sexta-feira, 17 de setembro de 2021

ITABUNA EM FOCO:Prorrogada volta às aulas presenciais no formato híbrido na Rede Municipal de Ensino

Prorrogada volta às aulas presenciais no formato híbrido na Rede Municipal de Ensino
A Secretaria Municipal da Educação (SEDUC)  decidiu prorrogar para o dia 25 de outubro a volta às aulas no formato híbrido nas unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna. A decisão consta do Decreto nº 14.651 assinado pelo prefeito Augusto Castro (PSD) com as demais secretarias responsáveis.

A medida foi publicada na edição eletrônica do Diário Oficial do Município na quinta-feira, dia 16, e leva em consideração, dentre outros fatores, a Resolução do Conselho Municipal de Educação – CME/CP nº 2/2021.

Segundo a secretária municipal da Educação, Janaína Araújo, o retorno das aulas no formato híbrido se dará inicialmente por meio de um projeto-piloto, em 15 unidades escolares da Rede Municipal nas quais se atenderá a critérios que não mais os segmentos da educação, mas sim a localização e estrutura física da unidade escolar, independente da etapa de ensino oferecida.

“Nosso objetivo é fazer a experiência de como se dará o efeito deste retorno à educação bem como à sociedade que demonstrou ainda que em menor proporção, segundo a segunda pesquisa realizada para a escuta das famílias, uma resposta acerca das medidas que assegurem aos alunos e profissionais da Educação segurança na volta às escolas”, disse a titular da Secretaria de Educação.
 
A secretária ressaltou ainda que a retomada se dará de forma gradativa obedecendo a um calendário organizado pela Secretaria Municipal da Educação no qual estarão estabelecidos critérios mínimos que devem ser observados pelos gestores escolares, os quais constam nos novos protocolos de biossegurança, para as redes pública e privada de ensino, constantes em anexo ao novo decreto.
Como exemplo: salas de aulas com abertura para circulação de ar, banheiros em funcionamento adequado, abastecimento regular de água, pias nas áreas externas das escolas, álcool gel e aferidor de temperatura.

PESQUISA

A professora Janaína Araújo disse ainda que a Secretaria Municipal da Educação tem buscado se apropriar de fatores e dados oficiais que apontam para um maior controle da pandemia do Covid-19 no município, bem como do posicionamento do Conselho Municipal da Educação (CME) e do Sindicato do Magistério Público Municipal de Itabuna (SIMPI), que têm mostrado posicionamento contrário ao retorno às aulas, ainda que no formato híbrido neste ano.

Ela acrescenta que recentemente foi realizada pesquisa junto às famílias dos mais de 19.400 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, na qual apenas 43% dos alunos matriculados na rede municipal de ensino de Itabuna assinaram o termo de adesão à consulta, representando um total de 8.347 participantes.  “A pesquisa apontou que 56%  dos que aderiram disseram não à possibilidade de enviar seus filhos às escolas  no formato híbrido quando da volta às aulas presenciais”, revelou.

A secretaria chama a atenção para o fato de que este resultado está mesclando todos os segmentos da educação.

Ponto muito importante a salientar é de que os pais ou responsáveis participantes da pesquisa não representam 50% do total de alunos matriculados na Rede atualmente. Portanto, afirma: “Temos um resultado parcial, que não reflete totalmente a realidade dos que precisavam ser ouvidos”.
Ela disse ainda que uma nova proposta de trabalho que ainda esta semana foi encaminhada à apreciação do CME. “Para além disto, o Governo municipal está empenhado em adequar as escolas municipais para que possamos voltar  com segurança às aulas”, concluiu Janaína Araújo.
___________________________________

Fundação Marimbeta dá prosseguimento à entrega de pães do projeto Alimenta
 
Valter Silva
Cerca de mil pães foram entregues ontem, dia 16, aos alunos do núcleo 1 da Fundação Marimbeta – Sítios da Integração da Criança e do  Adolescente, no Bairro São Roque, em Itabuna. O ato marcou a implantação do Alimenta, um dos mais importantes programas sociais da instituição.

A distribuição do alimento durou cerca de duas horas, começando às 9 horas, o que permitiu  aos alunos matriculados na unidade levar pães para suas famílias. Nesta sexta-feira, dia 17,  a entrega dos pães produzidos na padaria do Sítio 1 acontecerá no Sítio 2,  no Bairro Fonseca,  também começando às 9 h.

Mãe de três alunos matriculados no Sítio do São  Roque, a dona de casa Nuzinete Matheus dos Santos elogiou a iniciativa da Fundação Marimbeta. Para ela, o fornecimento dos pães ainda lhe proporcionará uma economia a mais no orçamento doméstico, além de alimentar sua família. Ao final da atividade, os participantes lancharam, consumindo produtos da padaria do Sítio.

Impossibilitado de participar do evento em função da visita do governador Rui Costa ao município de Camacan. O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e a secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, enviaram mensagem aos dirigentes, funcionários, professores, alunos e pais desejando êxito na realização do evento. Ele foi representado pelo presidente da Fundação Marimbeta, Valter Silva, e pela coordenadora da unidade, Patrícia Leal.


A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza é parceira da Fundação Marimbete, no Projeto Alimenta, onde buscam ampliar a distribuição de pães para outras entidades assistenciais da cidade.
_____________________________

Prefeitura e MP-BA discutem estratégias de combate à evasão de vacinas do Covid-19 
A evasão da população para a 2ª dose da vacina contra o Covid-19 motivou um encontro na sede do Ministério Público Estadual da Bahia (MP-BA) com a participação de representantes da Prefeitura de Itabuna e dos promotores de Justiça Susila Ribeiro Machado, Inocêncio Carvalho de Santana e Renata Caldas Sousa Lazzarini. A reunião aconteceu na quinta-feira, dia 16.

Relatório elaborado pelo Departamento de Vigilância em Saúde, através da Rede Frio da Secretaria Municipal de Saúde aponta que Itabuna tem uma demanda reprimida para 2ª dose em praticamente todos os grupos: 77,7% da população receberam a 1ª dose, enquanto apenas 41,4% a 2ª dose. O alto índice de evasão da população que integrou grupos prioritários para a 1ª dose do imunizante chamou a atenção das autoridades.

“Ficamos surpresos com os dados apresentados, porque todos sabem que apenas a primeira dose da vacina não é suficiente para controlar a pandemia”, comentou a promotora Susila Ribeiro Machado. A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ressaltou a importância dessa parceria com o Ministério Público, pois acredita que trará resultados satisfatórios.
 
Na reunião, o MP-BA recomendou que a Administração municipal reforce as estratégias de busca ativa das pessoas que ainda não concluíram o ciclo de imunização. “A pandemia é um desafio porque é muito oscilante. A qualquer momento, pode surpreender com uma nova alta”, reforçou o promotor Inocêncio Carvalho de Santana.


A enfermeira Coordenadora da Rede Frio, Camila Brito, explica que o município tem realizado uma série de ações para atrair a população para completar o ciclo de imunização e desmistificar essa falsa sensação de controle. Citou a busca ativa dos faltosos, através dos Agentes Comunitários de Saúde, articulações com segmentos da sociedade, disponibilidade de horários alternativos para vacinação e maior divulgação da importância da vacinação.

No âmbito da Administração municipal, o procurador-geral Álvaro Luís Ferreira explica que a ideia é adotar medidas severas em relação aos servidores públicos do município que estão em atraso com a 2ª dose. “Existe a possibilidade, inclusive, de penalizar o servidor que resistir em completar o ciclo de imunização, com a suspensão temporária do salário”, alertou.


Além do procurador-geral do Município, Álvaro Ferreira, da Coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, também participaram da reunião os secretários de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, e de Transporte e Trânsito, Thales Silva, e o diretor de Indústria e Comércio, Othon Dantas, também participaram do encontro na representação regional do MP-BA.
_____________________________

Relatório da Rede de Frio sobre vacinação contra Covid-19 preocupa
O relatório elaborado pelo Departamento de Vigilância em Saúde através da Rede Frio da Secretaria Municipal de Saúde quanto à evasão de vacinas contra o Covid-19 aponta que Itabuna tem uma demanda reprimida para 2ª dose em praticamente todos os grupos: 77,7% da população receberam a 1ª dose enquanto apenas 41,4% a 2ª dose.

O alto índice de evasão da população que integrou grupos prioritários para a 1ª dose do imunizante chamou a atenção das autoridades. Por isso, foi tema do encontro na sede regional do Ministério Público Estadual da Bahia (MP-BA), na quinta-feira, dia 16, com a participação de representantes da Prefeitura de Itabuna e dos promotores de Justiça Susila Ribeiro Machado, Inocêncio Carvalho de Santana e Renata Caldas Sousa Lazzarini.


Dos trabalhadores da Educação, por exemplo, apenas 47,7% receberam a 2ª dose do imunizante, assim como os do transporte rodoviário, quando apenas 23,17% completaram o ciclo de imunização. De 1.713 trabalhadores da indústria vacinados com a primeira dose, apenas seis compareceram para a 2ª dose.

Em relação aos deficientes, 20,15% estão imunizados com a segunda dose e trabalhadores da saúde também não completaram o esquema vacinal. Apenas 78,28% deste público fechou o ciclo de imunização.


Quando se pensa em adultos, com idade entre 40-49 anos, uma população estimada em 30.587 pessoas, apenas 53,55% receberam a 1ª dose, enquanto 18,37% a 2ª dose. Dos adultos com idade entre 30-39 anos (36.252 pessoas), apenas 43,08% foram imunizados com a 1ª dose, e 14,76% completaram o ciclo de imunização. A situação se agrava em relação aos jovens, com idade de 20-29 anos (32.512 pessoas). Apenas 51,65% foram imunizados com a primeira dose, e apenas 6,60% com a segunda dose.

A coordenadora da Rede de Frios, Camila Brito, lembra da importância de completar o ciclo vacinal contra a Covid-19. “A vacinação em duas doses é a única forma que temos para vencer a pandemia do coronavírus. É extremamente necessário que todos os grupos completem a imunização com as duas doses da vacina”, apela a coordenadora da Rede de Frios.
_____________________________

Secretaria de Promoção Social divulga relação de cursos que serão ofertados no CRAM

A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) vai oferecer cursos profissionalizantes para as mulheres assistidas pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher Isabela Nascimento Seara (CRAM). É a continuidade das ações de ativação da nova sede que foi inaugurada em agosto durante cerimônia com a participação do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD).

Serão oferecidos cursos de Auxiliar de Cabeleireiro, Manicure, Customização, Capitonê (técnica tipo crochê) e Defesa Pessoal com duração média de três meses em cada modalidade. As participantes poderão escolher em qual área querem se especializar. As vagas já estão abertas e de acordo com a titular da Semps, a secretária Andrea Castro, essa etapa faz parte das ações de enfrentamento da violência e de empoderamento feminino.

“Estamos avançando com a assistência a essas mulheres vítimas de violência. Esse é mais um importante passo que está sendo dado, já que muitas dessas mulheres quando saem do ciclo de violência não têm renda. Com os cursos elas serão empoderadas e conseguirão gerar a própria renda e não mais depender financeiramente dos seus agressores”, celebrou Andrea Castro.


Atualmente, o CRAM assiste  mais de 120 mulheres em situação de violência física, psicológica, sexual, além de casos de negligência e abandono. A unidade faz parte da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, reunindo ações e serviços nas áreas de assistência psicossocial e jurídica e integrando a rede de enfrentamento ao contemplar o eixo de assistência previsto na Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.
_____________________________

Prefeitura define ações do Projeto Unidos pelo

Diabetes em Ação
 

A 17º edição do Projeto Unidos pelo Diabetes neste ano, coordenado pelo Hospital de Olhos Beira Rio, vai atender a pacientes cadastrados nas Unidades Básicas dos quatro Módulos da Secretaria Municipal de Saúde. O novo formato foi apresentado na quinta-feira, durante um encontro no Hospital, com a presença da secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, secretários municipais e do coordenador do projeto, Rafael Andrade.

O evento vai acontecer nos dias 4 e 5 de novembro no Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) Jorge Amado, no Bairro Jardim Primavera. “O plano é atender a um público captado pela Rede de Atenção Básica. Após o diagnóstico de retinopatia diabética, que é um dano nos vasos sanguíneos que ficam na retina (parte traseira do olho), os pacientes serão encaminhados para segunda fase do tratamento, que será realizado pelo Hospital Beira Rio e na Policlínica Dois de Julho – Day Hospital”, explicou a secretária.

Ela reforça que, nos dois dias, serão atendidas 1.200 pessoas. “Será um público controlado para evitar aglomerações por conta da pandemia do novo coronavírus. Por isso, tudo está sendo planejado de forma antecipada”, disse a secretária Lívia Mendes.

A busca ativa será fundamental para que os atendimentos aconteçam. Por isso, a supervisora da Atenção Básica, Alessandra Lopes, disse que os Agentes Comunitários de Saúde vão buscar as pessoas por área da cidade. “Cada Módulo terá um turno. Serão aproximadamente 300 pacientes por módulo. Haverá um levantamento das várias complicações provocadas pelo diabetes”, explicou.

O oftalmologista Rafael Andrade, que coordena o Projeto Unidos pelo Diabetes, disse que todos os pacientes serão atendidos com segurança. “Vamos usar a tecnologia para manter o distanciamento social. Os exames de retinografia, por exemplo, serão fotografados e os laudos seguirão para os médicos. Já os casos mais graves, serão tratados na segunda fase, ainda em novembro, com tratamento a laser no próprio Hospital”, afirmou.

“Todos os atendimentos serão previamente marcados e com o distanciamento. Queremos que a cidade abrace a causa. A Prefeitura está sendo uma grande parceira, desde o atendimento à decoração dos espaços públicos”, destacou Rafael Andrade.

NOTA

Telefone do SAMU-192 volta a operar 


Depois de ficar fora do ar por algumas horas, desde a manhã de hoje, o número de serviço do SAMU-192 voltou ao ar. Com isso, as chamadas de urgência e emergência devem ser feitas exclusivamente para o 192.

Mais cedo, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, havia divulgado que os números de chamadas de emergência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) estavam temporariamente desativados por conta de uma pane no sistema de telefonia da Oi.

________________________________

Inicio exame de RT-

PCR para evento teste

neste sábado 



A Prefeitura de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e  das secretarias de municipais de Saúde, Segurança e Ordem Pública e de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, realizou nesta sexta-feira, dia 17, a testagem de RT-PCR  nos participantes do evento-teste, que será realizado no espaço de eventos Terceira  Via Hall,  a  partir das 16 horas de amanhã.



O teste detecta o Covid-19 e é um dos pré-requisitos para o acesso aos shows. Além disso, será uma forma de o município avaliar a possibilidade de flexibilização das festas com mais de mil pessoas. “Estamos fazendo tudo com responsabilidade para liberar esses eventos de forma gradual, com protocolos que empresários e consumidores possam cumprir”, frisou , presidente da FICC, Aldo Rebouças.

Neste sábado, o evento vai reunir 500 pessoas que foram previamente selecionadas pelos empresários que estão organizando a festa-teste, além dos artistas que vão se apresentar. Ainda de acordo com o presidente da FICC, até o final da tarde os mais de 100 participantes que fizeram o teste tiveram resultados negativos para Covid-19. “Outro pré-requisito é ter recebido a primeira da vacina contra o coronavírus há 30 dias”, alerta Aldo.

Quem não foi testado hoje, poderá passar pela testagem RT-PCR no sábado, a partir das 13 horas no  local do evento. Depois do evento teste, que segue até as 23 horas, os participantes serão  monitorados   durante  10 dias pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Em caso de sintomas, da Covid-19  a pessoa ficará em isolamento como determina os protocolos de biossegurança.
________________________________

Boletim Covid-19


A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra   34.118  pacientes curados, 34.932 confirmados, sendo 159 casos ativos; internados em UTI  13; leitos de UTI disponíveis 36;  internados em leitos clínicos, 3; leitos clínicos disponíveis, 43; e 655 óbitos.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.

Ascom/Prefeitura de Itabuna

Pela cidade, por você


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chico França rebate críticas do secretário de Esporte, Alcântara Pellegrine

O programa "Na Boca do Tubarão" deste sábado(13), apresentado por Neto Terra Branca e Rui Correia, teve a participação do engenhei...