PrefeituraPrefeitura prossegue obras de recuperação de quadras esportivas
A quadra esportiva do Banco Raso, está com obras de requalificação em andamento. A iniciativa é Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL). Pelo projeto, o equipamento vai ganhar piso, alambrado, iluminação e arquibancada novas .
“A quadra será poliesportiva, porque antes somente era usada para futsal. Agora, o espaço será aberto também para basquete, handebol e vôlei”, informou o secretário de Esporte e Lazer, Maico Franco. Segundo ele, o trabalho da prefeitura para alavancar o esporte, será realizado ainda nas imediações do Mangabinha, ao lado da quadra de areia.
“ O local vai passar pela mesma requalificação, tão logo haja a conclusão da quadra do Banco Raso”, disse. Ele acrescenta que há uma parceria com o Governo do Estado para Itabuna ganhar duas areninhas, ou seja, campos society.
As areninhas serão construídas onde hoje é o campo de areia na Avenida Fernando Cordier e na antiga feira livre do Bairro da Conceição. “ s campos foram anunciados na semana passada pelo Governo da Bahia e terão grama sintética, alambrado e iluminação”, afirmou o secretário de Esporte.
Na mesma solenidade em que o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães anunciou as obras das areninha, ele informou que até o final deste mês estaria pronta a Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso que passa por obras de requalificação.
INTERBAIRROS
O secretário de Esporte e Lazer informou que o Campeonato Interbairros de Futebol 2022 ainda não tem data para acontecer. No entanto, a requalificação nos campos de várzea, onde os jogos acontecem será executada em parceria com a Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB).
“ As melhorias serão feitas 20 dias antes do início da competição. Os campos precisam ser roçados e as traves pintadas” adiantou o secretário de Esporte e Lazer, Maico Franco.
Prefeitura trabalha para controlar casos de epidemia de dengue
“A situação da dengue em Itabuna é preocupante em função do aumento de notificações a cada semana. Se continuar nesse ritmo, poderemos ter uma nova epidemia como a que ocorreu em 2016”. O alerta é da diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Maristella Antunes, ao informar que de janeiro até o dia 26 de abril, já foram confirmados quase 500 casos no município.
Segundo ela, o diagrama de controle da Vigilância em Saúde mostra que os casos de dengue, chikungunya e zika vírus vem aumentando a cada semana e ainda que o número de notificações pode ser ainda maior por conta das subnotificações, ou seja, de pessoas que contraem as arboviroses e se tratam em casa.
Maristella informa qu para intensificar ainda mais as ações de combate ao vetor, os agentes de combate às endemias trabalham nos três noturnos. À noite, por exemplo, quando o movimento de carros e transeuntes diminui nas ruas, eles realizam pulverização de inseticida nas áreas mais afetadas, como nos bairros Mangabinha, Santo Antônio, Bananeira, Conceição e no centro da cidade.
Os agentes de combate às endemias, protegidos com Equipamento de Proteção Individual (EPIs), usam bombas costais motorizadas para a aplicação do produto. “Embora o combate ao mosquito seja feito em todos os pontos da cidade, alguns lugares exigem mais esforço das equipes”, reforça a diretora. Ela destaca que outra ação diária é o recolhimento de pneus descartados irregularmente e aqueles acumulados em borracharias, oficinas e terrenos baldios. Com as chuvas, se tornam um ambiente ideal para a proliferação do Aedes aegypti.
A diretora Maristella Antunes anunciou a criação de uma sala de situação intersetorial para o envolvimento das secretarias e demais departamentos municipais na luta contra o transmissor das arboviroses. Mas diz que apenas o esforço da Secretaria Municipal de Saúde é insuficiente se não houver a participação da comunidade. “Não podemos esquecer que o mosquito se reproduz com facilidade dentro das casas. Por isso, é preciso cuidados mínimos como cobrir qualquer vasilhame com água”.
A diretora lembra que a fêmea do mosquito deposita seus ovos nas bordas desses recipientes sejam pequenos ou grandes. Em dois ou três dias, após o contato com a água os ovos viram larvas e se transformam em mosquitos adultos num prazo que varia de três a cinco dias. “É importante que as famílias de Itabuna se unam ao esforço dos agentes de combate endemias para garantir que o município vença esse desafio e fiquemos livre de uma possível pandemia”, apela.
Hospital de Base realiza capacitação sobre cuidados com higiene na Unidade
A higiene no controle de infecções que podem ocorrer dentro de hospitais foi o assunto da 2ª Capacitação em Central de Saneantes Hospitalares e Atualização do Protocolo de Diluição 2022. O assunto foi debatido na tarde de segunda-feira, dia 2, no auditório do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães contando com a participação dos funcionários do Setor de Higiene e Nutrição.
Aberto pela presidente Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), Fernanda Ludgero, e o diretor-administrativo Roberto Gama, ambos frisaram a importância do tema nos cuidados hospitalares.
Entre os palestrantes estava a coordenadora do Serviço de Higiene do Base, enfermeira Daniela Guimarães. Ela abordou assuntos como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), biossegurança e padronização de diluição dos saneantes hospitalares.
Daniela considera o serviço fundamental na manutenção de um ambiente hospitalar higienizado e seguro nos cuidados aos pacientes. “A higienização do espaço é tão importante quanto a assistência ao paciente, pois todos sabemos que hospitais podem ser um veículo de contaminação e transmitir patógenos”, alerta.
A enfermeira ressaltou que um ambiente higienizado oferece conforto, bem-estar e segurança ao paciente, familiares e do mesmo modo para a equipe de saúde.
O representante regional da Diversey do Brasil, Sandro Bulhões, participou da 2ª Capacitação. “ A equipe de higienização foi composta por 15 funcionários, que após o evento receberam certificado da Diversey”, disse a enfermeira.
Descarte de resíduos é debatido
Representantes da Prefeitura de Itabuna reuniram na manhã desta terça-feira, dia 3, com comerciantes que atuam no segmento empresarial de conchas coletoras para discutir o descarte de lixo e entulho na cidade em atendimento às normas relacionadas ao uso adequado do solo, o Código de Posturas do Município e a legislação ambiental. A orientação é que todo material das conchas coletoras seja descartado no aterro sanitário certificado.
O secretário Humberto Mattos, titular da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), explica que a intenção é organizar o setor para que as normas relacionadas ao descarte de lixo e entulho observem a legislação. “Essa reunião foi muito importante porque apresentamos informações relacionadas ao Código de Posturas, o Código de Obras e a legislação ambiental”, explicou.
Há um ano, a Prefeitura fechou o antigo lixão para se adequar ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos e passou a descartar o lixo domiciliar num aterro certificado da CVR Costa do Cacau, na rodovia Ilhéus – Itabuna. “Os representantes do segmento saíram do encontro muito mais unidos e fortalecidos, porque saíram com a certeza de que precisam se organizar mais, inclusive por meio de uma associação”, disse Mattos.
Já o superintendente de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Francisco de Sousa Lino Filho, frisa que é um compromisso do prefeito Augusto Castro (PSD) manter a ordem pública e limpeza da cidade e cumprir a legislação ambiental. “O fechamento do lixão, fonte de contaminação e doenças foi um compromisso que ele assumiu durante a campanha que o elegeu”, lembrou.
“Itabuna foi destaque nacional ao extinguir o antigo lixão que era responsável por graves problemas sociais, sanitários e ambientais e implantou o aterro sanitário. Agora, seguimos na mesma linha orientando e adotando medidas no que diz respeito ao descarte irregular de lixo e entulhos. A partir de agora as empresas precisam se organizar para jogar todo resíduo em local adequado”, comentou o superintendente Sousa Lino.
O diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, ressaltou que Itabuna tem uma grande quantidade de pontos viciados de descarte de entulho, que chegaram a passar de 200 no ano passado. “Mas, estamos trabalhando firmes com o propósito de extinguir estes pontos. Já conseguimos encerrar 60 pontos viciados”, detalhou.
Em audiência pública na Câmara, secretários detalharam projeto para financiar o desenvolvimento do município
“O Produto Interno Bruto (PIB) de Itabuna vem caindo ao longo dos anos, situação que se agravou acentuadamente depois de 2018. Atualmente, o município é o 14º PIB baiano, depois de figurar entre a 5ª e 6ª posições no começo da década, iniciada em 2000”. A constatação foi apresentada pela secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, que participou de audiência pública convocada pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Erasmo Ávila, na noite de segunda-feira, dia 2.
Ao lado dos secretários Almir Melo Jr, da Infraestrutura e Urbanismo, e Josué Brandão Júnior, de Governo, a titular da Seplan respondeu questionamentos relativos ao projeto de lei autorizativo para que a Prefeitura possa contratar até US$ 30 milhões para um programa de reestruturação da cidade. Pelo projeto, o município buscará recursos por meio da tomada de crédito com juros variando entre 2% e 2,5%, com carência de cinco anos junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).
Para tomar o crédito, o município estabeleceu um programa com três eixos: reestruturação urbana e ambiental, expansão da mobilidade urbana e reestruturação dos bairros. Segundo a secretária, o município está apto à captação de recursos em organismos financeiros nacionais e internacionais para os investimentos necessários a atender o diagnóstico que aponta a necessidade de reconstrução da cidade, inclusive para contribuir na redução das desigualdades sociais, após as enchentes.
O secretário Almir Melo Jr afirmou que Itabuna precisa de recursos para financiar seu desenvolvimento, seguindo o exemplo de outros municípios baianos como Feira de Santana, Alagoinhas, Porto Seguro, etc. que elaboraram projetos semelhantes. “Itabuna agora é a bola da vez. Não pode se apequenar, porque há carências estruturais. Precisamos preparar a cidade para os investimentos que estão chegando como o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste”, explicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável