terça-feira, 15 de março de 2022

ITABUNA EM FOCO

 Hospital Cemepi será reaberto nesta quinta-feira 


O Centro Médico Pediátrico de Itabuna (CEMEPI),  na  Avenida Nações Unidas, será reaberto nesta quinta-feira, dia 17,  às 9 horas, pelo prefeito Augusto Castro. A unidade hospitalar passou por uma reforma na estrutura física, que inclui a ampliação da sala de espera, agora com 50 lugares, e ganhou um ambiente climatizado. 

O Cemepi terá dois consultórios para atender crianças com sintomas da Covid-19 e gripe H1N1. 
Já os leitos da enfermaria saltaram de 36 para 42. Também vai oferecer serviços de imagem, a exemplo de radiologia e ultrassom, fisioterapia e um espaço anexo para a realização de exames laboratoriais. 

Desde a campanha política que o prefeito Augusto Castro vem defendendo investimentos em saúde pelo papel de Itabuna como município pólo nesse setor. “Nossa cidade é referência e pólo em serviços de saúde. Na campanha assumimos o compromisso de cuidar das pessoas e é isso que estamos fazendo”, citou Castro.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, afirmou que a unidade vai atender urgência e emergência 24 horas. “O CEMEP foi contratualizado e terá internamento de média complexidade. Em casos mais graves será pedida a transferência para o Hospital Manoel Novaes”, disse a secretária.

 As obras de reforma e modernização do hospital pediátrico tiveram um aporte de R$600 mil por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA) fruto de um convênio da Secretaria Municipal de Saúde.

Vigilância em Saúde segue com atividades normais depois de prédio ser arrombado



O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde segue com suas atividades normais nesta terça-feira, dia 15, depois de o imóvel onde está funcionando na Rua Rui Barbosa, nº 934, Zildolândia, ter sofrido arrombamento no final de semana.

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, os invasores furtaram um  botijão de gás, dois ventiladores de parede e alimentos, além de terem cortado e subtraído a fiação dos aparelhos de ar-condicionado das sete salas e danificarem cabos de internet. No entanto, o trabalho das equipes não foi prejudicado. 

A Prefeitura de Itabuna, por meio da direção da Vigilância em Saúde, realizou Boletim de Ocorrência no Plantão da Polícia Civil que emitiu guia para a realização de perícia pelo Departamento de Polícia Técnica.  

“ Os danos só não foram maiores, porque o acesso à sala onde  ficam os computadores é trancado com cadeado. Mas, a sensação é de muita insegurança”, disse Maristella Antunes. Ela disse ainda que os funcionários das divisões que integram a Vigilância em Saúde levaram um susto ao chegar ao trabalho na manhã de ontem e encontraram tudo revirado no interior do prédio  após a ação de vândalos. 

Profissionais de Saúde são treinados por Médicos Sem Fronteiras 

A Organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promove uma capacitação a distância sobre saúde mental em situação de emergência e desastres para cerca de 500 profissionais da Atenção Primária à Saúde. Itabuna foi um dos municípios escolhidos por causa da enchente que devastou parte da cidade, deixando milhares de famílias em situação de vulnerabilidade, no final do ano passado. 

O coordenador de projeto de MSF Bruno Cardoso informou que durante o treinamento, a ONG compartilha com os profissionais da rede pública a experiência de seus profissionais no tipo de atendimento em situações de catástrofes e crises humanitárias. “Isso contribui com a resposta psicossocial nas áreas mais afetadas pelas cheias, como foi o caso de Itabuna”, lembrou. 

Bruno explicou que a estratégia de Respostas de Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Emergências e Desastres usada no treinamento é uma das ferramentas que a MSF aplica em seus projetos ao redor do mundo. Ele lembra que famílias afetadas pelas cheias ainda sofrem sérias consequências mesmo aquelas que já voltaram para casa, retomam suas vidas e ainda precisam lidar com os traumas e os medos provocados pela tragédia.

A apoiadora do Departamento da Educação Permanente na Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Dayse Santos, ressaltou a importância do treinamento por contribuir para identificar a demanda dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente e dos usuários.  “Agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros e psicólogos treinados conseguirão referenciar pacientes que necessitem de atendimento em saúde mental”, assegurou.

No treinamento aprende a importância de ouvir o outro e já tem ideias de como estimular a população a falar e elaborar os sentimentos. “Vamos tentar promover rodas de conversa e oficinas com o apoio da universidade  para as vítimas”,  afirmou. A capacitação virtual foi iniciada no dia 21 de fevereiro passado.

Agentes Saúde participam de capacitação de Hanseníase

Mais de 300 Agentes Comunitários de Saúde participaram nesta terça-feira, dia 15, de uma capacitação em Hanseníase na Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (Fasa). O objetivo é que os agentes participem diretamente da busca ativa de novos casos da doença no município. 

A coordenadora do Programa Municipal de Hanseníase, enfermeira Moema Farias de Oliveira, lembra que, por conta das enchentes e do período mais crítico da pandemia neste ano, a capacitação não foi realizada em janeiro, mês dedicado à conscientização e combate à Hanseníase.

“Agora retomamos as ações disponibilizando uma equipe multiprofissional  de enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais para abordar aspectos clínicos da doença, acolhimento aos portadores e também os direitos do paciente com hanseníase”, explica.

Moema informa ainda que no período de 21 a 31 deste mês acontecerá nas Unidades Básicas e de Saúde da Família uma “Sala de Espera” para as pessoas que buscam atendimento nas unidades. “Será uma espécie de roda de conversa que terá como objetivo levar informações aos usuários”, acrescenta.

Segundo a enfermeira, “é preciso chamar a atenção das pessoas para a importância do diagnóstico precoce porque esta é uma doença que se detectada cedo, o tratamento leva seis meses. Mas, se em  estágio avançado, o tratamento dura até um ano”, alerta.

No período de 4 a 8 de abril, no Centro de Saúde José Maria Magalhães Neto (antigo F-Sesp), serão realizados os exames dos pacientes que foram diagnosticados com Hanseníase. “Teremos uma semana de exames dedicados a esses novos pacientes, quando médicos e enfermeiros farão o diagnóstico oficial da doença”, disse.

 Boletim Covid-19 

A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje o Boletim do Covid-19 com dados referentes aos últimos sete dias. Itabuna registra 28 pacientes curados, 33 confirmados, sendo 5 casos ativos; leitos em UTI ocupados 14; leitos de UTI disponíveis 09; internados em leitos clínicos 06; leitos clínicos disponíveis, 30, óbitos confirmados 00 e óbitos descartados, 00.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Diante da circulação da variante Ômicron, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara

Ascom/Prefeitura de Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Sidônio: mudanças nas redes sociais prejudicam a democracia

Futuro ministro da Secom comentou decisão da Meta sobre plataformas Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil Pedro Rafael Vilela Agência Brasi...