina contra o Covid-19 na manhã desta terça-feira, 28, no campus Itabuna da UniFTC.  “Surpresa, mas gratificada por saber que o público atendeu ao chamado, o que demonstra a preocupação e o cuidado com a promoção à saúde”, disse.

Segundo ela, até as 14 horas de hoje, a imunização atende aos públicos jovens, adultos e idosos que precisam completar o esquema vacinal ( terceira ou quarta dose) ou ainda aqueles que ainda não foram imunizados. Estão sendo disponibilizadas vacinas de todos os laboratórios, mas é necessária a apresentação de RG, CPF ou Cartão SUS, cartão de vacina e comprovante de residência. O atendimento é por ordem de chegada.

“As pessoas estão muito mais conscientes da importância da vacinação, por entender que é uma poderosa ferramenta para inibir a doença que ainda continua a fazer vítimas”, reforçou Camila Brito. 

O estudante Kayke Rodrigues, de 15 anos, por exemplo, compareceu a ação da Secretaria Municipal de Saúde para garantir sua dose de reforço. Ele confirma que é a maneira de se proteger contra a doença, seus pais, amigos e pessoas do convívio do dia a dia. Apesar das filas, o atendimento flui com rapidez e tranquilidade. 

A Coordenação da Rede de Frio montou um esquema com uma equipe ágil e tecnicamente preparada  para a aplicação das doses e também uma outra para verificação de dados, o preenchimento de ficha e a atualização do cartão da vacina. 

“Realmente as filas estão enormes, mas o atendimento está muito rápido”, confirmou a aposentada Maria José Santos de Góes, residente no Bairro Monte Cristo. 
  
Camila, que ajudou na tarefa burocrática, informou que o município aguarda nova  remessa de imunizantes ainda nesta semana que será redistribuída para todas as Unidades Básicas de Saúde e Saúde da Família,  o que trará maior comodidade para as famílias.

 “Esperamos que as pessoas que não puderam comparecer hoje na UniFTC, não deixem de ir numa unidade perto de sua casa, para garantir a dose do imunizante, a partir da próxima semana”, concluiu a coordenadora da Rede de Frio. 

Prefeitura estabelece local de Pronto Atendimento no Ita Pedro – Melhor São Pedro de Todos os Tempos

Um dos maiores evento já organizados para festejos juninos, o Ita Pedro – Melhor São Pedro de Todos os Tempos, realizado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e Governo do Estado, através do “São João da Bahia”,  entre os dias 30 de Junho a 3 de Julho, contará com uma superestrutura e mais de 29 atrações nacionais e regionais. 

Além do entretenimento e segurança garantidos, terá um local para Pronto Atendimento com a participação de diversos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. 

Para urgência e emergência, a Prefeitura disponibilizará um posto médico com ambulância, e equipes do SAMU-192 em conjunto com profissionais das forças de salvamento e Corpo de Bombeiros para a triagem e assistência às pessoas que precisem de medicação ou condução a unidades hospitalares.

Além disso, o Departamento de Vigilância em Saúde também estará presente com uma equipe da Vigilância Sanitária para fiscalização dos ambulantes e comércio de alimentos, o CERPAT fará a distribuição de preservativos e orientações, e ainda, uma equipe do CEREST, para atuação em saúde do trabalhador. 

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, enfatiza o comprometimento da equipe de saúde e reforça os cuidados preventivos. “O prefeito Augusto Castro junto a FICC pensou em toda uma organização para que o evento garanta a felicidade do povo sem abrir mão do entretenimento, segurança e saúde. Estaremos com uma equipe comprometida para assistir àqueles que precisarem de cuidados emergenciais,” asssinalou.

Lívia aproveitou a oportunidade e ressaltou a importância de alguns cuidados. “Essa é uma festa muito aguardada por nossa população, que sofreu na pandemia e no pós-enchentes. Mas, não podemos deixar de lado alguns cuidados para evitar aumento de casos da Covid-19, a exemplo do uso de máscara em aglomerações, higienização das mãos quando possível, e em casos de manifestação de sintomas gripais durante essasemana, procurar uma unidade de saúde para realizar a testagem prévia,” finalizou.

Análise microbiológica de alimentos do Hospital de Base está em conformidade com a legislação vigente



O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição que integra a Fundação de Atenção à Saúde (FASI), realiza, semestralmente, a análise microbiológica de alimentos ou em caso de surto alimentar, se houver.

O procedimento, que é feito por uma empresa autorizada (Bahia Analítica), faz parte do controle sanitário, no qual são coletadas amostras de alimentos e integra o Programa de Segurança Alimentar da instituição. O processo de análise de alimentos mais recente foi acompanhado pela coordenadora do Setor de Nutrição do HBLEM, Maria Luiza Souza, e pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).


Na oportunidade, foram realizadas as análises microbiológicas de alimentos ofertados para pacientes, acompanhantes e funcionários da instituição, além dos alimentos de dietas enterais. “As análises são necessárias para que a gente possa obter informações sobre as condições higiênicas e sanitárias durante os processos de manipulação, armazenamento e distribuição das refeições, relacionados à segurança dos alimentos que são oferecidos para esse público”, explica a coordenadora.

Segundo ela, os resultados dessas análises são capazes de mostrar, por exemplo, se há contaminações nos alimentos, qual o microrganismo envolvido e a quantidade, para que se possa ter subsídios para a eliminação e/ou controle dos mesmos, ainda mais se foram patológicos, que causam doenças transmitidas por alimentos.

A coleta foi realizada no dia 9 deste mês e os laudos foram emitidos na quarta-feira passada, dia 22. De acordo com Maria Luíza, os parâmetros analisados nas amostras demonstram qualidade higiênico-sanitária satisfatória. “Os parâmetros estão com os resultados dentro dos limites conforme pede a atual legislação normativa”, diz.

O presidente da FASI, Roberto Pacheco Jr, recebeu com entusiasmo o resultado da análise microbiológica de alimentos neste primeiro semestre. “As análises norteiam nossas ações, certificando a qualidade dos produtos e serviços, garantindo segurança para os nossos pacientes e funcionários”, enfatiza.

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 331/2019 abrange toda cadeia produtiva dos alimentos, tratando dos padrões microbiológicos dos alimentos e a aplicação dos mesmos. Se enquadram nesta resolução os processos de produção, armazenamento, transporte, distribuição, comercialização ou qualquer outra etapa que faça parte da cadeia de alimentos.

Servidores públicos recebem salário de junho antecipado

A Prefeitura de Itabuna decidiu antecipar o pagamento dos salários dos servidores referente ao mês de junho. “Diante da realização do Ita Pedro, festa que marca o retorno dos festejos juninos em nossa cidade, recomendamos ao secretário de Fazenda e Orçamento, Davi Dultra, para que realizasse o pagamento da folha salarial antes do dia 30. Por isso, todo quadro de servidores estará com dinheiro na conta nesta terça-feira, dia 28”, comemorou o prefeito Augusto Castro (PSD).

Desde que assumiu o comando do município, o prefeito Augusto Castro tem honrado o compromisso de campanha de pagar os proventos dos servidores dentro do mês e em datas festivas fazer a antecipação do pagamento. 

“No passado não havia o menor respeito com os servidores que tinham que amargar dois ou três meses de atraso para receber um salário. Hoje em dia, isso não ocorre e tanto efetivos, comissionados e contratados recebem seus proventos dentro do mês trabalhado e no mesmo dia”, lembrou Castro.

A Prefeitura de Itabuna é o maior empregador do município e o pagamento do funcionalismo injeta  mensalmente na economia local pouco mais de R$ 23 milhões, o que contribui para movimentar o comércio e a prestação de serviços na cidade.

Boletim Covid-19 

A  Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. Com dados referentes aos últimos sete dias, Itabuna registra 00 paciente curado, 89 confirmados, sendo 89 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 02; leitos clínicos disponíveis, 06; óbitos confirmados 00 e 00 óbitos descartados, 00.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. 




Ascom/Prefeitura de Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna faz mutirão no combate so mosquito da dengue

Prefeitura Itabuna realiza Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti com ações educacionais e de limpeza no Santo Antônio Prefeitura de I...