sexta-feira, 18 de março de 2022

ITABUNA EM FOCO

Inscrições de atletas ao Campeonato Interbairros de Futebol são prorrogadas

A Secretaria de Esporte e Lazer prorrogou até a próxima sexta-feira,  dia 25, as inscrições dos atletas que disputarão o Campeonato Interbairros Futebol Amador de Itabuna. Nesta sexta-feira, elas se encerrariam, mas as equipes fizeram pedido de adiamento. 


Nos anos anteriores, as competições eram disputadas com até 53 atletas pelas equipes, na qual o jogador poderia escolher o bairro que  gostaria de jogar. Nesse ano, contudo, os presidentes e representantes das seleções definiram que, além dos 19 jogadores cada bairro, as seleções poderão escolher mais seis convidados, totalizando 25 jogadores

Para participar do Campeonato Interbairros, o representante ou presidente responsável efetiva a inscrição de até no máximo 16 atletas, lembrando que somente o credenciado poderá realizar a inscrição, devendo apresentar a documentação de cada jogador na sede da Secretaria de Esporte e Lazer, das 8 às 14 horas. A idade mínima para participar é a partir de 16 anos, devendo ter autorização dos pais.

Para cada atleta são exigidos os seguintes documentos: duas fotos 3x4, fotocópia do documento de identidade com foto - RG, CNH, Carteira de Trabalho. Fotocópia do comprovante de residência do atleta - conta de consumo de água, luz, telefone, internet ou fatura de cartão de crédito e do contrato de aluguel registrado em cartório no nome do atleta ou cônjuge. 

Segundo o coordenador do Campeonato Interbairros Futebol Amador, Gabriel Silva, nas próximas semanas os dirigentes devem definir a data para abertura tão esperada. “A expectativa é a melhor possível, tendo em vista a estrutura que foi preparada e organizada”, afirmou. 

Os campos escolhidos para as competições este ano são:  Estádio Luiz Viana Filho, Núcleo Habitacional da Ceplac, Daniel Gomes, Rua de Palha, Ferradas, Nova, Ferradas, Pedro Jerônimo, São Pedro, Parque Boa Vista, Santa Inês, São Lourenço, Lomanto, Rua de Palha, Roça do Povo, Itamaracá e Ribeirão Seco.
Criado Comissão de Estudos do Plano de Cargos e Salários

A Secretaria Municipal de Gestão e Inovação criou uma comissão de estudos para analisar e elaborar a proposta do Plano de Cargos e Salários dos Servidores da Administração  diretora, indireta  e fundacional da Prefeitura de Itabuna. São representantes, membros das secretarias municipais, FICC, Arsepi, Fundação Marimbeta, Procuradoria e Controladoria Geral do Município e dos sindicatos dos Servidores, dos Agentes Comunitários e da Guarda Civil Municipal. 

O secretário de Gestão e Inovação, José Alberto de Lima Filho, lembrou que a iniciativa faz parte do plano da gestão do prefeito Augusto Castro que desde o início de seu governo tem promovido ações voltadas à valorização do servidor público. Entre os principais benefícios, destaca, por exemplo, o salário do funcionalismo que é pago rigorosamente em dia, dentro do mês trabalhado. 

O reajuste considerável  do tíquete-alimentação no ano passado também foi outra ação do governo municipal, atendendo ao sindicato da categoria, segundo lembrou o secretário. Ele diz que a preocupação do prefeito para garantir esses direitos e também para a promoção profissional e pessoal do servidor é visível. 

“O Plano de Cargos e Salários promove igualdade e justiça e garante transparência nos processos de promoção e aumentos salariais”, reforça. Para concluir, o secretário José Alberto afirma que o PCS é uma importante ferramenta, que além da valorização e dos inúmeros benefícios “quando bem aplicado, cria motivação, resulta na promoção pessoal do servidor e na melhor qualidade dos serviços prestados pelo município à população”. 

Itabuna está apto à captação de recursos para obras essenciais ao desenvolvimento

O Município de Itabuna está apto à captação de recursos em organismos financeiros nacionais e internacionais para os investimentos necessários a atender o diagnóstico que aponta a necessidade de reconstrução da cidade, inclusive para contribuir na redução das desigualdades sociais, após as enchentes. Também projeta a expansão de desenvolvimento futuro e a urbanização das margens do Rio Cachoeira de áreas que  mais sofreram as consequências da tragédia natural.

Por isso, pediu autorização à Câmara Municipal de Vereadores para prospectar junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) a captação de até US$ 30 milhões. A matéria está nas Comissões Técnicas cujos vereadores pediram mais informações ao Poder Executivo.

A Prefeitura de Itabuna pleiteia da agência os recursos para seus projetos. Para isso também tem que pedir autorização junto ao Governo federal para a execução do Programa de Reconstrução Urbana, Ambiental, de Resiliência e Promoção Socioeconômica.

A agência financia projetos de desenvolvimento de países que fazem parte do Tratado da Bacia do Prata – Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Esses financiamentos têm como finalidade promover o desenvolvimento inclusivo para contribuir na redução das desigualdades socioeconômicas, a exemplo da carteira de outros bancos internacionais que seguem a orientação do Ministério da Economia, como BID e Banco Mundial.

Por meio da Mensagem nº 005/2022, que tramita nas Comissões Técnicas da Câmara, a gestão municipal informa que o pedido de operação de crédito terá garantia da União, em obediência à Resolução nº 43/2001 do Senado Federal, que dispõe sobre operações de crédito interno e externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios, inclusive a concessão de garantias, seus limites e condições de autorização. Como contragarantia em favor da União, as receitas do Fundo de Participação (FPM) e Imposto de Renda.

O município de Itabuna fez seu equilíbrio no primeiro ano do governo Augusto Castro e se tornou apto a receber investimentos depois de elevar sua capacidade de endividamento por cumprir requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal. No mês de fevereiro participou de um encontro no Ministério da Economia, em Brasília, onde recebeu orientação  e aconselhamento sobre a captação de investimentos.

O fato foi comemorado pelo pelo prefeito Augusto Castro (PSD). Segundo ele, “a Prefeitura cumpre o dever de casa, que segue sendo realizado com sucesso. A Prefeitura está cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirmou. “Todos os gastos da nossa gestão foram qualificados, a partir do planejamento e do trabalho pensando no futuro. Em breve o município estará apto para investimentos na infraestrutura”, acrescentou.

De acordo com a Mensagem, o Fonplata é o banco que atende aos critérios e condições que se amoldam ao Município, como capacidade financeira e quantidade de habitantes. A agência já financia alguns municípios, incluindo do Sul e Sudeste do país, a exemplo do Vale do Itajaí em Santa Catarina, e no Centro-Oeste.

Boletim Covid-19 



A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje o Boletim do Covid-19 com dados referentes aos últimos sete dias. Itabuna registra 33 pacientes curados, 40 confirmados, sendo 7 casos ativos; leitos em UTI ocupados 15; leitos de UTI disponíveis 08; internados em leitos clínicos 05; leitos clínicos disponíveis, 31, óbitos confirmados 00 e óbitos descartados, 00.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Diante da circulação da variante Ômicron, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.

Ascom/Prefeitura de Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Receita abre opção de ingresso ou reingresso no Simples Nacional

Sistema abrange 23,4 milhões de contribuintes Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil A  partir desta quinta-feira (2) e até o último dia útil ...