domingo, 30 de janeiro de 2022

Transporte coletivo de Itabuna. E, agora?

 E d i t o r i a l:

Transporte coletivo de Itabuna. E, agora?

Assinatura do Edital de Licitação, prefeito Vane.

 O Sistema de Transporte Coletivo de Itabuna que nunca foi olhado por seus gestores, como deveria ser olhado, e pensado como de grande utilidade pública; no desenvolver de grandes projetos, passa, no momento, por sua maior crise.

Um sistema que já contara com quatro empresas de ônibus coletivo operando, hoje só conta com uma única empresa, o que reduziu a frota em 50 por cento, deixando o povo com a mão estendida nos pontos... não atendendo assim, a demanda do município, que caminha para 300 mil habitantes.

As reclamações da população usuária, desse tipo de transporte é grande no município, devido ao descaso das gestões públicas e das próprias empresas, que não demonstraram nenhum interesse em atender melhor a população, que vive gritando por melhorias.

Uma licitação foi realizada no apagar das luzes da desastrada gestão do Governo Vane, que não deu em nada!  Abraçada pela gestão Fernando Gomes, o licitante tinha que obedecer à exigência a as normas do Edital Licitatório; o que até hoje não aconteceu.

Até então duas empresas faziam os serviços precariamente do transporte de passageiro, quando aconteceu uma parada (greve) por aumento salarial dos funcionários, e tudo indicando, com a conivência dos donos das empresas (São Miguel e Sorriso).

Empresa Atlanta 
Resultado o transporte parou por completo e o itabunense teve que encontrar transporte alternativo   “um inferno! ”, para ir e vir.  Até que as empresas “rasgaram” o contrato! E outro processo foi feito, dentro do sistema licitatório, sendo a vencedora “a Atlanta”. Empresa que não disse, também, para o que veio até os dias de hoje, não colocando em pratica o que determina o processo licitatório.

Isso já em plena pandemia, o que diminui em muito a demanda de passageiros, e uma desculpa dos dirigentes da referida empresa para não colocar em prática o que determina às exigências, para a melhoria do sistema e conforto para os usuários.  

A realidade é de que Itabuna tem hoje o pior sistema de transporte coletivo do interior da Bahia, deixando os milhares de usuários tensos e estressados, com o sistema, além de ser refém de quem deveria tomar uma iniciativa. A falta de modernos pontos de ônibus, ônibus com ar-condicionado e o sistema de transbordo moderno, é o que ainda não veio.

Esse é o grande descaso das autoridades com o povo itabunense; povo honrado e trabalhador, e que não merece esse castigo. Vamos fazer cumprir o que determina o Edital de licitação. Prefeito novo! Tempo novo! E. agora?

Tenho dito!        

Fotos: arquivo/Web     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

BC ‘queima’ R$190 bilhões das reservas cambiais, em poucos dias, para tentar conter o dólar

O dólar dispara... Com leilão de hoje, Brasil perderá US$30,76 bilhões das reservas cambiais Do - Diário do Poder - O Banco Central voltará...