terça-feira, 30 de novembro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Secretaria Municipal de Saúde inicia com caminhada a “Campanha Dezembro Vermelho”

Caminhada pela Avenida do Cinquentenário nesta quarta-feira, dia 1º, às 14 horas, dá início em Itabuna à Campanha Dezembro Vermelho, mês de conscientização e prevenção do HIV/AIDS. Com o tema “A vida é mais forte que a AIDS”, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), busca chamar a atenção para uma doença que foi epidêmica nos anos 1980.

Unidade do Departamento de Vigilância em Saúde, o Cerpat é dedicado ao monitoramento e ao acolhimento às pessoas soropositivas, sendo referência para 22 municípios regionais.  Ao longo do mês, serão realizadas ações de prevenção, promoção e de conscientização sobre a campanha.

Como ação inicial, acontecerá a “Caminhada da Prevenção”, com saída do Jardim do Ó, contando com a participação de servidores e das ONGs parceiras do CERPAT (GAPA, Grupo HUMANUS, MNCP e RNP) que se juntam na Mobilização Nacional de Luta contra a AIDS e conscientização da importância de divulgação sobre o tema.

A AIDS é a doença causada pela infecção do vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) que ataca o sistema imunológico,  responsável por defender o organismo de doenças.  Nem todo indivíduo que porta o vírus, tem HIV, pois, cada organismo reage de uma forma para combater o vírus por conta das variações dos sistemas imunológicos.

O HIV, que é um vírus transmissível, acontece por meio de sexo sem proteção, uso compartilhado de seringas por mais de uma pessoa, transfusão de sangue infectado, da mãe HIV positivo para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação, e ainda, instrumentos perfurocortantes não esterilizados.

Segundo dados do Sistema Nacional de Atendimento Médico (SINAM), divulgados pela Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), de 2019 para 2020, foram notificados 41.919 casos de infecção pelo HIV, sendo 10.752 (25,6%) no Nordeste, acometendo 52,7% de pessoas com a faixa etária de 20 a 34 anos.

A coordenadora do CERPAT, Fernanda Barros, explica que a caminhada servirá para intensificar alertar a população do município e da microrregião para a importância da realização das testagens, bem como para que fique em dia com sua saúde. Para os pacientes que já fazem tratamento, a mensagem é que continuem com a sua adesão de forma correta.

Uma série de ações que visam a promoção da conscientização sobre o HIV/AIDS serão realizadas. “Ao longo de todo o mês, vamos realizar ações de mobilização, palestras, oficinas e educação em saúde para que haja uma desmistificação do estigma por trás do tema. A maior prevenção é o conhecimento”, afirmou.


Vacinação itinerante nos bairros e no Centro Comercial 

Nesta semana, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, iniciará ação com uma van itinerante para a vacinação contra o Covid-19 nos bairros do município. O objetivo é levar com mais acessibilidade as vacinas até as comunidades para que as pessoas completem seu esquema vacinal.


Segundo dados da Rede de Frio do último vacinômetro  da sexta-feira passada, dia 26, 148.575 pessoas adultas receberam a primeira dose, tendo em vistas a população estimada de 163.208 munícipes, indica um percentual de cobertura de mais de 90%.

Para a segunda aplicação, 110.902 doses foram aplicadas (67.95%), havendo um déficit de 27.285 pessoas com dose vencida (16.71%) para completar seu esquema vacinal e 20.000 que ainda não atingiram o prazo. Até então, 14.031 pessoas foram imunizadas com a dose de reforço (8.59%). Já os adolescentes de 12 a 17 anos, 52.87% foram imunizados com a primeira dose e 13.24% com a segunda dose.

Nesse sentido, como afirmou a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, “a ação visa chegar de forma mais acessível e direta às pessoas que atingiram o prazo, mas que ainda não se dirigiram às unidades, para que assim, haja maior adesão da conclusão do ciclo vacinal”.

Segundo ela, é preciso que haja conscientização das pessoas sobre a necessidade de completar seu esquema vacinal, tendo em vista o agravante da possibilidade de aumento de casos ativos e possíveis variantes do Covid-19. A gestão do prefeito Augusto Castro tem mostrado o cuidado com a saúde, principalmente no cenário pandêmico”, destacou.

Nesta semana, a primeira ação acontece na quinta-feira,  dia 2, na Praça da Piedade, no Bairro  Califórnia, das 8 às 12 horas. Na sexta-feira,  dia 3, na Praça Simão Fiterman, no Bairro São Caetano, das 7h30min às 11h30min. No sábado, no Centro Comercial, ao lado do Posto Policial, das 7h30min às 11h30min. A ação itinerante visa a aplicação da primeira, segunda e terceira dose em pessoas das comunidades dos bairros e transeuntes.

A vacinação é direcionada para primeira dose de pessoas maiores de 12 anos; repescagem de pessoas com esquema em atraso para segunda dose das vacinas Coronavac, Oxford e Pfizer. E ainda, para a terceira dose com a vacina Pfizer para pessoas maiores de 56 anos que tenham 5 meses de conclusão do ciclo vacinal.

A documentação necessária a todos é RG, CPF ou Cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina com o registro vacinal. Serão atendidas em cada ação 300 senhas, que serão distribuídas por ordem de chegada.

Prefeitura reafirma compromisso com Banco do Povo 

“O Banco do Povo é uma instituição parceira do município ao favorecer o microcrédito e o ambiente de negócios na cidade de Itabuna, vocacionada para a indústria, comércio e serviços”. A declaração foi dada na manhã desta terça-feira, dia 30, pelo secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, ao participar de Sessão Especial na Câmara Municipal de Vereadores em celebração aos 20 anos de criação da Instituição Comunitária de Crédito Itabuna Solidária – Banco do Povo.


Para Xavier, foi uma sessão onde a sociedade itabunense, por meio dos vereadores, reconheceu a importância da Organização Social de Interesse Público (Oscip), cuja missão é oferecer microcrédito produtivo e orientado para pequenos empreendedores como forma de contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida e dinamização da economia. Ele lembrou que a instituição nasceu com aporte de R$ 150 mil da Prefeitura, em 2001.

Atualmente, o Banco do Povo gira R$ 35 milhões em microcrédito orientado, contando com a parceria com a Desenbahia e se destinam exclusivamente a financiar pequenos empreendimentos através das linhas de crédito para capital de giro e investimento fixo. Ao longo de sua história, atraiu cerca de sete mil empreendedores, gerando 20 mil contratos de créditos.

“Apesar dos resultados positivos, a ICC, representada pelo seu Conselho de Administração e Diretoria Executiva, entende que os resultados colhidos ainda são pequenos diante da grande demanda de pequenos negócios presentes nos municípios atendidos que esperam no acesso ao microcrédito produtivo e orientado a ocasião de ampliar e desenvolver os seus negócios, como também de melhorar as condições de vida das suas famílias”, discursou a diretora - executiva Ilana Queiroz.

Na Sessão Especial, cujo requerimento foi apresentado pelo vereador Israel Cardoso (PTC), o secretário Ricardo Xavier disse ainda que o Banco do Povo é muito importante para a dinamização da engrenagem econômica de cidade. “É uma instituição parceira que muito tem nos ajudado a gerar crédito para o MEI, pequeno e médio empresário, além de participar do Projeto Sicer nos Bairros, uma iniciativa da Prefeitura de aproximar os serviços financeiros de microcrédito a quem mais precisa”, afirmou.

Além da diretora-executiva, Ilana Queiroz também são dirigentes do  Banco do Povo: Vice Presidente do Conselho de Administração, Antônio Carlos Saadi, a Coordenadora Operacional, Cintia Fortaleza, o Gerente Adjunto do Sebrae/Bahia,  Michelangelo Lima, e a empreendedora e ciente do Banco do Povo, Jany de Almeida Ferreira. A instituição mantém sua sede na Avenida do Cinquentenário, 726, no centro da cidade.

Projeto Praça Viva chega ao Bairro Maria Pinheiro 
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urb estamos anismo (Siurb), chega ao Maria Pinheiro com o Projeto Praça Viva nesta quarta-feira, 1º. Moradores do Bairro  aguardam ansiosamente pela reforma e requalificação da Praça Santa Maria, o que trará um visual moderno para a localidade na zona sul da cidade.

A iniciativa promete requalificar as praças do centro e também dos bairros é promessa do prefeito Augusto Castro (PSD) para transformar os espaços públicos em locais de interação, entretenimento e lazer das pessoas e comunidades.

“A praça é antiga, simples. Essa reforma será muito importante, principalmente para movimentar o comércio, pois é o ponto onde a comunidade se concentra nos fins de semana e feriados. Será a primeira vez que será reformada. Por isso, agradecemos ao prefeito Augusto Castro por essa atenção ao Bairro Maria Pinheiro”, diz o presidente da Associação de Moradores, André Paulo dos Santos.

Ele ainda informa que a população está empolgada com a obra, depois de ver a colocação de tapumes. “A comunidade está ansiosa para ver o resultado, pois no projeto vimos que a praça terá um parquinho para as crianças brincar, além de ser um lugar de lazer, também será novo ambiente para movimentar o comércio do Maria Pinheiro”, acrescentou

CULTURA

Morador do bairro, o agente comunitário de saúde Egnaldo França, que também é Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais e fundador do projeto Encantarte, externa a satisfação da comunidade. “Falar em reforma de praça é trazer vida para a comunidade, porque quando se tem espaço de lazer, também tem encontro de famílias, da comunidade e isso eleva a autoestima das pessoas”, ressaltou.

Também agitador cultural, França diz que "é muito importante que o poder público continue fazendo a sua parte e conclua a obra para que possamos ter mais qualidade de vida com um espaço adequado para o lazer”, comentou. Ele aproveitou para ressaltar a importância de os itabunenses receberem apoio e incentivo cultural e social, citando como exemplo o Projeto Encantarte, criado há 21 anos, com a finalidade de atender jovens do Maria Pinheiro, tendo levado 500 deles à faculdade.

Atualizado o Código de Posturas do Município



A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Governo, republicou na edição eletrônica do Diário Oficial do Município desta terça-feira, dia 30, o Código de Posturas do Município (Lei nº 1.331, de 8 de janeiro de 1985), atualizado e consolidado. Trata-se de um importante instrumento que orienta o cidadão itabunense sobre a conduta adequada que deve ser adotada no dia a dia.

Entre os destaques, está o art. 16, referente à Política de Costumes, Segurança e Ordem Pública (Título III), no Capítulo I da Moralidade e do Sossego Público, em que os proprietários de estabelecimentos que vendam bebidas alcoólicas são responsabilizados pela manutenção da ordem nos mesmos. No parágrafo único é normatizado que desordens, algazarras ou barulho, porventura verificados nos referidos estabelecimentos, sujeitarão os proprietários à multa, podendo ser cassada a licença para funcionamento nas reincidências.

Além disso, também há normas relativas à criação de animais e as medidas preventivas que devem ser adotadas pelos donos ao transitar com eles em via pública.

Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental 

da GCM



A partir desta quarta-feira, 1º, o município de Itabuna passa a contar a com um importante instrumento de defesa, proteção e fiscalização do seu patrimônio e dos seus recursos ambientais, com o lançamento do Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (Gopa) da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Sesop).


O ato de lançamento do Gopa, presidido pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), acontece a partir das 9 horas, durante solenidade no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Comendador Firmino Alves, centro. De acordo com a secretária de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, o evento contará ainda com a presença do promotor de Justiça Rafael Pithon, além de autoridades municipais e representantes de entidades e órgãos ligados às questões ambientais.


Segundo a secretária, o Grupamento Ostensivo Ambiental representa um ganho significativo para as políticas ambientais que vêm sendo executadas pelo governo municipal, tendo em vista que o tema é um dos mais recorrentes, inclusive no âmbito nacional e internacional. “Neste contexto, os municípios precisam adotar medidas e ações para a defesa do patrimônio ambiental e dos recursos naturais, urgentemente priorizadas”, argumentou.
Mariana ressalta que, para a formação do Gopa, 12 agentes da Guarda Civil Municipal passaram por uma capacitação e treinamento de 160 horas, quando tiveram noções sobre legislação e direito ambiental, defesa do patrimônio natural e atuação ostensiva na proteção dos recursos naturais. A capacitação contou com a atuação de representantes do Grupamento Especial de Proteção Ambiental (Gepa) da Guarda Civil do Município de Salvador, além da advogada Jamile Seixas, da Procuradoria-Geral do Município de Itabuna e do 4º Grupamento de Bombeiros Militares.


A atuação do Gopa será focada em áreas como combate à poluição sonora, defesa e proteção ambiental e dos animais, combate ao descarte de entulhos em logradouros públicos, bem como na defesa dos recursos naturais, a exemplo do Rio Cachoeira e seus tributários. O Grupamento estará sob a coordenação da Secretaria de Segurança e Ordem Pública e com atuação em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Ministério Público da Bahia (MP-BA) e demais órgãos  ambientais.

Boletim Covid-19






Boletim divulgado hoje pela Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Itabuna registra 34.380 pacientes curados, 35.499 confirmados, sendo 159 casos ativos; internados em UTI 08 ocupados, leitos de UTI disponíveis 15; internados em leitos clínicos, 15 leitos clínicos disponíveis, 10; e 687 óbitos confirmados e 273 descartados.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Apesar da queda do número de casos, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.





Ascom/Prefeitura de Itabuna

Pela cidade, por você


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Hospital Manoel Victorino passa a atender pacientes de clínica médica

A partir desta quarta-feira (15), o Hospital Manoel Victorino, em Salvador, passa a atender pacientes com perfil de clínica médica. A unidad...