quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

ITABUNA EM FOCO: Secretaria Municipal de Saúde mantém Centro de Testagens no Espaço Cultural


A Secretaria Municipal de Saúde informa que em decorrência do alto fluxo de atendimentos de sintomas gripais, a Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde tem realizado testagens em um ponto fixo em três dias na semana. Às segundas, terças e quintas-feiras das 8 às 15 horas no térreo do Espaço Cultural Josué Brandão, onde funciona a Câmara de Vereadores.

A coleta é realizada nos três dias da semana em razão do envio do teste RT-PCR para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que também acontece, semanalmente, nestes três respectivos dias. Portanto, quaisquer pacientes que apresentem dor de cabeça, tosse, febre alta e outros sintomas devem procurar a unidade.

As testagens são de RT-PCR e Teste Rápido Antígeno, ambos realizados por swab (amostra de nasofaringe). Porém, vale destacar que para realização do Teste Rápido Antígeno é necessário que a pessoa esteja com sintomas há, pelo menos, quatro dias. Já pessoas que tiveram contato com positivados e que estejam com ou sem sintomas, realizam o teste RT-PCR.

BALANÇO

Um balanço revela que do dia 1º até o dia 23, foram enviadas ao LACEN um total de 2.085 testagens, sendo 445 resultados positivos. Já na semana que contempla de 17 a 21 de janeiro, foram enviadas 862 coletas, sendo 219 positivas.  Ontem, já foram contabilizados mais 156 casos positivos.

A Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, ressalta a importância de a Secretaria Municipal de Saúde continuar realizando as testagens: “As pessoas que apresentarem sintomas gripais e/ou tiveram contato com algum positivo, devem realizar as testagens às segundas, terças e quintas-feiras na Câmara de Vereadores para constatar ou não a Covid-19 e então, serem orientadas às medidas e protocolos adequados”, explicou.

Quanto aos dias para realização do teste, Maristella Antunes completa: “Estamos buscando, junto à secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ao Núcleo Regional de Saúde Sul - NRSSUL e ao LACEN, ampliar os dias de testagens.

Matricula alunos novos na Rede Municipal de Ensino desde segunda-feira

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Educação, prossegue matriculando os alunos da Rede Municipal de Ensino, cumprindo o cronograma de datas previsto na Portaria nº 001/2022. Estudantes pertencentes às unidades escolares da zona urbana e que não permanecerão na mesma unidade estão sendo matriculados desde segunda-feira, dia 24, na Educação Infantil – Creche e Pré-escola.

Os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º, 2º, 3º, 4 º e 5º ano): hoje e amanhã, dias 25 e 26. Já para vagas no Ensino Fundamental – Anos Finais (6º, 7°, 8º e 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos, as matrículas acontecem na quinta e sexta-feira, dias 27 e 28.

De acordo com o cronograma, os alunos novatos da Educação Infantil (Creche e Pré-escola) serão matriculados no dia 31. Os estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º, 2º, 3º, 4 º e 5º ano) serão matriculados nos dias 1º e 2 de fevereiro. Já os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais (6º, 7°, 8º e 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos serão matriculados nos dias 3 e 4 de fevereiro.  

A secretária municipal de Educação, professora Janaína Araújo, lembra que os pais ou responsáveis que perderem o prazo da matrícula, poderão garantir a vaga na Rede Municipal de Ensino no dia 7 de fevereiro em um dos postos informatizados para esta finalidade, distribuídos estrategicamente em dez escolas: Lourival Oliveira Soares (Ferradas), Maria Creuza Pereira (Urbis IV), João Mangabinha Filho (Mangabinha).

Ainda nas escolas municipais Caic Jorge  Amado (Jardim Primavera), Verdes Campos (Monte Cristo), Margarida Pereira (Pedro Jerônimo), Everaldo Cardoso Silva (São Caetano), 28 de Julho (Califórnia), Imeam (Centro) e Luiz Viana Filho (Santo Antônio).  O atendimento está sendo das 9 às 15 horas.

Já os postos de matrícula que funcionam nas Escolas Everaldo Cardoso Silva (São Caetano), CAIC (Jardim Primavera), Lourival Oliveira Soares (Ferradas), 28 de Julho (Califórnia) e João Mangabinha Filho (Mangabinha) funcionarão das 9 às 20 horas, em razão da necessidade de atender os estudantes do turno noturno.

A secretária de Educação ressalta a importância dos pais ou responsáveis acompanharem presencialmente a matrícula dos seus filhos. “É muito importante que essas pessoas tragam os documentos obrigatórios para que possamos efetivar a matrícula, e principalmente para as situações que exigem laudo atualizado, pois será preciso garantir alguns programas da Educação Inclusiva”, ressalta.

DOCUMENTAÇÃO

Neste ano, há a necessidade de apresentação pelas crianças, adolescentes e adultos do comprovante de vacina contra a Covid-19. Os documentos necessários são: Certidão de nascimento ou RG (original), CPF (original), número do NIS do aluno, comprovante de residência, atestado de escolaridade ou transferência da escola anterior.

Além disso, pasta individual (para os novos alunos), Cartão do SUS, Carteira de Vacinação devidamente atualizada, duas fotos 3x4, laudo ou relatório médico comprobatório para os alunos público-alvo da Educação Especial – PAEE.
Hospital de Base de Itabuna suspende acompanhamentos e visitas por conta da Covid-19

O crescente número de casos de Covid-19 registrados nos últimos dias no Estado da Bahia, levou a diretoria do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), em Itabuna, a suspender as visitas e a presença de acompanhantes para pacientes internados naquela unidade hospitalar, a partir desta quarta-feira, 26 de janeiro.

A decisão, tomada pela presidente Fernanda Ludgero, da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), mantenedora do HBLEM, levou em consideração a Nota Técnica nº 66, emitida e atualizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Saúde na sexta-feira passada, dia 21.

Ao dar entrada no HBLEM, todo o paciente tem no cadastro um familiar ou um responsável indicado para receber informações do Serviço Social que, diariamente  encaminha  boletim médico via aplicativo WhatsApp, bem como através de ligações telefônicas”, resumiu Fernanda Ludgero.

Atualmente, o Hospital de Base de Itabuna conta com 200 leitos ativos, destes, 30 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo que 20 estão reservados para pacientes de Covid-19 e Síndrome Respiratória Aguda Grave, e as outras 10 vagas de UTI são destinadas à urgência e emergência em geral.

Segundo a presidente da Fasi, Fernanda Cândida Ludgero, com a suspensão das visitas e acompanhamentos, o procedimento de informações sobre  estado de saúde de pacientes internados no Hospital de Base será feito,  exclusivamente, por meio do Serviço de Assistência Social.

Vacinação do público jovem  contra Covid-19 é intensificada

A Secretaria Municipal de Saúde vai aplicar a primeira dose da vacina Pfizer pediátrica contra a Covid-19 em crianças de cinco a 11 anos com ou sem comorbidades ou que tenham deficiência permanente contínua a partir desta quarta-feira, dia 26 na UniFTC de Itabuna. O atendimento será das 16 às 20 horas. Serão distribuídas 300 senhas.

 Além do RG, CPF ou Cartão SUS e comprovante de residência, também será exigida a apresentação do Cartão de Vacina da Criança. Àquelas que têm comorbidade e/ou deficiência, é necessário o relatório médico (até 6 meses) com CID atestando a comorbidade/deficiência. O relatório médico ficará retido na unidade de vacinação.  

O Departamento de Vigilância em Saúde informa que doenças consideradas comorbidades são diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves: doenças cardiovasculares, cerebrovasculares, renal crônica; imunossuprimidos; hemoglobinopatias; obesidade mórbida; síndrome de down e cirrose hepática. Já as deficiências permanentes são a auditiva, visual, intelectual e física.

A Secretaria Municipal de Saúde também programou para esta quinta e sexta-feira, dias 27 e 28, vacinação contra o Covid-19 (Pfizer Pediátrica) para crianças de cinco a 11 anos com e sem comorbidades, que foram vítimas da enchente nos abrigos onde ainda se encontram com suas famílias.  A imunização pelas equipes da rede de Frio será  feira pela manhã e à tarde.  

Nesta terça-feira, a  Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza, a partir das 17 horas, na UniFTC , a segunda dose  da vacina contra o Covid-19 para adolescentes com idade a partir de 18 anos que estão em atraso no esquema vacinal ou que já tenham concluído o esquema vacinal há 4 meses (a partir da data da segunda dose).

Também haverá dose de reforço da Janssen para esse mesmo público que tenha tomado a vacina (primeira dose ou dose única) num intervalo de dois a seis meses.

Os jovens de 12 a 17 anos que receberam a primeira dose da Pfizer até 28 de novembro também podem ser vacinados nesta terça-feira até as 20 horas também na UniFTC. A coordenação da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde exige a apresentação do RG, CPF ou Cartão SUS, cartão de vacina e comprovante de residência. O atendimento é por ordem de chegada.


Da Sscom/PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Prefeitura certifica assistidas pelo CRAM em curso de confecção de sandálias e bolsas

  Iniciativa da SPM em parceria com o SENAI promove a autonomia financeira e o empoderamento feminino Nesta quarta-feira (30), a Prefeitura ...