Mês da Mulher, Hospital de Base fez 87 encaminhamentos de cirurgias7
Começam na sexta-feira, dia 1º, os procedimentos cirúrgicos encaminhados pelo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães como resultado das ações realizadas nos dias 15,16 e 17 de março, nas atividades relativas ao Mês da Mulher. Ao todo foram 87 cirurgias agendadas para mulheres que participaram do mutirão.
O evento realizado pelas secretarias municipais de Promoção Social e Combate a Pobreza e Saúde em parceria com a Fundação de Atençã
o à Saúde de Itabuna (FASI) reuniu centenas de mulheres. Do total de cirurgias agendadas, 44 foram para histerectomia, que é a retirada do útero. Todos os procedimentos serão realizados no Hospital de Base.
o à Saúde de Itabuna (FASI) reuniu centenas de mulheres. Do total de cirurgias agendadas, 44 foram para histerectomia, que é a retirada do útero. Todos os procedimentos serão realizados no Hospital de Base.
“A importância de eventos dessa natureza é acolher e dar acesso às pessoas aos serviços ofertados pelo Hospital de Base e demais secretarias municipais envolvidas. É nossa obrigação colocar as instituições públicas, das diversas secretarias a serviço do povo. E as secretarias de Promoção Social e Saúde são grandes parceiras desse movimento”, afirma a presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), Fernanda Ludgero.
De acordo com o coordenador do ambulatório do Hospital de Base, Saulo Moura, as mulheres que compareceram à Central de Regulação instalada na unidade hospitalar, com marcações pendentes de cirurgia e documentação, serão encaminhadas para consultas “ A partir do dia 1º de abril vamos chamar essas pacientes para as consultas e procedimentos cirúrgicos” , disse.
De acordo com Saulo Moura, no total foram 989 mulheres atendidas nos estandes montados na área externa do Hospital de Base em busca de serviços entre marcação de exames, com 734 agendamentos, cirurgias, citologia, além do espaço beleza e orientação sobre programas sociais .
“As citologias, exames para diagnosticar lesões no cólon do útero, totalizaram 111 procedimentos. Os resultados destes exames serão entregues nas Unidades Básicas e de Saúde da Família do bairro onde a paciente mora para facilitar o atendimento de cada uma delas”, informa o coordenador do ambulatório do Hospital de Base.
“Cerca de 80 pessoas foram atendidas durante todo o período da feira, que foi realizada com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção e tratamento precoce destas duas patologias”, informou. A enfermeira da USF Fátima I, Taline Ferreira, explica que pacientes com hanseníase e tuberculose são encaminhados par unidades de referência.
“Caso seja identificado algum caso, o paciente vai para atendimento e tratamento na Unidade de Saúde José Maria Magalhães Neto (antigo F-Sesp)”, informa Talien Ferreira. Além das atividades de educação em saúde, foram oferecidos testes rápidos.
Os pacientes passaram por detecção de HIV, Sífilis e as Hepatites C e B, citologia oncótica (exame preventivo do colo do útero), aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar, solicitação de exames e encaminhamentos, além de consultas multiprofissionais e dispensação de medicamentos.
Prefeitura vai demolir imóvel que desabou
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Sesop), informou que o imóvel de três pavimentos em construção, abandonado na Rua Góes Calmon, no Bairro Lomanto, estava interditado e isolado, depois de ter sido vistoriado pelo órgão que notificou proprietários e vizinhos.
A estrutura deveria ter sido demolida, apesar de aberto processo licitatório para contratação de uma empresa especializada nesse tipo de serviço, não foi concluído porque o certame deu deserto, ou seja, sem licitantes. Diante dos fatos verificados nesta madrugada, a Defesa Civil disse que o que resta da estrutura necessita de demolição por ainda apresentar risco à vizinhança. Segundo o órgão, ninguém ficou ferido e o processo para a contração de uma empresa para realizar a demolição está em andamento.
Prefeitura segue monitorando áreas com remoção de pontos viciados de lixo e entulho
Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos segue monitorando áreas que abrigam pontos de descarte irregular de lixo e entulho, fazendo a remoção e ao mesmo tempo levando conscientização a população sobre a importância do descarte adequado. Na Avenida Bionor Rebouças, Antique, e Rua do Prado, no Bairro Conceição, a situação estava crítica com muito lixo e até sofá velho à margem do Rio Cachoeira.
O diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, informa nesta terça-feira, dia 29, outros tipos de ações como roçagem, sacheamento e coleta de resíduos de roçagem e lixo estão sendo realizados nas ruas Benigno Alves e Travessa Monte Alto, no Fátima; A e V, no Monte Cristo fundos do Hospital Manoel Novais e Praça Beira-Rio; Avenida Amélia Amado e área verde do F-Sesp.
Outra equipe também está atuando na Rua Pedro Zildo Guimarães, no Zildolândia, condomínios residenciais Jubiabá, São José e José Pereira Rabelo (BNH), no Banco Raso; Rua Ubaldino Brandão, no Mangabinha, entrada do Vale das Pedras e do Novo Horizonte, Rua José Alves Franco, no Caixa D'Água , dentre outros.
