quarta-feira, 4 de maio de 2022

ITABUNA EM FOCO:

Itabuna é referência em Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar


A iniciativa da Secretaria Municipal da Educação de construir alternativas de mediação e aprendizagem, em Itabuna, através do Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar, já é referência para outras redes públicas municipais de ensino na Bahia e de outros estados do País. O ATEHD é focado no estudo e ação sobre as necessidades e dificuldades das crianças e adolescentes impossibilitados de frequentar a escola em razão de tratamento de saúde. 

A modalidade de ensino é assegurada na faixa etária do zero aos 15 anos, matriculados ou não nos sistemas de ensino regular – rede pública ou privada -  de Itabuna e de outros municípios do sul do Estado. Operacionalizado por meio de um currículo flexível/adaptado, o ATEHD tem como público-alvo alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II em fase de tratamento de saúde, que implique internação hospitalar, atendimento ambulatorial ou permanência prolongada em domicílio. 

A secretária  Janaína Araújo considera fundamental a modalidade. “Traz um diferencial muito grande, porque demonstra a preocupação que a  Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) tem com a educação inclusiva. É importante, porque nessa modalidade são atendidos alunos de diversos municípios e não só de nossa rede. O critério de escolha é o fato de estar internado em unidade hospitalar ou sendo atendido no domicílio sem a oportunidade de frequentar a unidade escolar”, resumiu.

A titular da SEDUC afirma que a rotatividade e o atendimento para alunos que não são da Rede Municipal de Ensino faz com que se tenha uma quantidade de estudantes significativa durante o ano letivo.  “Todo o material didático e todo o material humano é ofertado pela Prefeitura de Itabuna, o que é um grande diferencial. Representa grande custo financeiro, mas grande ganho quando percebemos que crianças e adolescentes com o atendimento educacional especializado, com a possibilidade de recuperação para essas pessoas”, sintetiza.

A coordenadora pedagógica do Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar, professor Maria Rita Prudente da Silva Souza, destaca que após dois anos acontecendo de  forma remota e com oficinas pedagógicas pontuais, devido à pandemia da COVID-19, as atividades do ATEHD voltaram a ser executadas presencialmente desde o último mês de fevereiro, inclusive, atendendo aos alunos do segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Atualmente, segundo Maria Rita, são atendidos de forma contínua 80 crianças e adolescentes e são registrados mensalmente 300 atendimentos didático-pedagógico, psicopedagógico e psicológico de maneira rotativa. "Com base na metodologia do Atendimento Educacional Especializado, contamos com uma equipe de 10 profissionais dedicados à pesquisa sobre a temática da educação inclusiva, cujos resultados são referência em diversas regiões do Brasil”, argumenta. 

Na Bahia, somente Salvador e Itabuna oferecem o Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar. Os espaços de atuação dos profissionais do ATEHD estão organizados em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAAC - Sul Bahia), funcionando no ambulatório, enfermarias e brinquedoteca para pacientes oncológicos do Hospital Manoel Novaes e na Casa da Criança do GAAC. 

O Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar acontece ainda para pacientes do Setor de Hemodiálise do Hospital Calixto Midlej Filho  da Santa Casa de Misericórdia, do Centro de Referência da Doença Falciforme (CEDORFI), em Itabuna, bem como para pacientes em leitos domiciliares.  O acesso ao atendimento é feito mediante comunicado.

Secretaria de Promoção Social promoveu café da manhã para gestantes


Em alusão ao Dia das Mães,  celebrado no segundo domingo de maio, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 4, um Café da Manhã para as gestantes que são assistidas pelo Projeto Itabuna Mãe e mães do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no CRAS São Caetano. 

A programação contou com som ao vivo, entrega de brindes, palestra de fortalecimento e dinâmica de socialização e, de acordo com a secretária de Promoção Social, Andrea Castro, a programação teve como objetivo valorizar e homenagear todas as mães. 

“É uma data muito importante. Não poderíamos deixar passar sem prestar a nossa homenagem às mães do nosso município.e Por isso, reunimos as gestantes e mães assistidas pelos nossos equipamentos de assistenciais para fazer Café da Manhã e entregar uma foto emoldurada para que elas possam guardar esse momento felizes”, contou a titular da Semps. 

O projeto Itabuna Mãe é o maior programa de assistência à gestantes em vulnerabilidade social já existente no município. Atualmente assiste cerca de 100 mulheres residentes no município que estão em dia no acompanhamento do pré-natal, com o número de identificação social (NIS) ativo, cadastradas nos CRAS e participando das oficinas e encontros de grupos realizados pelo programa.

