segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

ITABUNA EM FOCO: Secretaria Municipal de Saúde divulga calendário de vacinação para a última semana de janeiro

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulgou calendário de vacinação em Itabuna para a última semana de janeiro. Para a vacinação contra o Covid-19 nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, a primeira, segunda e terceira dose será aplicada a partir desta terça-feira, dia 25, até a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas.

Para a primeira dose contra o Covid-19, o público crianças maiores de 12 anos. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência.

SEGUNDA DOSE

Para a segunda dose o público pessoas que estão com data de retorno até o dia 28 de janeiro para uso das vacinas das Coronavac, Oxford e Pfizer. Vale destacar que está liberado para todos a antecipação da 2ª dose Pfizer para 60 dias. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e cartão com registro da primeira dose.

Nesta terça-feira, haverá ação de segunda dose para pessoas maiores de 18 anos que estão em atraso no esquema vacinal. E também, para adolescentes de 12 a 17 anos que já tenham recebido a primeira dose da vacina Pfizer até 28 de novembro. A vacinação será na UniFTC das 17 às 20 horas. A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS, cartão de vacina com o registro da primeira dose e comprovante de residência.

TERCEIRA DOSE  E DOSE DE REFORÇO JANSSEN

Para a terceira dose nas Unidades Básicas e de Saúde da Família de amanhã até a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas, serão imunizadas pessoas maiores de 18 anos com conclusão do esquema vacinal há mais de 4 meses (a partir da data da segunda dose).

Ainda na terça-feira, haverá ação de terceira dose para pessoas maiores de 18 anos e que tenham concluído o esquema vacinal  há 4 meses (a partir da data da segunda dose). Além disso,  haverá também dose de reforço da Janssen para pessoas maiores de 18 anos que tenham tomado a vacina  (primeira dose/dose única) dentro do intervalo 2 a 6 meses.

A ação será na UniFTC, das 17 às 20 horas. A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS, cartão de vacina com o registro da última dose. O atendimento é por ordem de chegada.

VACINAÇÃO INFANTIL

Na quarta-feira, dia 26, prossegue a vacinação de primeira dose contra o Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos com a vacina da Pfizer Pediátrica. O público-alvo são crianças com comorbidades ou deficiência permanente e sem comorbidades.

Para aquelas sem comorbidade, a vacinação inicia-se por ordem escalonada, sendo imunizadas nesta quarta-feira crianças de 11 e 10 anos de idade. Vale ressaltar que àquelas com comorbidades e/ou deficiência permanente tem prioridade na vacinação.

A ação será na UniFTC das 16 às 20 horas e serão disponibilizadas 300 senhas. A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS, comprovante de residência, cartão de vacina da criança, e para aquelas que têm comorbidade e/ou deficiência, também é preciso do relatório médico (até 6 meses) com CID atestando a comorbidade/deficiência.

Algumas ressalvas precisam ser seguidas na imunização deste grupo como: apresentação do cartão de vacina da criança, apresentação do relatório médico que ficará retido. A criança deverá ser acompanhada pelos pais ou responsáveis (no caso de ser o responsável, o mesmo deverá levar uma cópia do documento do pai ou da mãe e autorização por escrito assinada).

Além disso, os pais ou responsáveis deverão apresentar documento pessoal com foto e a criança não pode ter sido imunizada com qualquer outra vacina nos 15 dias anteriores.

As doenças que são consideradas comorbidades são Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves: Doenças Cardiovasculares; Doenças cerebrovasculares; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e Cirrose hepática. Já as deficiências permanentes consideradas prioridades são a auditiva, visual, intelectual e física.

VACINAÇÃO PARA CRIANÇAS DESABRIGADAS

Na quinta na sexta-feira, dias 27 e 28, pela manhã e à tarde, a equipe da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde realizará a vacinação contra o Covid-19 (Pfizer Pediátrica) das crianças de 5 a 11 anos com e sem comorbidades que estejam alojadas nos abrigos em decorrência das enchentes.

A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS e cartão de vacina (se disponível).

É preciso seguir algumas ressalvas como: a criança deverá estar acompanhada pelos pais ou responsável (no caso de ser o responsável, o mesmo deverá ter uma cópia do documento ou uma declaração do pai ou da mãe). Além disso, os pais ou responsáveis deverão apresentar documento pessoal com foto e a criança não pode ter sido imunizada com qualquer outra vacina nos 15 dias anteriores.

Decreto institui a Política  de Coleta Seletiva no Município 

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), instituiu a Política Municipal de Coleta dos Resíduos Recicláveis, separados na fonte geradora, para destinação às associações e cooperativas de agentes de resíduos recicláveis. O Decreto Municipal de nº 14.795, que normatiza a Coleta Seletiva será publicado na edição eletrônica do Diário Oficial do Município de hoje, dia 24.

O Programa Recicla Itabuna de Coleta Seletiva foi lançado pelo prefeito Augusto Castro na sexta-feira passada, dia 21, durante a inauguração da Central de Triagem da Coleta Seletiva, no bairro Lomanto que será administrada pela Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI).

Itabuna foi pioneira ao cumprir integralmente a Política Nacional de Resíduos Sólidos e encerrar o antigo lixão, que funcionou por mais de 40 anos na cidade, constituindo-se em um grave problema ambiental e de saúde pública.   Com a implantação de um aterro sanitário pela CVR Costa do Cacau, na rodovia Ilhéus - Itabuna e do lançamento do Recicla Itabuna de Coleta Seletiva, a cidade se adequou às exigências legais.

SEPARAÇÃO


Todo material reciclável é chamado de lixo seco. Deste segmento fazem parte o papel, o plástico, o metal e o vidro. Já o lixo úmido/molhado não é reciclável. Neste perfil se enquadram os restos de alimentos, resíduos de banheiro, dentre outros. A recomendação é que as pessoas ainda dentro de casa separem os resíduos em três categorias: lixo orgânico e rejeito, seco para papel e seco para materiais diversos.

É importante lembrar que bares, lanchonetes, padarias, confeitarias e outros estabelecimentos de natureza comercial semelhante, deverão adotar recipientes de resíduos em locais visíveis e de fácil acesso ao público em geral.  Já os resíduos residenciais deverão ser colocados junto ao alinhamento de cada imóvel (calçadas), devidamente acondicionado para fins da coleta seletiva.

COLETA

Oito ecopontos foram instalados em pontos estratégicos da cidade para a entrega voluntária dos recicláveis: no centro, nas praças Adami e Camacan, e na Avenida Aziz Maron. Já nos bairros serão instalados nas praças do São Caetano, Mangabinha, Conceição, Califórnia e Santo Antônio.

Haverá ainda coleta porta a porta por meio de um projeto-piloto em seis bairros: no Jardim Vitória, Góes Calmon e Conceição, a coleta será sempre às segundas-feiras, das 8 às 10 horas, das 10 ao meio-dia e das 14 às 16h30min, respectivamente.

No bairro de Fátima será às terças-feiras. No bairro Califórnia às quartas-feiras, e no São Caetano às quintas-feiras. Todos no horário das 8 às 12, e das 14 às 16h30min. Já a coleta institucional dos prédios públicos será sempre às sextas-feiras, também das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 16h30min. E, para atender à área comercial da Avenida do Cinquentenário, a coleta será diária das 17h30min às 19h30min.
Prefeitura entrega fardamento e equipamentos de proteção a coletores de resíduos sólidos

A Prefeitura de Itabuna entregou nesta segunda-feira, dia 25, o fardamento e os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a seis agentes ambientais que atuarão diretamente no Centro de Triagem de Materiais Recicláveis. A unidade foi inaugurada na sexta-feira passada pelo prefeito Augusto Castro, no bairro Lomanto,  e tem capacidade para receber até 120 toneladas de resíduos sólidos, o equivalente a 3% do que é produzido em toda a cidade.  

O kit com fardas e EPIs foram adquiridos por meio de parceria entre a Prefeitura, Biosanear e a CRV Costa do Cacau e entregues aos operadores que trabalharão em duas prensas de reciclagem, conforme adiantou o mestre em educação ambiental da Secretaria de Planejamento, Dielson Mendes.

Ele explicou que as duas prensas servirão para enfardar sobras de materiais recicláveis, a exemplo de papel, papelão, plástico, PET e PVC, além de metais como latinhas e sucatas, resultado do trabalho dos catadores que integram a  Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI).

Com a reutilização de diversos materiais, transformando sobras em novos recursos, Itabuna vai contribuir com a preservação do meio ambiente, conforme destacou Dielson. Ele lembra que isso se deve à sensibilidade do prefeito Augusto Castro que liderou a iniciativa de fechar o lixão e destinar os resíduos sólidos ao aterro sanitário certificado da CVR Costa do Cacau na rodovia Ilhéus-Itabuna.

Mendes ressalta que Itabuna deu grande passo rumo ao desenvolvimento sustentável, porque, além de eliminar parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado na cidade, vai gerar emprego e renda e devolver a dignidade aos antigos catadores que dependiam do lixão para sua sobrevivência. Atualmente, 161 pessoas integram a Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna.

“Os agentes têm a missão de recolher, acondicionar o lixo reciclado e enviar às fábricas processadoras de materiais recicláveis. Mas, antes, eles receberam treinamento  e ainda contam com o todo o apoio de uma equipe técnica multidisciplinar da Prefeitura, para que toquem a cooperativa com segurança, independência e com capacidade para o gerenciamento”,  concluiu Dielson Mendes.    

Operação tapa-buracos, patrolamento e limpeza de canal

A Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo voltou a intensificar a operação tapa-buracos, o patrolamento, encascalhamento e compactação do solo de algumas ruas e a limpeza de canais decorridos 30 dias da maior enchente da história de Itabuna. Além disso, as equipes também começaram a fazer a zeladoria de rotina em algumas áreas com a poda de árvores, capina, roçagem e pintura de meio-fio.

Nesta segunda-feira, dia 24, as ruas A e F no Bairro Nova Itabuna estão sendo patroladas ao mesmo tempo em que está sendo aplicado cascalho para posterior compactação do sol. Com isso, os moradores passarão a contar com melhores condições de trafegabilidade, segundo afirmou o superintendente de Serviços Públicos, Sousa Lino, acrescentando que a determinação do prefeito Augusto Castro (PSD) é que as avenidas e ruas sejam recuperadas.

No Bairro Califórnia, duas equipes estão executando a operação tapa-buracos nas ruas Imperador e Paulista que estavam bastante esburacadas em razão das chuvas. Os operários fazem o corte geográfico, removem barro e o asfalto danificado e aplicam novas camadas de concreto betuminoso  usinado a quente (CBUQ). “Temos atuado em várias frentes neste bairro”, informa Sousa Lino.

Já foram recuperadas as vias por onde trafegam os ônibus do sistema de transporte público, como Santa Rita, Saturnino José Soares e Rio Branco. Nesta última, os serviços da operação tapa-buracos se estenderam ao final de linha no acesso aos condomínios residenciais Jardim América I e II, no vizinho Bairro Nova Califórnia.

No São Caetano, no limite territorial com os bairros Fonseca e Pedro Jerônimo, com o suporte de uma retroescavadeira, a Superintendência de Serviços Públicos promove a limpeza de um pequeno canal de drenagem na Rua Antônio Soares Pinheiro de onde foram removidos sedimentos. Esse canal nasce nas imediações do Vale do Sol, deságua no canal do São Caetano, mas sofre com o lixo e entulhos lançados na calha.

“Essa limpeza é fundamental para facilitar o escoamento das águas pluviais. Vamos esperar que os moradores contribuam mantendo o canal limpo. As pessoas precisam ajudar descartando lixo e entulhos nos locais indicados pelo poder público. Quanto o canal fica sujo o prejuízo é de todos nós”, comentou o morador Wilson dos Santos que se disse satisfeito com a operação desencadeada pela Prefeitura de Itabuna e agradeceu à equipe do prefeito Augusto Castro.

Boletim Covid-19


A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje o Boletim do Covid-19. Itabuna registra 35.479 pacientes curados, 36.893 confirmados, sendo 394 casos ativos; leitos em UTI ocupados 223; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos, 35; disponíveis, 05; óbitos confirmados  702 e óbitos descartados, 318.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Apesar da queda do número de casos, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.



Ascom/Prefeitura de Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO:Prefeitura apóia a realização da 20ª. edição do Mutirão do Diabetes

“Desde o início da primeira gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), a Secretaria Municipal de Saúde apoia o Mutirão do Diabetes. A cada ano...