Hospital de Base e Faculdades Santo Agostinho formalizam convênio para residência médica
Fernanda |
A Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna, instituição mantenedora do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, e as Faculdades Santo Agostinho de Itabuna (FASA) formalizam na tarde desta terça-feira, 29, convênio para disponibilização de especialização em cirurgia clínica em residência médica. O convênio será assinado às 14 horas, na sede da FASA, no Bairro Nova Itabuna.
A presidente da FASI, enfermeira Fernanda Ludgero, afirma que as Faculdades Santo Agostinho têm dado todo o apoio para que o Hospital de Base seja transformado em um hospital-escola.
“O Hospital de Base recebe muitos residentes e estudantes, mas de fato, ainda não é um hospital-escola. A FASA pretende colaborar nesse processo para que esta importante unidade regional de saúde, que é referência em todo o Estado da Bahia, preencha os pré-requisitos e se transforme verdadeiramente num hospital-escola”, destacou Fernanda Ludgero.
Recentemente, 25 profissionais de diversas áreas acadêmicas, a exemplo de Fisioterapia, Assistência Social, Nutrição, Enfermagem, Psicologia e Odontologia, oriundos de vários estados, reforçaram o atendimento em quatro Unidades de Saúde da Família (USF) da Rede Primária da Secretaria Municipal de Saúde.
Esta iniciativa foi resultado de uma parceria, que foi renovada pela Prefeitura de Itabuna com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), por meio do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família.
Itabuna torna facultativo uso de máscara
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), assinou o Decreto nº 14.857, que será publicado na edição eletrônica do Diário Oficial do Município, que torna facultativa a utilização de máscara de proteção contra o novo coronavírus em ambientes abertos. Além disso, autoriza no município os eventos e atividades com a presença de público com até 10 mil pessoas.
Com isso, também fica autorizado a ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local, respeitando o limite de pessoas, em logradouros públicos ou privados, eventos urbanos e rurais, circos, parques de exposições, passeatas, solenidades de formatura, cerimônias de casamento e afins, desde que permitam o cumprimento dos protocolos de segurança e saúde.
Em locais fechados, bem como transporte individual e/ou coletivo, é obrigatório o uso de máscaras de proteção contra o coronavírus.
A realização de eventos que não tornem obrigatórias a utilização de máscara de proteção durante a sua ocorrência, fica condicionada à presença de público limitada e ao atendimento, pelo público, artistas, colaboradores e equipe técnica, acerca da exigência da comprovação da vacina, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos.
A vacinação deverá ser comprovada mediante apresentação da carteira fornecida no momento da imunização ou do Certificado COVID-19, obtido através do aplicativo CONECT SUS do Ministério da Saúde, que contenha a confirmação de, no mínimo: duas doses da vacina ou dose única, para o público geral; uma dose da vacina para crianças e adolescentes, observado o prazo de agendamento para 2ª dose; doses de reforço subsequentes da vacina para o público alcançado por esta etapa da Campanha de imunização contra a COVID – 19
Fica autorizada a presença de crianças não alcançadas pela Campanha de Imunização nos eventos desportivos coletivos profissionais, nos espaços culturais como cinemas e teatros, bem como em museus, parques de exposições e espaços congêneres, quando acompanhadas por responsável legal, desde que atenda ao quanto disposto no Decreto.
Bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos que não exista a obrigatoriedade de utilização da máscara de proteção facial durante todo o tempo de permanência, funcionarão com acesso condicionado ao atendimento ao Decreto, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos.
Estabelecimentos comerciais, de serviços e financeiros, tais como: mercados, farmácias, agências bancárias, lotéricas e afins, deverão controlar, de forma rigorosa, a capacidade de lotação, considerado o tamanho do espaço físico, de forma a organizar filas e o fluxo de pessoas, coibindo qualquer tipo de aglomeração, respeitando todos os protocolos sanitários.
As secretarias de Segurança e Ordem Pública; Infraestrutura e Urbanismo; Saúde; Transporte e Trânsito e Indústria, Comércio, Emprego e Renda, por meio dos fiscais e agentes, adotarão as medidas necessárias, tendo em vista o disposto neste Decreto, em conjunto com a Polícia Militar da Bahia, nos termos do que dispõe o Decreto Estadual n° 21.027, de 10 de janeiro de 2021.
Boletim Covid-19
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje o Boletim do Covid-19 com dados referentes aos últimos sete dias. Itabuna registra 45 pacientes curados, 45 confirmados, sendo 0 casos ativos; leitos em UTI ocupados 01; leitos de UTI disponíveis 03; internados em leitos clínicos 04; leitos clínicos disponíveis, 04; óbitos confirmados 00 e 00 óbitos descartados, 00.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Diante da circulação da variante Ômicron, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.
Ascom/prefeitura de Itabuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável