Prefeitura reforma e moderniza a Escola Charlotte Petri
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realizou a reforma e a modernização da escola do campo Charlotte Petri, antes conhecida como Escola Áurea Lima, situada na Fazenda Santo Antônio, rodovia BR-101, trecho Itabuna - Itajuípe. As obras aconteceram em parceria com os proprietários do imóvel rural.
A Escola Charlotte Petri é uma instituição de ensino que conta com 27 alunos matriculados e funciona em dois turnos. No matutino, com classes multisseriadas, na qual na sala de aula há várias séries do ensino fundamental, com crianças com idade entre quatro e cinco anos.
Já o turno noturno é destinado para alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), popularmente conhecido como supletivo. As aulas são para aquelas pessoas que não completaram o ensino médio regularmente.
As obras de reforma da unidade tiveram duração de cerca de quatro semanas para a instalação de um novo telhado, forro, pintura e ampliação do anexo que passou a ter uma sala de aula, sala de leitura e brinquedoteca. A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Educação atendeu ao pedido da proprietária do imóvel.
A funcionária Edinete Carvalho Souza, conhecida como Nete, trabalha na escola há 14 anos. Ela é a responsável por atender todas as demandas da unidade escolar do campo, desde diretoria, merendeira, administradora e professora. No turno noturno, leciona para alunos do EJA. Foi graças à sua dedicação que a reforma foi concretizada.
“Investir na educação é sempre muito importante. Agradeço a secretária Janaína Araújo, toda equipe da Seduc e ao prefeito Augusto Castro por nos ajudar com essa reforma. Sempre almejamos esse momento. É gratificante ver que agora nossos alunos terão um lugar ainda mais aconchegante para aprender”, disse a professora Edinete Carvalho.
A nova denominação da escola de campo se deu em homenagem à dona Charlotte Petri, falecida mãe do proprietário da Fazenda Santo Antônio. “ Há mais de vinte anos que os proprietários tentavam mudar o nome dessa escola. Somente agora, na gestão do prefeito Augusto Castro, conseguimos ter êxito. Estamos muito felizes, breve faremos a inauguração”, conclui a dedicada professora.
Secretaria de Esporte e Lazer retoma projeto de natação e hidroginástica no Ciso
Depois de cerca de um mês temporariamente suspenso devido aos serviços de manutenção na piscina e alguns reparos nas demais dependências do Colégio Sesquicentenário (Ciso), a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) retomou na terça-feira passada, dia 29, o Projeto Aquático. Atualmente 740 pessoas estão inscritas para aulas de hidroginástica e natação.
De segunda a sexta-feira, das 6 às 17 horas, 417 mulheres e 323 homens se dedicam às as aulas no parque aquático do Ciso nas duas atividades físicas que fortalecem os músculos, auxiliam na perda de peso, elevam a autoestima, relaxam e tornam a vida mais saudável. A maioria dos participantes é de bairros próximos: Fátima, João Soares, Santa Inês, Parque Boa Vista, Vila das Dores, Califórnia, São Roque, Parque Verde e Alto Maron.
Mas, muitos são provenientes de outras áreas da cidade, a exemplo dos bairros Pedro Jerônimo, São Caetano, Jaçanã, Santo Antônio, São Pedro, Banco Raso, Monte Cristo, Novo São Caetano, Sinval Palmeiras, Centro, Maria Pinheiro, Jorge Amado e Nova Califórnia.
Na modalidade da hidroginástica estão matriculados 282 alunos, sendo 201 alunos divididos em cinco turmas pela manhã e 81 alunos à tarde, em duas turmas. Já na natação ao todo são 458 participantes, sendo 262 alunos em nove turmas no período matutino e 196 alunos em oito turmas no vespertino.
O diretor de Esportes da Semel, Maico Franco, as pessoas que desejarem se inscrever no projeto devem comparecer ao parque aquático do Ciso, onde há uma lista de espera. “Assim que surgem vagas, vamos encaixando aqueles que querem participar”, informou.
Segundo ele, em breve a Secretaria de Esportes terá de volta Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso que está sendo requalificada numa parceria entre a Prefeitura de Itabuna e o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (Setre). “Com isso, vamos abrir novas turmas para a prática de hidroginástica e natação. Ou seja, serão dois núcleos dedicados à atividade”, finalizou.
Centro de Referência à Saúde do Idoso atende mais de 3.500 pacientes
Um dos mais importantes programas de promoção à saúde e tratamento do idoso (Prosi/Hiperdia) desenvolvido pela Prefeitura de Itabuna tem mais três mil pacientes cadastrados e assistidos regularmente. São pouco mais de mil idosos com diagnóstico de diabetes e 2.500 portadores de Alzheimer, Parkinson e Osteoporose e outros agravos. Eles são atendidos no Centro de Referência à Saúde do Idoso, que funciona anexo à Unidade Básica de Saúde Izolina Guimarães, no Zildolândia.
A coordenadora da Centro de Referência da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Larissa Morgana Carvalho, informou que os pacientes tem consultas regulares previamente agendadas, lembrete por meio de ligação telefônica no dia da consulta e o acompanhamento permanente aos hipertensos e diabéticos, além do tratamento propriamente dito com emissão de receita e a distribuição de algum tipo de medicamento fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O trabalho é feito diariamente por uma equipe multidisciplinar integrada por cardiologista, endocrinologista, geriatra, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente social, enfermeiros e técnicos. Larissa lembra que o Centro de Referência à Saúde do Idoso também trabalha com pessoas com doenças degenerativas, algumas sem cura.
“Nosso objetivo é melhorar a independência e a autonomia desses pacientes, que precisam não só de assistência médica, mas de um cuidado especial e um olhar diferenciado”, contou a coordenadora. Ela informou que no total são 18 profissionais de saúde comprometidos para garantir a manutenção e recuperação da saúde física, mental e funcional do paciente para que seja ativo e conviva dentro do contexto familiar, além de uma melhorar a qualidade de vida.
Para concluir, Larissa Carvalho disse que, por conta da pandemia nos últimos dois anos, outras atividades como palestras, encontros e oficinascuidadores de pessoas da terceira idade que eram realizadas regularmente foram suspensas. “Mas, a unidade não descartou a possibilidade das ações voltarem no momento oportuno, quando não houver mais risco de contaminação da Covid-19”, garantiu.
Secretário de Gestão e Inovação é exonerado para concorrer a cargo político
O advogado José Alberto de Lima Filho foi exonerado do cargo de Secretário de Gestão e Inovação em cumprimento à Legislação Eleitoral, permitindo que concorra a uma vaga de deputado estadual. O Decreto nº 14.863 assinado pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), foi publicado na edição desta sexta-feira, dia 1º, do Diário Oficial do Município.
Zé Alberto é graduado em direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), com pós-graduação em Lato Sensu em Direito Público pela Faculdade Jorge Amado. Com forte influência no movimento católico e com uma atuação de destaque à frente da Secretaria de Gestão e Inovação. Está no atual governo desde janeiro do ano passado. Sua indicação à Assembleia Legislativa é do prefeito Augusto Castro.
Campanha de Vacinação Influenza Tríplice Viral começa na segunda-feira.
A Secretaria Municipal de Saúde inicia na segunda-feira, dia 4, a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação contra o Sarampo por meio da Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), em Itabuna. As vacinas serão aplicadas concomitantemente com a vacinação contra a Covid-19.
O objetivo da “Tricampanha” é imunizar a população das doenças virais e respiratórias que mais têm acometido as pessoas nesta época do ano, especialmente com a chegada do outono. As campanhas serão divididas em duas etapas paralelas, contemplando a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde e ações especiais da Rede de Frio.
Na primeira fase da vacinação de Influenza, de 4 a 30 de abril, serão imunizados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da Saúde. No mesmo período, acontece a primeira fase da vacinação da Tríplice Viral, quando serão priorizados os trabalhadores de saúde.
Já na segunda fase da Influenza, de 2 de maio a 3 de junho, serão imunizadas crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, professores, pessoas com comorbidade, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores do transporte rodoviário.
Ainda, forças de Segurança e Salvamento, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas. Quanto à segunda fase da Tríplice Viral, que acontece no mesmo período, serão imunizadas crianças de seis meses a menores de 5 anos.
A Influenza é uma doença considerada infecção respiratória aguda, causada por diferentes vírus. Com estações mais frias, a exemplo do outono, o vírus A, que está associado a epidemias e pandemias, apresenta um aumento considerável.
A transmissão ocorre, principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por espirro, tosse e contato com pessoas contaminas. Os sintomas incluem febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse.
Já o Sarampo é uma doença exantemática (provoca erupções na pele) infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias. Crianças desnutridas e menores de um ano de idade são as mais acometidas.
CONTRAINDICAÇÕES
As situações de contraindicação da vacinação da Tríplice Viral são reações alérgicas (anafilaxia) à dose anterior da vacina; crianças menores de 5 anos de idade com imunodepressão grave por pelo menos 6 meses, ou com sintomatologia grave e gestantes.
As trabalhadoras da saúde gestantes não vacinadas ou com esquema incompleto para o sarampo não deverão receber a vacina tríplice viral. A vacinação contra o sarampo deverá ser agendada para o pós-parto.
A coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, afirma que “a vacinação é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra essas doenças, além de contribuir na redução da circulação viral na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco” alerta.
MOÇÃO DE PESAR
Consternado, recebi a notícia do falecimento nesta sexta-feira, dia 1º, do amigo Rosivaldo de Souza Almeida, uma figura popular que todos conhecíamos como Liu.
Durante muito tempo tive boa relação de amizade com ele que fazia questão de me cumprimentar nas ruas e nos eventos públicos ultimamente numa cadeira de rodas em razão de amputação de uma perna agravada pelo diabetes.
Neste momento de dor de seus familiares e amigos, peço a Deus que o recebeu com misericórdia e amor. E que conforte as pessoas que mais amava para que sigam lembrando-se dele por sua humildade e resignação;
Itabuna, 1º de abril de 2022.
*Augusto Castro*
Prefeito
Boletim Covid-19
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje o Boletim do Covid-19 com dados referentes aos últimos sete dias. Itabuna registra 26 pacientes curados, 26 confirmados, sendo 0) caso ativo; leitos em UTI ocupados 01; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 09; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados 00 e 00 óbitos descartados, 00.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Em ambientes abertos, liberado uso de máscaras. Já em locais fechados use máscara.
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável