Prefeito Augusto Castro inaugura o novo CEMEPI que comemora 54 anos
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), inaugurou na manhã desta quinta-feira, dia 17, as novas instalações do Centro Médico Pediátrico de Itabuna (CEMEPI) que a partir de agora vai oferecer atendimento 24 horas integralmente pelo SUS por meio de convênio com a Prefeitura. A solenidade de entrega acontece no ano em que o hospital completa 54 anos.
“Essa foi uma luta de muitos anos. Deputado estadual consegui viabilizar recursos para manutenção deste equipamento. Quando candidato a prefeito, fiz promessa na campanha que hoje é realidade. Isso é motivo de muita alegria. Desde o início do meu mandato, me comprometi em fazer a diferença em Itabuna, principalmente na área da saúde”, comentou o prefeito Augusto Castro.
Ele destacou a importância do hospital pediátrico para a história do município. “Itabuna é referência em saúde e estamos investindo pesado nesse setor, mudando a realidade. Mais uma prova disto é a entrega deste equipamento moderno e humanizado que ainda conta com um anexo gripário para urgência e emergência”, falou.
A solenidade contou com a presença do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), considerado o padrinho do CEMEPI. Ele destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 600 mil para as obras de reforma e modernização do hospital. “Cumprir mais um compromisso da minha relação com o prefeito Augusto Castro e o povo de Itabuna”, afirmou.
“O prefeito sinalizou o CEMEPI primeiro por considerar que esse hospital é um símbolo da pediatria em Itabuna. Novos recursos ainda virão. Vamos equipar todo CEMEPI. Não vai faltar uma área deste hospital sem novos equipamentos, pois é assim que eu quero nortear a minha relação com Itabuna”, ressaltou.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, externou sua satisfação ao frisar que Itabuna passa a contar com mais uma porta de entrada para o atendimento pediátrico. “Hoje é um dia para comemorar. O sonho do prefeito Augusto Castro está sendo realizado. Continuaremos trabalhando para cada vez mais organizar a saúde, ter atendimento de qualidade e acima de tudo humanizado”, sentenciou.
O médico João Otávio Macêdo, escolhido pelo corpo clínico do hospital para lembrar fatos da história do CEMEPI, fez uma justa e merecida homenagem a duas médicas que fizeram parte da fundação do hospital: as saudosas Drª Zina Macêdo e Drª Lícia Mastique.
Segundo ele, em julho de 1968 quatro pediatras tiveram a iniciativa de fundar o antigo IPEPI: os médicos Alberto Lessa, João da Silva Monteiro, Antônio Fábio Dantas e Jacynto Cabral de Souza. Foram eles que convidaram Zina para integrar o corpo clínico assim que concluiu a Residência Médica, em fevereiro de 1970. Tempo depois Drª Lícia também foi incorporada ao IPEPI”.
A médica Suzana Mastique, filha de Drª Lícia Mastique e também médica do CEMEPI, lembrou que este era o sonho da mãe dela e de todo corpo clínico do hospital. Ver o CEMEPI reaberto, oferecendo atendimentos na área de pediatria”.
Presente na unidade, acompanhando o atendimento médico do sobrinho, dona Marizete Santos Nascimento, moradora do Bairro São Caetano, estava feliz. “Fiquei muito satisfeita com o resultado. Está tudo muito mais bonito, moderno e o melhor, com atendimento de qualidade”, concluiu.
Secretária Lívia Mendes explica como será o funcionamento do Cemepi
A secretária Municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, participou na manhã desta quinta-feira, dia 17, da reinauguração do Centro Médico Pediátrico de Itabuna (CEMEPI), na Avenida Nações Unidas. A solenidade contou com a participação do prefeito Augusto Castro, do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), vereadores, corpo clínico e convidados.
A unidade hospitalar possui dois consultórios para atender 24 horas crianças com sintomas da Covid-19 e gripe H1N1, contando com 42 leitos de enfermaria e também serviços de imagem, a exemplo de radiologia e ultrassom, fisioterapia e um espaço anexo para a realização de exames laboratoriais através do Sistema único de Saúde (SUS).
“O Cemepi passou um período só com exames laboratoriais e consultas particulares, mas agora com o SUS, terá plantão 24 horas, atendimento de urgência, para dividir a demanda que estava acontecendo no Hospital Manoel Novaes, além de ter uma estrutura ampla e humanizada, onde as crianças terão maior assistência”, explicou a secretária.
Ela disse que essa nova estrutura conta com leitos para os casos de menor complexidade que precisam de internamento, além de ser uma unidade de “portas abertas” para receber pacientes sem que haja necessidade de passar por outra unidade antes. Os pais poderão recorrer à unidade para que a criança passe por triagem e atendimento médico imediato.
Titular da Secretaria Municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, externou sua satisfação com a reinauguração desse importante equipamento que atenderá não só os pacientes de Itabuna, mas dos municípios pactuados no Sistema Único de Saúde.
