quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Abertura dos trabalhos na Câmara sinaliza concurso e obras nos bairros de Itabuna

Presidente Erasmo Ávila

A sessão de abertura do Ano Legislativo 2022, ocorrida na tarde de terça-feira (1º), no Teatro Candinha Doria, foi marcada pelo anúncio de perspectivas animadoras para o itabunense. Exaltando a importância de atender a reivindicações dos vereadores, o prefeito Augusto Castro (PSD) mencionou entre os assuntos a tramitarem em breve na Câmara a realização de um concurso público no município.

Citando o nome de cada edil e lembrando a presença deles pela cidade, o gestor fez um apanhado das realizações até aqui – com destaque para Saúde e Social. E anunciou obras planejadas para atender a anseios da Casa em 2022, sobretudo na Infraestrutura dos bairros.

Para ações como pavimentação e praças, deverão ser aplicados R$ 30 milhões em recursos do município e R$ 10 milhões do governo estadual. “Vejo a preocupação de todos vocês com a cidade; são homens e uma mulher eleitos para trabalhar dia e noite para melhorar a vida da população. O Legislativo é fundamental para debater o dia-a-dia”, afirmou, diante de secretários e representantes da sociedade organizada.

O gestor adiantou, por exemplo, que deverá ampliar as intervenções no canal do bairro Santo Antônio – reduto de Francisco Gomes (PSD) e Luiz Júnior da Saúde (DC). Junto às praças a serem construídas e/ou reformadas, Maria Pinheiro (citando “Piçarra” e Solon Pinheiro/Solidariedade); Fátima (dando retorno a Ronaldão/PL). Sobre o “Buraco da Gia”, questionado por Gilson da Oficina (PL), ficou de elaborar com ele o projeto.

A Danilo da Nova Itabuna (PSL), o prefeito informou sobre a nova base do Samu (em parceria com a Faculdade Santo Agostinho), que também deverá beneficiar Ferradas, Nova Ferradas, Sinval Palmeira, Urbis IV e adjacências. Além de pontuar sobre o roteiro de reformas em unidades de saúde, já em andamento.

Reconhecimento, ainda, à luta dos vereadores Sivaldo Reis, Gilson da Oficina (ambos do PL), Manoel Porfírio (PT) e Luiz Júnior (DC), junto à Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) e a deputados, pelo tratamento contra feridas crônicas (hiperbárica). Resultado: o estado aumentou o número de sessões oferecidas em Itabuna e o município entra com uma contrapartida.

 Câmara Itinerante

O presidente da Câmara, Erasmo Ávila (PSD), anotou o aprendizado mútuo e fez questão de adiantar: já em março, deverão começar as sessões itinerantes. A estrutura do Legislativo irá acompanhar, de perto, as demandas da comunidade. “Foi um compromisso nosso e vamos aos bairros mostrar para as pessoas como funciona a Câmara”.

Ele adiantou, por fim, sobre as atividades deste inicío de ano. “Vamos observar a entrega do que foi projetado. O Executivo está fazendo um trabalho perfeito, mas aí está a pandemia, veio a enchente... Então, vamos fiscalizar as praças, a reforma das escolas, dos postos de saúde, é disso que a população precisa”, declarou.

Da mesma forma, o primeiro-secretário Israel Cardoso (Agir) frisou sobre os objetivos compartilhados: “São 21 vereadores empenhados em fazer o melhor. Ainda vivemos um momento crítico da pandemia, mas estaremos vigilantes para fortalecer tanto o setor social como o econômico”.

  Vereadores falam da expectativa pela reconstrução após enchente 

O início de mais um ano legislativo volta os olhos da população para o posicionamento dos vereadores, a quem são dirigidos apelos para levar demandas ao Executivo. Entre os veteranos na Câmara de Itabuna está o Pastor Francisco Edes (Republicanos), no terceiro mandato, lembrando a expectativa de todos após a devastação causada pela enchente no município.

PROFIRO
“A gente estava de recesso, mas o trabalho não para. Espero que esse ano possamos trazer grandes projetos para ajudar a reconstruir a cidade após essa enchente e ajudar nossa população que tanto precisa. Não é fácil, mas tenho certeza que o Legislativo está pronto para trabalhar e ajudar o prefeito a reconstruir a cidade e ter dias melhores pra a gente”, disse, esperançoso.

Da mesma forma, o edil Solon Pinheiro (Solidariedade), exercendo um segundo mandato após um intervalo de alguns anos, registra a clareza de todos sobre o clima de urgência neste cenário de recomeço. “Pedimos sabedoria para fazer ainda mais por nossa população, com essa situação terrível que vivenciamos no final do ano.Sabemos que a demanda é muito grande”, assinalou.

PANCADINHA
WILMA
O vereador Manoel Porfírio (PT), líder do governo na Casa, alertou sobre o cuidado que todos precisam tomar para não se perder em debates ideológicos em um ano de eleições. “Precisamos levar realizações para a nossa população. Cabe a nós propor que a cultura da nossa cidade mude; para mudar, precisamos furar a bolha da politicagem e assim a população saberá quem está se esforçando”, argumentou.

SOLON
A vereadora Wilma de Oliveira (PCdoB) falou do cenário persistente de desafios. “Passamos muita dificuldade em 2021 e entramos em 2022 com muita dificuldade, a pandemia e a enchente deixaram consequências severas para nosso município. Portanto, é o momento de a gente ter uma unidade muito forte, ações efetivas. Nosso objetivo é contribuir para uma atmosfera nova; é momento de darmos as mãos para recomeçar”, conclamou.

O edil Fabrício Pancadinha (PMN) também tratou das ações necessárias em favor dos locais atingidos pelo temporal. “Infelizmente, com essa tragédia das enchentes, vamos ter que arrumar a casa novamente, arrumar alguns bairros afetados. Vamos ter muito trabalho pela frente e acredito que o Legislativo vai estar junto, com ideias, projetos, para a gente sair dessa situação e alavancar nossa cidade”, observou.

ASCOM/CAMARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Pesquisa revela que maioria do País desaprova o STF

  Apenas 12% do total avaliam os ministros do Supremo positivamente Atial composição do Supremo Tribunal Federal (STF) - Foto: Fellipe Sampa...