Itabuna concede 33,24% de reajuste aos professores municipais
“O nosso governo jamais vai seguir o passado na área da Educação”. Com essa frase o prefeito Augusto Castro (PSD) encerrou o encontro em seu Gabinete no Centro Administrativo Firmino Alves com os dirigentes do Sindicato do Magistério Público Municipal de Itabuna (Simpi), no final da tarde de ontem, dia 10. Ao final, foi concedido o reajuste de 33,24% aos professores da Rede Municipal de Ensino.
Os 1.110 professores nível II e IIII passam a receber o novo piso a partir de abril, enquanto os 150 profissionais de nível I terão os novos valores com o retroativo dos três meses de janeiro, fevereiro e março.
O prefeito Augusto Castro lembrou que houve greves de professores que atrapalharam muito o ensino e prejudicaram os alunos em gestões passadas. “Além do aumento de 33,24%, conseguimos avançar no atendimento da pauta do Sindicato com a reserva técnica da educação infantil de forma administrativa e sem a necessidade de os profissionais irem ao extremo da greve”, disse Castro.
Para o secretário municipal de Fazenda e Orçamento, Davi Dultra, a gestão austera da atual administração possibilitou ao Governo do município que chegasse ao teto do Piso Nacional do Magistério. “Vamos buscar, dentro da austeridade fiscal, os caminhos necessários para o governo Augusto Castro continuar a valorização do professor e da rede de ensino do município”, afirmou.
A secretária de Educação, Janaína Araújo destacou que, além da equiparação do Piso Nacional e a reserva técnica, ainda foi concedido o pagamento de periculosidade aos professores que estão trabalhando nas classes prisionais. “O prefeito Augusto Castro mostrou respeito com a categoria. Temos dialogado com os profissionais da educação através do sindicato e esse diálogo tem contribuído para as conquistas da categoria”, salientou a secretária.
Já a presidente do Simpi, Carminha Oliveira, disse acreditar que a categoria aprove em assembleia o que foi discutido no encontro entre o sindicato e o Governo municipal. “A gente acredita que os professores passam a somar junto com o sindicato e aprove essa pauta que foi amplamente discutida com o prefeito e seus secretários”, atestou.
Também acompanharam a reunião, o secretário de Governo, Júnior Brandão, o subprocurador-geral do município, Cláudio Góes, e o Controlador-Geral do Município, Nadilson Esteves. Pelo Simpi, a professora Maria São Pedro, diretora Tesoureira; Antônio da Lapa, advogado da categoria e os professores representantes da base Cláudia Guerreiro, Mônica Gonçalves, Gilcelia Silva, Edjaldon Vieira e Idelia Batista.
Secretaria de Promoção Social já beneficiou 550 famílias com o aluguel social
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), pagou mais um lote do “aluguel social” na quinta-feira, dia 10, a famílias atingidas pelas cheias do Rio Cachoeira do final de dezembro de 2021. Com este pagamento, atingiu-se a marca de 550 benefícios pagos, num montante financeiro da ordem de R$266.200,00.
Antes de sua liberação, o benefício social passa por um trâmite legal, que de acordo com o Setor Financeiro da Semps, garante a fidelidade do processo e dos dados do beneficiário. Os dados são enviados para a Procuradoria da Fazenda, que depois envia eletronicamente para o banco, seguida da ordem de pagamento bancário diretamente para a conta cadastrada pelo beneficiário.
Qualquer inconsistência nos dados do beneficiário, por exemplo, conta inativa, CPF bloqueado ou falta de laudo da Defesa Civil, o processo de pagamento não é autorizado pelo banco e a Semps só tem acesso à devolutiva num prazo médio de cinco dias úteis após o envio do lote. Por isso, é importante que, no ato de cadastramento, o indivíduo apresente todos os documentos já conferidos.
A Semps alerta ainda que os beneficiários que ainda não receberam nenhuma parcela do aluguel social devem procurar sua sede na Avenida Félix Mendonça, Góes Calmon, para verificar se houve alguma inconsistência nos dados. O expediente é das 8 às 14 horas de segunda a sexta-feira.
Vale destacar que o aluguel social foi ampliado pelo prefeito Augusto Castro (PSD) para R$484,00 o equivalente a 40% do valor do salário-mínimo e será pago pelo período de um ano para as famílias vítimas da enchente que perderam suas casas e se enquadram nos critérios sociais do benefício.
Curso de formação técnica capacita Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias
A Secretaria Municipal de Saúde assinou Termo de Adesão ao Curso de Formação para Agentes Comunitários e de Endemias do Ministério da Saúde. As aulas virtuais serão ministradas pelos técnicos da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). As inscrições estarão abertas na próxima terça-feira até o dia 18. Já o período de aulas se inicia no mês de maio.
A gerente do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, Margarida Amorim, explicou que o Programa Saúde com Agente visa fomentar estratégias de formação e práticas pedagógicas inovadoras que promovam a integração ensino-serviço multiprofissional e interdisciplinar e que compatibilize a formação profissional dos agentes de saúde durante o serviço.
O curso contará com atividades no local de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a gerente ações como estas estão incluídas na proposta de trabalho do prefeito Augusto Castro de valorização do servidor público municipal para que tenha sempre melhores condições de trabalho e incentivo à formação continuada.
Margarida Amorim reforça a importância da formação técnica dos ACS e ACE ao destacar que o incentivo à qualificação, habilidades e competências têm efeito positivo na promoção à saúde da população, com melhor atendimento às suas necessidades.
Já a presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (Sindiacs/ACE), Zilar Portela, se diz otimista com os benefícios direcionados aos profissionais pela administração do prefeito Augusto Castro. “O curso técnico, por exemplo, é imprescindível para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade e um avanço para o município que mostra a busca da eficiência profissional e melhor qualidade de vida da coletividade”, finaliza.
Hospital de Base promove programação especial em comemoração ao Mês da Mulher
Como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, vai promove nos dias 15,16 e 17 o agendamento de pacientes para cirurgias ginecológicas (histerectomias), realização de ultrassonografia das mamas e coleta de exame citopatológico do colo uterino.
O atendimento no Hospital de Base ocorrerá das 9 às 13 horas durante os três dias A ação é destinada a mulheres com indicação de cirurgias, que deverão portar a requisição médica de acordo com a presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), Fernanda Ludgero.
A programação, sob a coordenação das secretarias municipais de Saúde e de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), visa homenagear a população feminina da cidade neste mês. Todos os eventos do Mês da Mulher contam com o apoio da Prefeitura de Itabuna.
“Percebemos que muitas mulheres têm dificuldade em realizar os exames. Por isso, decidimos desenvolver essa ação de agendamento de cirurgias para diminuir a fila de espera e estimular entre a população feminina os cuidados à saúde que todas devemos ter”, disse Fernanda Ludgero.
Segundo a presidente da Fasi na programação também serão oferecidos testagem rápida para detecção precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs, agendamento de exames como ultrassonografias, mamografias, exames laboratoriais, citologias e consultas, a exemplo do que aconteceu na quarta-feira passada, na Praça Olintho Leone com o projeto social do dia “D”.
Secretaria de Promoção Social lança Programa Itabuna Mãe para assistência a gestantes em vulnerabilidade social
“Esse presente vai fazer toda a diferença para nós. Eu já estava recebendo toda a assistência aqui no CRAS e agora recebi o tão esperado kit enxoval, estou muito feliz com esse presente”, declarou Ana Maria Santos. Com outras gestantes, ela participou na manhã desta sexta-feira, dia 11, do lançamento do Programa Itabuna Mãe. A ação de lançamento aconteceu no CRAS I, no Jardim Grapiúna.
O Itabuna Mãe é um Programa da Prefeitura de Itabuna executado por meio da Secretaria de Promoção social e Combate à Pobreza – Semps que prestará assistência às gestantes as gestantes residentes no município, que estiverem em dia no acompanhamento do pré-natal, com o número de identificação social ativo, cadastradas no CRAS e participando das oficinas e encontros de grupo realizados pelo Programa.
De acordo com a titular da Semps, Andrea Castro, este é o maior programa já existente no município de assistência às gestantes. “Elas terão acompanhamento durante e após a gestação com uma equipe multidisciplinar que vai orientá-las quando em situação de vulnerabilidade social para o desenvolvimento de uma gravidez saudável com direcionamentos e prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar”, contou.
Segundo a diretora do Departamento de Proteção Básica da Semps, Milena Barra, o programa também vai oportunizar o acompanhamento psicossocial pós-gestação. “A gestante que cumprir os critérios estabelecidos terá o acompanhamento durante a gestação e, no oitavo mês, terá direito ao ‘kit enxoval’ e durante seis meses após o nascimento do bebê, esse acompanhamento psicológico e social será mantido, se necessário”, destacou.
A gerente do Itabuna Mãe, Maria Cristina, destacou que o programa irá auxiliar nas demandas da gestante também em relação à saúde. “Nós vamos disponibilizar um carro para que as gestantes possam se deslocar até as unidades de saúde para fazer seus exames, mediante agendamento prévio, e também para o dia do parto. Vamos auxiliar na marcação de exames, se houver alguma dificuldade da gestante, para que durante esse período tenham melhor assistência possível”, concluiu.
Boletim Covid-19
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje o Boletim do Covid-19 com dados referentes aos últimos sete dias. Itabuna registra 32 pacientes curados, 34 confirmados, sendo 2 casos ativos; leitos em UTI ocupados 14; leitos de UTI disponíveis 09; internados em leitos clínicos 08; leitos clínicos disponíveis, 28, óbitos confirmados 00 e óbitos descartados, 00.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Diante da circulação da variante Ômicron, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável