sexta-feira, 8 de outubro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Secretaria de Esporte e Lazer abre inscrições para Segunda Semana Esportiva

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) já tem definida a programação para a Segunda Semana Esportiva de Itabuna, evento que promete movimentar o setor esportivo na cidade durante todo o mês de novembro. Serão diversas modalidades esportivas para todos os gostos e idades que acontecerão sempre nos fins de semana.

Os desportistas que desejarem participar já podem fazer sua inscrição a partir desta sexta-feira, dia 8, na sede da Secretaria de Esporte, em novo endereço: Rua Casemiro Rego, 43, divisa entre os bairros Góes Calmon e Conceição, próximo à Câmara Municipal de Vereadores. No ato da inscrição, o participante deve levar um quilo de alimento não perecível, que depois será repassado às instituições assistenciais da cidade.

São várias modalidades esportivas, tais como game FIFA 22, futsal feminino, vôlei de praia, futvôlei, natação e calistenia. Os praticantes de patins abrirão a programação, no dia 3/11, a partir das 19 horas, com saída do Centro Administrativo Firmino Alves, no Bairro São Caetano. “Os patins, além de divertidos, é esporte completo porque exige força, resistência, concentração, e especialmente equilíbrio, além de ser bonito de se ver”, destacou o diretor de Esporte, Maicon Franco.

A modalidade de calistenia acontecerá no dia 4/11, a partir das 17 horas, na Avenida Fernando Cordier. Sobre esse esporte, Maicon lembra que é um treinamento que trabalha a força e a resistência muscular, sem a necessidade de usar equipamentos de academia. “Um dos princípios desse esporte é usar o próprio corpo para aumentar a massa muscular”, justifica o diretor.

Em sequência,  de 5 a 7 de novembro, acontecerá o futevôlei, a partir das 8 da manhã, na Praça Pastor Hélio Lourenço, próximo ao Shopping Jequitibá. Já no dia 6, haverá natação a partir das 13h30min no Parque Aquático do Ciso. No dia 7, futsal feminino, (em local ainda a ser definido),  e game FIFA 22, a partir das 8 h na sede da Secretaria de Esportes e  Lazer.

O vôlei de praia será realizado nos dias 13 e 14, na  Praça Pastor Hélio Lourenço.  “É desnecessário destacar a importância que é a prática de esporte para a saúde e o bem-estar da população. Por isso, a gestão do prefeito Augusto Castro tem investido notem investido no esporte.

Audiência Pública na Câmara de Vereadores debateu PPA 2022-2025 e LOA 2022

Audiência pública referente ao Plano Plurianual (PPA 2022-2025) e Lei Orçamentária (LOA 2022) foi realizada ontem, dia 7, na Câmara Municipal de Vereadores com o intuito de demonstrar o que são as peças do orçamento e como foram elaboradas, a fim de esclarecer dúvidas do Legislativo e da sociedade itabunense.

Na explanação, foram pontuados os programas do governo do prefeito Augusto Castro (PSD) e as respectivas estimativas de gasto para os próximos quatro anos, assim como os prognósticos de receitas e fixação da despesa para o Orçamento do exercício fiscal 2022. Vale lembrar que para elaboração dessas peças de planejamento, foi importante a participação da população, que contribuiu com respostas aos questionários eletrônicos disponibilizados no site oficial da Prefeitura de Itabuna.

Os dois projetos estão tramitando no Legislativo e devem ir a votação em plenário tão logo sejam apreciados pelos vereadores. A audiência pública contou com a participação do secretário de Governo, Josué Brandão Júnior, e do supervisor do Departamento Financeiro e Orçamentário da Secretaria da Fazenda, João Pereira Xavier Neto, do Líder do Governo na Câmara, vereador Manoel Porfírio (PT), da Contadora-Geral do município, Edivânia Jesus de Souza e de Clayton Dantas consultoria Contábil.

Programação marca comemoração do Dia do Guarda Civil Municipal

Em comemoração ao Dia da Guarda Civil Municipal, celebrado em 10 de outubro, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Sesop) promove uma celebração com um minitrio elétrico, acompanhado pelo ônibus da GCM e viatura. Nesta manhã, o comboio saiu da Sesop,  na Rua Jorge Amado, no, Bairro Lomanto, passa pela rodovia BR-101, nas  avenidas Manoel Chaves e Avenida Princesa Isabel, Jardim do “Ó” e Avenida Cinquentenário.  

O objetivo foi homenagear os Guardas Civis Municipais de Itabuna visando reconhecer o desempenho e competência desses profissionais. Os GCMs promovem o bem-estar da população, mantém a ordem pública, protegem e fiscalizam o patrimônio público.  Atualmente, a GCM é integrada por 205 efetivos, sendo 47 mulheres e 158 homens que atuam na Rondas Ostensivas Municipais (ROMU), Patrulha Guardiã Maria da Penha, GCMS patrimoniais e dos setores administrativos.

Contudo, uma programação ampla prevista para o próximo dia 22 marcará as festividades com uma breve apresentação do histórico da guarda, através de dados estatísticos; apresentação de vídeo das ações da GCM, a exemplo da atuação durante a pandemia como a Operação Oxigênio e distribuição de máscaras; atividades em datas como a Páscoa, Dia das Mães, Agosto Lilás e Setembro Amarelo, Outubro Rosa, etc.; apresentação do Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA); homenagem aos parceiros do GOPA; entrega de certificados aos integrantes da Patrulha Guardiã Maria Penha; entrega das funcionais; e homenagem ao amigo da Guarda.
 
HISTÓRICO

No período do Brasil Império, a Regência promulgou a Lei de 10 de outubro de 1.831, autorizando as Províncias a criar um corpo de Guardas Municipais, as quais tinham a finalidade de manter a tranquilidade pública e auxiliar a Justiça de acordo com os efetivos necessários. Por isso, nesta data é comemorado o Dia Nacional do Guarda Municipal, que foi instituído em 1993 no Congresso Nacional de Guardas Municipais, em Curitiba.

O objetivo constitucional da Guarda Municipal era proteger os usuários e servidores dos serviços públicos, bem como preservar o patrimônio do município, evitando conflitos e atos de vandalismo em praças, parques, escolas, centros de saúde e outros locais com grande concentração de pessoas, além de auxiliar as polícias Civil e Militar.
Obras do galpão para uso da coleta seletiva se aproximam da fase final

O Programa de Coleta Seletiva que está sendo implantado pela Prefeitura de Itabuna entra na reta final. O galpão que os agentes ambientais vão trabalhar com todos os equipamentos, já está quase pronto. Montado no bairro Lomanto, ele será utilizado para a preparação dos materiais recicláveis coletados na cidade.

Os equipamentos estão sendo adquiridos através de uma parceria entre a Administração municipal e a CVR Costa do Cacau. Prensas, balança, mesa de triagem, elevador de carga e equipamentos de proteção individual (EPIs) são alguns dos itens que os cerca de 160 agentes ambientais terão para trabalhar no dia a dia no processo de coleta e seleção de recicláveis.

Há uma equipe técnica multidisciplinar, sob a coordenação do assessor de projetos Rosivaldo Pinheiro e a consultoria de André Dantas, que acompanha as etapas para o funcionamento do galpão. De acordo com o assessor da Secretaria de Planejamento (Seplan), Dielson Mendes, responsável pela parte de educação ambiental do Projeto Recicla Itabuna, o galpão também funcionará como ponto de entrega voluntária da população de materiais recicláveis.

“Práticas ambientalmente corretas estão sendo adotadas pela Prefeitura com foco na assistência a toda cadeia envolvida no processo de transição do antigo lixão para o aterro sanitário”, ressalta Dielson. Ele informa que a previsão é de que o galpão, instalado no Bairro Lomanto, esteja totalmente pronto para uso até o final do mês.

“Paralelamente, vamos realizar diversas mobilizações para conscientização e orientação da população, sobre a importância e forma correta de separação dos resíduos sólidos, ainda no ambiente domiciliar”, afirma.

Itabuna foi a primeira cidade do sul da Bahia a dar um grande passo na conservação ambiental e na melhoria das condições de saúde da população, com a destinação dos resíduos sólidos domiciliares e hospitalares para um aterro sanitário certificado pelos órgãos ambientais no quilômetro 21, da Rodovia Jorge Amado, Ilhéus – Itabuna.

No dia 3 de maio passado, o prefeito Augusto Castro (PSD) assinou a Ordem de Serviço que autorizou a Central de Valorização de Resíduos (CVR) Costa do Cacau atender a demanda de tratamento, valorização e disposição final dos resíduos em cumprimento à Lei nº 14.026, a Lei do Novo Marco do Saneamento Básico, que estabelece prazo para o fim dos lixões no país.

Em Itabuna, o lixão desativado funcionou precariamente por cerca de 40 anos em um terreno nas proximidades do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem), com impactos negativos sobre o meio ambiente e na saúde das pessoas que atuam no local, além da população em geral.

Além de atender à legislação, o prefeito de Itabuna determinou integral atenção às famílias que trabalhavam e até residiam no lixão em situação degradante. Através da parceria com o município, a CVR Costa do Cacau concede um auxílio financeiro no valor R$ 460,53 por mês para 166 famílias do lixão, depois de cadastradas pela Defensoria Pública do Estado (DPE-BA).

Elas também recebem aluguel social e cestas básicas da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, de acordo com a titular Andrea Castro.

Além disso, houve a capacitação profissional e a criação da Associação de Catadores e sua inclusão nos programas sociais da Secretaria de Promoção Social e instituição da Coleta Seletiva no Município. “Com isso, haverá a instalação de oito ecopontos para captação de materiais recicláveis e construção de unidade de reciclagem”, explica o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr.

Secretaria de Governo atualiza e consolida

legislação do Código de Posturas 


O Código de Postura de Itabuna, instrumento que norteia a conduta dos cidadãos, está sendo atualizado e consolidado. A informação é do secretário municipal de Governo, Josué Brandão Júnior, que nesta sexta feira, dia 8, disse que o Código será republicado com todas as 14 modificações realizadas na Lei original, que é de 1985.


Júnior Brandão informou que as pessoas poderão ter acesso ao Código que será republicado no Diário Oficial do Município até final deste mês. Ele disse ainda que vai tentar um diálogo com o prefeito Augusto Castro (PSD) para que também seja disponibilizado em um livreto para distribuição entre as instituições da sociedade civil.


“Todo cidadão terá acesso, em um só instrumento, a todas as leis que alteraram o Código Municipal de Postura, o que será um benefício para escolas, faculdades e empresas que poderão estudar como deve ser a conduta em toda as instâncias do município”, disse o secretário de Governo.

Ele destacou que as modificações mais importante no Código ocorreram em 2003, normatizando sobre a divulgação de mensagens publicitárias em logradouros públicos. “As mudanças foram com base no tamanho e formatos, se era estático ou se tinha luminosidade. Na época, inclusive, fizemos uma emenda permitindo que taxistas colassem adesivos perfurados nos vidros traseiros dos carros”, lembra Júnior Brandão que à época era vereador.


Boletim Covid-19



A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 34.251 pacientes curados, 35.129  confirmados, sendo 220 casos ativos; internados em UTI 10; leitos de UTI disponíveis 13; internados em leitos clínicos, 00 leitos clínicos disponíveis, 18; e 658 óbitos.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Use máscara.


aSCOM/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO:Prefeitura apóia a realização da 20ª. edição do Mutirão do Diabetes

“Desde o início da primeira gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), a Secretaria Municipal de Saúde apoia o Mutirão do Diabetes. A cada ano...