terça-feira, 8 de março de 2022

ITABUNA EM FOCO: Secretaria Municipal de Saúde divulga calendário de vacinação contra o Covid-19


 Secretaria Municipal de Saúde divulga calendário de vacinação contra o Covid-19 

A vacinação contra Covid-19 nas Unidades Básicas e de Saúde da Família para primeira, segunda e terceira dose será aplicada na segunda, quarta e sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas.

PRIMEIRA DOSE

Para a primeira dose o público são maiores de 12 anos. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência.

SEGUNDA DOSE 

Para a segunda dose, o público são pessoas que estão com data de retorno até o dia 11/03 para uso das vacinas Coronavac, Oxford e Pfizer.

Vale destacar que está liberado para todos a antecipação da 2ª dose para 60 dias. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e cartão com registro da primeira dose. 

TERCEIRA DOSE 

Para a terceira dose, serão imunizadas pessoas maiores de 18 anos com conclusão do esquema vacinal há mais de 4 meses (a partir da data da segunda dose).

A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e cartão com registro das doses anteriores. 

VACINAÇÃO INFANTIL - UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Esta semana, a vacinação infantil acontece nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, na terça e 10, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas. Serão imunizadas crianças com comorbidade/deficiência permanente de 5 a 11 anos com a Pfizer Pediátrica.

 Já as crianças sem comorbidade serão vacinadas aquelas de 5 a 11 anos com a vacina da Pfizer Pediátrica e de 6 a 11 anos com a vacina da Coronavac ou Pfizer Pediátrica. 

Algumas ressalvas precisam ser seguidas na imunização deste grupo infantil como a apresentação de um documento da criança e do cartão de vacina infantil. Para crianças com comorbidade, deverá ser apresentado também o relatório médico que ficará retido.

Ademais, a criança deverá ser acompanhada pelos pais ou responsáveis (no caso de não ser os pais, o responsável deverá levar uma cópia do documento do pai ou da mãe e autorização por escrito assinada). Os pais ou responsáveis deverão apresentar documento pessoal com     foto.

Outro ponto é que a criança não pode ter sido imunizada com qualquer outra vacina nos 15 dias anteriores. Os pais poderão optar qual a vacina para as crianças sem comorbidade de 6 a 11 anos (Coronavac ou Pfizer Pediátrica). Já para aquelas com 5 anos e com comorbidade, a orientação é a Pfizer Pediátrica. 

As doenças que são consideradas comorbidades são: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves;
Doenças Cardiovasculares; Doenças cerebrovasculares; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e Cirrose hepática. Já as deficiências permanentes consideradas prioridades são: Auditiva, visual, física e intelectual (crianças autistas estão incluídas nesta última categoria).
Secretaria Municipal de Esportes e Lazer traz a Unidade Móvel do CREF 

O Conselho Regional de Educação Físicas (CREF) da 13ª Região estará com uma Unidade Móvel em Itabuna nesta semana nos dias 9, 10 e  11 num projeto colaborativo executado em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel). O objetivo é viabilizar novas adesões profissionais ao CREF13/BA e regularizar pendências sobre a documentação de academias de ginásticas e centros de treinamentos.

O veículo ficará estacionado na sede da Semel, situada na rua Cassemiro Rego, nº 43, bairro Góes Calmon, nas proximidades da quadra poliesportiva da Praça Rio Cachoeira.

De acordo com o diretor de Esportes da Secretaria de Esportes e Lazer, o núcleo do CREF13/BA em  Itabuna fechou há quatro anos,  o que dificulta o acesso dos profissionais  de Educação Física e de empresas  ramos fitness  ao Conselho, cuja sede se localiza em Salvador. “Acredito  que essa iniciativa vai ajudar pessoas de Itabuna e da região sul do Estado que precisam de informações junto ao CREF13/BA, já que  por contato via telefone fica inviável”, disse.

Este é o caso, por exemplo, do professor de treinamento funcional Daniel Martins Teixeira Souza. Ele está em  fase de conclusão do bacharelado em Educação Física e não sabe se pode continuar  com o mesmo número no CREF13/BA após terminar  o curso de graduação. “O caminhão chega em um  bom momento, pois, até  para resolver questões simples, temos dificuldades”, reclama.

“ Queremos aproximar os profissionais da área, que tem crescido a cada dia, do  Conselho Regional de Educação Física”, acrescentou Maico Franco. Segundo ele, a regularização dos profissionais da área será fundamental para os projetos que estão sendo executados pelo secretário de Esportes e Lazer, vice-prefeito Enderson Guinho que tem contado com o apoio do prefeito Augusto Castro na reativação da infraestrutura esportiva da cidade.

Prefeitura investe em serviço der manutenção de ruas e avenidas

A Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo mantém em ritmo continuado, o serviço de desobstrução de bueiros nos bairros de Itabuna. Neste início de semana, uma equipe de operários trabalha no Bairro Santa Clara, depois de já ter concluído o serviço na Rua Bahia, no Mangabinha, e nas avenidas Ilhéus, Juracy Magalhães e Manoel Chaves e no Jardim Primavera.   

Outra equipe continua a limpeza das áreas mais atingidas pelas enchentes do final de dezembro.
“Depois das cheias, muito lixo ficou acumulado. Embora as equipes tenham trabalhado incansavelmente para garantir uma cidade limpa e organizada, ainda existem alguns pontos da cidade que precisam de limpeza pesada”, afirma o superintendente de Serviços Públicos da Prefeitura, Francisco de Sousa Lino Filho. 

Ele adianta que, em outras partes, as equipes trabalham no serviço de manutenção de vias com a Operação Tapa-Buraco, a exemplo da Avenida José Soares Pinheiro, na via de acesso aos condomínios residenciais Pedro Fontes I e II, no Bairro São Roque, e na Rua Ubaldo Dantas, no São Caetano. Já na Rua Pernambuco, no Jardim Vitória, a Prefeitura investe na recuperação da pavimentação em paralelepípedos. 

Sousa Lino lembra que a manutenção de ruas e avenidas nos bairros e áreas centrais da cidade é um serviço permanente, principalmente quanto ao tapa-buracos em vias pavimentadas com asfalto. Além do desgaste natural, devido ao grande fluxo de veículos, as chuvas também contribuem para o surgimento de novos buracos. “Além disso, as condições úmidas do solo desgastam a pavimentação”, comentou.  

O superintendente de Serviços Públicos destaca ainda que a população pode contribuir no esforço para que as vias públicas permaneçam limpas, já que a Prefeitura trabalha diariamente com o objetivo de torná-la mais bonita e organizada. Para garantir uma cidade mais segura para as pessoas estão sendo feitos investimentos na substituição de lâmpadas brancas e amarelas por LED.

“O prefeito Augusto Castro tem como uma das prioridades de sua gestão, a recuperação de ruas, avenidas e praças, a melhoria da estética e acesso às comunidades para melhorar as condições de vida das pessoas e em respeito à dignidade dos moradores dos quatro cantos da cidade”, frisou.
campanha de Atendimento Integral à Mulher em comemoração ao seu dia

A Prefeitura de Itabuna vai dedicar o mês de março a uma ação voltada para o Atendimento Integral da Mulher em comemoração ao Dia Internacional da Mulher que transcorre nesta terça-feira, dia 8. A ação será coordenada pelas secretarias municipais de Saúde e de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) para oferecer serviços e ações públicas.

Serão duas frentes de trabalho. A primeira, por meio do projeto Dia “D” pela Cidade, pela Mulher, que acontecerá na quarta-feira,  dia 9, na Praça Olintho Leone, das 9 às 13 horas, com a oferta de serviços sociais e de saúde para o público feminino. Neste mesmo dia ainda serão disponibilizados serviços de cabeleireiro, massoterapia e maquiagem.

Entre os serviços que serão oferecidos estão: testagem rápida para detecção precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs, agendamento de exames como ultrassonografias, mamografias, exames laboratoriais, citologias, consultas e ações educativas voltadas à saúde da mulher com orientações e entrega de panfletos.

A segunda, nos dias 15, 16 e 17 no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, das 9 às 14 horas, por meio da disponibilização de serviços ambulatoriais e agendamento de cirurgias para pacientes (mulheres) que já dispõem de requisição médica.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, as ações têm por objetivo reduzir a fila de espera para cirurgias ginecológicas (histerectomias), colecistectomia (cirurgia de vesícula) e herniorrafia, além de otimizar o acesso a exames e consultas ginecológicas e com mastologistas para fortalecer e incentivar o cuidado integral à saúde da mulher.

O Hospital de Base, cumprindo sua função social e de serviços a serem prestados à comunidade de Itabuna, ofertará serviços de nível hospitalar para as mulheres do município. “Essa ação de iniciativa da Prefeitura tem imenso impacto na vida das mulheres que aguardam há muito tempo a oportunidade de uma cirurgia eletiva. Sabemos que nos últimos anos não foram realizadas cirurgias desse tipo, então a fila de espera é grande e crescente, nosso propósito enquanto gestão é dar início ao andamento dessa fila”, diz a presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna, Fernanda Ludgero.

No âmbito da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza os serviços disponíveis serão atualização e novas inscrições no CADÚnico, informações sobre o Auxílio Brasil, BPC (Benefício de Prestação Continuada), Passe Livre, IDJovem, Gestantes e sobre a Rede de Proteção à Mulher (CRAM). 

Adiada até dia 18 inscrições de atletas no Campeonato Interbairros 

A Secretaria de Esportes e Lazer adiou para o próximo dia 18 as inscrições de atletas das 53 equipes que vão disputar o Campeonato Interbairros de Futebol Amador. O prazo venceria na sexta-feira, dia 11, mas a coordenação decidiu atender ao pedido dos dirigentes.

Segundo o coordenador do Interbairros, Gabriel Silva, cada uma das seleções de bairro poderá inscrever até seis convidados de um total de 25 atletas com idade mínima de 16 anos. “Decidimos prorrogar para atender as solicitações”, afirma.

No final de semana foi encerrado o processo de vistorias de 13 campos, incluindo o Estádio Luiz Viana Filho, onde os jogos serão disputados, tendo sido constatado que a maioria necessita de intervenções como alinhamento, roçagens e demarcações técnicas. “Aguardamos a conclusão do processo licitatório para iniciar os serviços visando a competição”, completa Silva. 

Dentre os campos de bairros escolhidos estão: Núcleo Habitacional da Ceplac, Pedro Jerônimo, Daniel Gomes, São Pedro, Parque Boa Vista, Santa Inês, São Lourenço, Lomanto, Rua de Palha, Ferradas, Nova  Ferradas, Roça do Povo e Itamaracá.

O secretário de Esportes e Lazer, vice-prefeito Enderson Guinho, está confiante quanto ao nível técnico dos atletas, equipes e do certame como um todo. “Itabuna é celeiro de bons atletas muito dos quais têm ascendido a clubes da Bahia e de vários estados brasileiros. O Interbairros permite que tenham essa visibilidade”, destaca

Ele disse que já houve a realização do Congresso Técnico, a segurança dos torcedores, atletas e dirigentes está garantida com o suporte da Guarda Civil Municipal e 15º Batalhão da Polícia Militar e os presidentes de associações de moradores e dirigentes esportivos trabalham para que o Campeonato Interbairros seja sucesso.

O Campeonato Interbairros de Futebol surgiu em 1993, tendo se tornado a principal competição esportiva da cidade. Um total de 1.325 atletas serão os representantes de cada comunidade. Os jogos acontecem sempre nas manhãs dos domingos nos campos de bairros previamente definidos pela coordenação em tabela que será conhecida depois de sorteio. 
  
Boletim Covid-19 


A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje o Boletim do Covid-19 com dados referentes aos últimos sete dias. Persistem os problemas técnicos. Por isso, desde o dia 17 de fevereiro o acesso ao sistema e-SUS não tem permitido baixar dados acumulados. Gestões estão sendo feitas junto ao Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde da Bahia para a correção. 

Itabuna registra 28 pacientes curados, 174 confirmados, sendo 146 casos ativos; leitos em UTI ocupados 15; leitos de UTI disponíveis 08; internados em leitos clínicos 13; leitos clínicos disponíveis, 23, óbitos confirmados 00 e óbitos descartados, 00.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Diante da circulação da variante Ômicron, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.

Ascom/Prefeitura de Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Milei diz que Bolsonaro teve liberdade de movimento censurada pelo STF

  Argentino esteve na posse de Trump e comentou a decisão de Moraes O presidente argentino Javier Milei e o ex-presidente Jair Bolsonaro. (F...