Remoção de entulhos na zona sul é intensificada pela Prefeitura 

A Prefeitura de Itabuna chega nesta semana a alguns bairros da zona sul da cidade para a remoção de entulhos descartados de forma irregular. Em paralelo ao trabalho das equipes do Departamento de Limpeza da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, também tem sido promovida a conscientização da população sobre a importância do descarte do lixo e entulho nos locais e  horários adequados.

Nesta terça-feira,  dia 3, por exemplo, as equipes atuaram na Rua Fernando Gomes, lateral do clube da União dos Servidores do Município de Itabuna (USEMI) - um ponto viciado de descarte ilegal de lixo e entulho. 

A coleta também foi executada na lateral do Colégio CAIC Jorge Amado, nos bairros Jardim Primavera, Morumbi, Urbis IV, Mangabinha, Avenida Roberto Santos, no Zizo, e nas Ruas do Paty e Floresta, no São Caetano.
 
ROÇAGEM 
Já os serviços de roçagem  foram executados nas ruas do Prado e Avenida Beira Rio e imediações da Câmara de Vereadores, no  Conceição, e  de Palha, na zona oeste. As podas de árvores, corretivas e preventivas, também têm sido realizadas. 

“São serviços muito importantes para a garantia da segurança de pedestres e condutores de veículos, inclusive na avenida Beira Rio, onde há intenso fluxo de pessoas e veículos”, comentou o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini. Ele recomenda que as pessoas evitem descartar lixo e entulhos em terrenos baldios que podem servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti.

SESOP treina Guardas Civis para Sistema Digital de Gestão Pública e Ocorrências 


A Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SESOP) vai implantar o “Sistema de Gestão Pública e Ocorrência (SGPO – 153)” para monitoramento de ocorrências que envolvam a Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA) e d Patrulha Guardiã Maria da Penha. Com o software, será possível mapear toda a cidade de Itabuna.  

O titular da SESOP,  delegado Humberto Mattos, ressalta que com este projeto segue a proposta de modernização de toda Administração municipal liderada pelo do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), que tem investido na qualificação e valorização dos servidores municipais. Diante da necessidade de atualização, a Secretaria promoveu nesta quarta-feira, dia 4, no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM), um treinamento para os Guardas Civis Municipais. 


“Estamos implantando um novo software para que o 153 seja informatizado totalmente.  Com o SGPO- 153 vamos poder receber chamadas de ocorrências e fazer boletins, além de ter acesso a uma mancha geográfica destas ocorrências”, explica.  Pelo menos 24 GCMs estão sendo treinadas.

Como resultado, o secretário Humberto Mattos acrescenta que a SESOP terá estatísticas De ocorrências em cada um dos bairros, vai identificar aqueles mais ocorrências, tipos de demandas e, consequentemente, poderá traçar um melhor planejamento para a segurança pública do município
.
O treinamento para implantação da nova tecnologia tem duração de dois dias com a participação de duas turmas. “Em seguida,  todos participarão de um laboratório para a prática durante 15 dias. No  máximo em 30 dias estaremos com o SGPO-153 em funcionamento, inclusive levando o sistema para os circuitos das grandes festas realizadas pela Prefeitura, a exemplo do São Pedro. Nossa meta é oferecer um bom atendimento 24 horas, com resolutividade”, acrescenta o secretário. 

Responsável pela implantação do software, Bruno Abreu, que é especialista em arquitetura de software há 20 anos, explica que para implantação do sistema foi necessário fazer um estudo de caso. “Como resultado, criamos um simples formulário que é respondido pelo Guarda Civil Municipal num tempo médio de 1 minuto. Tudo isso fará com que a tomada de decisões do seja muito mais eficiente”, afirmou.

O inspetor do Núcleo Educacional da GCM, Valdir Francisco, finaliza que o melhor de todo esse sistema será a qualidade do serviço que será prestado a população,  vigilância e fiscalização dos prédios públicos, deslocamento de viaturas e  tomada de decisões quando do registro de ocorrências pelo SGPO – 153.”Vamos ter ganhos em escala”, finalizou.

Boletim Covid-19 



O Boletim do Covid-19 divulgado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde traz as seguintes informações. Com dados referentes aos últimos sete dias, Itabuna registra 00 paciente curado, 01 confirmado, sendo 01 caso ativo; leitos em UTI ocupados 01; leitos de UTI disponíveis 01; internados em leitos clínicos 01; leitos clínicos disponíveis, 07; óbitos confirmados 00 e 00 óbitos descartados, 00.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Em ambientes abertos, liberado uso de máscaras. Já em locais fechados use máscara.

Ascom/Prefeitura de Itabuna

04.05.2022

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