“Estamos muito felizes. É um momento gratificante para a saúde das crianças. Nosso objetivo é organizar o fluxo pediátrico para a cidade e municípios pactuados”, pontuou, destacando o comprometimento do prefeito Augusto Castro em recuperar a infraestrutura de Saúde de Itabuna que continua sendo referência para o sul do Estado e demais regiões da Bahia.
Campanha da Vacinação Contra a Gripe Influenza
A Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde já se programa para a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza 2022 em Itabuna que este ano acontecerá em duas etapas. A primeira, entre os dias 4 de abril e 2 maio, será destinada a idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Já a segunda, entre 3 de maio e 3 de junho, terá público diferenciado, entre adultos e crianças.
A coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, informa que a imunização segue a orientação do Ministério da Saúde. Prevê a imunização de 90% das pessoas nos grupos considerados prioritários, com a vacina que é eficaz contra os vírus H1N1, H3N2 e tipo B.
Ela explicou que a dose do imunizante também previne o surgimento de complicações da doença, óbitos e suas consequências nos serviços de saúde e destaca a importância da imunização para minimizar a carga do vírus e reduzir os sintomas gripais que também podem ser confundidos com os da Covid-19.
Além dos idosos a partir de 60 anos, deverão receber a dose da vacina na segunda etapa, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas; indígenas; professores; pessoas com deficiência permanente ou comorbidades e profissionais de segurança.
Caminhoneiros e trabalhadores portuários e de transporte coletivo rodoviário de passageiros e urbano e de longo curso; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Prefeito anuncia 10,8% de reajuste salarial para funcionalismo municipal
Durante a solenidade de inauguração das novas instalações do Centro Médico Pediátrico de Itabuna (CEMEPI) na manhã desta quinta-feira, dia 17, o prefeito Augusto Castro anunciou reajuste salarial de 10,1% para o funcionalismo municipal. O porcentual repõe a inflação do ano passado, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), indicador que corrige o salário mínimo, que registrou 10,16%.
“Quero aproveitar para comunicar aos queridos servidores da Prefeitura que autorizei aos secretários de Fazenda e Orçamento e de Gestão e Inovação que pudesse fazer o reajuste para repor as perdas inflacionárias a todos os funcionários da Administração municipal. Não estamos com dinheiro sobrando, mas independente das dificuldades não podemos deixar de pensar na valorização dos nossos servidores”, afirmou o prefeito Augusto Castro.
Segundo o secretário de Gestão e Inovação, José Alberto Lima Filho, desde o início da atual gestão, ano passado, que a Prefeitura vem praticando uma política de valorização do funcionalismo público em todos os níveis. “Além dos salários, em 2021 também reajustou os tíquetes-alimentação, regularizou a concessão do vale-transporte e outros benefícios”, lembrou.
Já o secretário de Fazenda e Orçamento, Davi Dultra, afirma que a determinação do prefeito Augusto Castro é manter o ajuste fiscal para que haja recursos para as políticas de valorização do servidor público. “Neste ano, por exemplo, apesar das dificuldades causadas pelas chuvas e enchentes de dezembro e a crise econômica do país, o prefeito mantém a sensibilidade de autorizar o reajuste para todos os servidores”, recordou.
Secretaria Municipal de Saúde responde nas redes sociais dúvidas síndromes gripais
O dia 21 de março marca o início do outono, estação intermediária entre o verão e o inverno. Com ela, há aumento de sintomas gripais e doenças respiratórias. Pensando nisso, esta semana, o #SaúdeResponde convidou a médica pneumologista Stephânia Margotto para esclarecer as principais dúvidas da população sobre síndromes gripais.
Qualquer pessoa com acesso à Internet e à rede social Instagram pode enviar suas dúvidas. Além disso, vai aprender como diferenciar os sintomas do Covid-19, gripe, rinite, sinusite, bronquite, dentre demais doenças que costumam confundir nesta época do ano. Também vai esclarecer mitos e verdades sobre as sequelas do Covid-19.
As perguntas já podem ser enviadas a partir desta quinta-feira, dia 17, por meio da caixinha de perguntas no storie do Instagram da Secretaria Municipal de Saúde: @sec.saudeitabuna. Já na sexta-feira, 18, Dra. Stephânia Margotto vai responder os principais questionamentos por meio de vídeo que, posteriormente, ficará salvo nos destaques para acesso de todos.
O “#SaúdeResponde” acontece sempre às sextas-feiras e tem objetivo responder aos principais questionamentos e dúvidas dos internautas sobre temas de especialidades médicas e da saúde pública do município. É um canal de aproximação da gestão municipal com a população por meio do ambiente digital.
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje o Boletim do Covid-19 com dados referentes aos últimos sete dias. Itabuna registra 31 pacientes curados, 35 confirmados, sendo 4 casos ativos; leitos em UTI ocupados 15; leitos de UTI disponíveis 08; internados em leitos clínicos 05; leitos clínicos disponíveis, 31, óbitos confirmados 00 e óbitos descartados, 00.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Diante da circulação da variante Ômicron, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável