quarta-feira, 15 de setembro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Fundação Marimbeta começa a distribuição de pães do Projeto Alimenta

Fundação Marimbeta começa a distribuição de pães do Projeto Alimenta

A Fundação Marimbeta - Sítios da Integração da Criança e do Adolescente, colocará em funcionamento, nesta quinta-feira, dia 16, em ato que contará com a presença do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), mais um projeto de relevância social, o Projeto Alimenta. O programa implica, entre outras coisas, na distribuição gratuita de pães para os alunos matriculados neste ano e que neste período de pandemia estão sendo atendidos de forma remota.

Esta ação está sendo possível por conta da reinauguração da padaria da Fundação Marimbeta, localizada no Sítio 1, no Bairro Antique. Toda a produção será destinada aos 600 alunos atendidos das quatro unidades da instituição assistencial que funcionam nos bairros São Pedro, Nova Ferradas, Fonseca e Antique.

O presidente da Fundação Marimbeta, professor Valter Silva, destaca que o Programa Alimenta está sendo executado graças ao empenho do prefeito Augusto Castro, que criou todas as condições para que tudo ocorresse dentro do previsto pela nova gestão da instituição.

“A distribuição de pães produzidos pela padaria do Sítio I, é o primeiro passo de um projeto bem mais amplo. O próximo passo é envolver empresas da cidade que atuam no ramo alimentício, secretarias do município como a de Agricultura, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), junto aos agricultores familiares e a de Promoção Social e Combate à Pobreza. E oferecer produtos de qualidade que garantam uma dieta rica e balanceada”, assegura Silva.  

A distribuição gratuita dos pães será feita aos alunos matriculados, beneficiando também aos seus familiares, com a seguinte programação: Quinta-feira, dia 16, no Sítio I, no Antique; dia 17, no Sítio II, no Fonseca; dia 23, no sítio III, no São Pedro; e dia 24, no Sítio V, Nova Ferradas. O horário será sempre às 9 horas.
_____________________________
Pequenos agricultores recebidos pelo prefeito Augusto Castro e diz que setor precisa ser fortalecido


Ao receber em seu Gabinete no Centro Administrativo Firmino Alves lideranças e representantes das associações rurais, do Sindicato da Agricultura Familiar e do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Itabuna, o prefeito Augusto Castro (PSD) garantiu atender a curto e médio prazos as reivindicações apresentadas durante o encontro ocorrido na manhã desta quarta-feira, dia 15.

Dentre as principais demandas estão água encanada para algumas das associações e o retorno de ambulâncias para atender emergências dos pequenos produtores, uma prioridade já encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde. Augusto Castro se disse feliz em receber os agricultores por reconhecer a importância do trabalho que exercem, cotidianamente, para o desenvolvimento das economias local e regional.


O prefeito informou que 98% da população itabunense está concentrada na zona urbana, mas que a agricultura, embora em menor número, faz a diferença na economia. Por isso mesmo, precisa ser fortalecida. “O governo municipal está aberto para apoiar em tudo o que for necessário. Estamos trabalhando para atender as necessidades dos agricultores familiares e médios produtores”, destacou.

Segundo o prefeito Augusto Castro existem políticas públicas do Governo Federal para o setor, tendo anunciado, inclusive, que a Prefeitura vai receber um caminhão para dar suporte à agricultura familiar doado por meio de emenda parlamentar no valor de R$180 mil com contrapartida de R$80 mil do município. A documentação, inclusive, já foi assinada nesta quarta-feira.

 “A agricultura em nosso município precisa ser fortalecida. Não podemos deixar de atender as justas e necessárias reivindicações para que o setor se desenvolva, aumente sua produção, gera emprego e renda, garanta uma melhor qualidade de vida para os que trabalham no campo e que estes tenham acesso a novos mercados”, declarou o prefeito de Itabuna que estava acompanhado do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, e do superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho.

Sobre a construção de uma ponte de acesso a Itamaracá, pedida pelo representante da associação de agricultores da localidade, o prefeito informou que já existe um antigo projeto que está sendo objeto de análise. Ainda durante o encontro, o prefeito conversou com a diretoria da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) sobre o que precisa ser feito para que o projeto seja concretizado pelo Governo do Estado.


O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, anunciou algumas conquistas para os agricultores, a exemplo de dois tratadores doados pela Secretaria de Agricultura Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), adquiridos por meio de emenda parlamentar, apresentadas neste ano pelos deputados federais Lídice da Mata (PSB-BA) e Paulo Magalhães (PSD-BA) neste ano. Além disso, a locação de dois carros com tração para o escoamento da produção agrícola e a distribuição de alevinos.

A vereadora Wilmaci de Oliveira (PCdoB), que intermediou o encontro entre o prefeito e os representantes das associações rurais, disse que veio do campo. Por isso mesmo, entende as necessidades enfrentadas no dia a dia pelos pequenos produtores. “Muita gente vive da produção, por menor que seja. São vocês que levam parte do alimento que chega à mesa dos cidadãos. Por isso, têm o nosso apoio”, garantiu.

A presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável e do Sindicato dos Agricultores da Agricultura Familiar de Itabuna, Maria Cristina Vitória da Silva, ficou satisfeita com o resultado do encontro, agradecendo ao prefeito Augusto Castro e à vereadora Wilmaci. Ela disse que acredita nas propostas e projetos da Prefeitura de Itabuna em favor da melhoria e do fortalecimento da agricultura familiar.

Já o presidente da Associação dos Agricultores de Mutuns, Edcarlos Silva, também disse que o encontro superou as expectativas e sentiu grande interesse por parte do prefeito em atender as solicitações apresentadas.  “Saímos satisfeitos desse encontro. Acreditamos nas ações apontadas pelo prefeito Augusto Castro que se mostrou sensível,” finalizou.
__________________________________
 Repescagem a partir de 18 anos e vacina adolescentes contra o Covid-19

Até sexta-feira, dia 17, a vacinação contra o Covid-19 será destinada à repescagem para as pessoas com idade a partir de 18 anos. Qualquer pessoa a partir dessa idade, poderá se vacinar com a primeira dose.

Além deste grupo, prossegue o esquema vacinal da primeira dose contra o Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. Foram incluídos os sem comorbidades, com idade a partir de 16 anos, cuja vacinação acontece gradativamente e escalonada.

Adolescentes de 12 a 17 anos deverão estar acompanhados por um responsável maior de 18 anos. Vale frisar que os postos funcionam até as 16 h, mas as ampolas com as doses de vacina são abertas apenas até às 15h devido à validade depois de abertura.

A documentação necessária é a Carteira de Identidade (RG), CPF ou Cartão do SUS e comprovante de residência que pode estar no nome dos pais. Para os que tem comorbidades, acrescentar o relatório médico atualizado dos últimos seis meses.

As gestantes e puérperas a partir de 12 anos também podem se vacinar. A documentação é o RG, CPF ou Cartão do SUS, comprovante de residência e relatório médico atestando a gravidez ou fotocópia da ultrassom ou cartão pré-natal, assinado e carimbado pelo médico ou enfermeiro; fotocópia da certidão de nascimento da criança.

2ª DOSE CORONAVAC / OXFORD / PFIZER

Nesta semana nas Unidades Básicas de Saúde das 8 às 11 e das 13 às 16 horas haverá aplicação das segundas doses das vacinas Oxford, Coronavac e Pfizer para aquelas pessoas que receberam a primeira dose das respectivas vacinas.

Para a Oxford, o grupo contemplado com a segunda aplicação é aquele que recebeu a primeira dose até 25 de junho. Já para a segunda dose da Coronavac, o público é aquele que recebeu a primeira dose da vacina até 13 de agosto.

Já na sexta-feira, dia 17,  serão vacinados com a segunda dose da vacina Pfizer trabalhadores da indústria que tomaram 1ª dose nos dias 23 a 26 de junho. Para este grupo a ação também será na UniFTC das 9 às 14 horas. A documentação exigida é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro da primeira dose.

Evento teste para o Covid-19

Neste sábado, dia 18,  das 16 às 23 horas, a Prefeitura de Itabuna vai realizar um evento teste no espaço de festas Terceira Via Hall.  O objetivo da festa é avaliar a possibilidade da liberação de shows em Itabuna, que estão suspensos desde o início da pandemia do novo coronavírus há um ano e meio.

 
O diretor de Indústria e Comércio, Othon Henrique Dantas, disse que o pré-requisito para a festa é participar de uma testagem na sexta-feira, das 9  às 16 horas, na Câmara Municipal de Vereadores. “A testagem será obrigatória. Caso a pessoa não faça, vai poder realizar o teste no dia do evento, com o resultado em 10 minutos. Também lembramos que os participantes precisam comprovar que tomaram a 1º dose da vacina há 30 dias”, explicou.
 
O evento teste tem o apoio da Câmara de Vereadores, tendo sido definido durante sessão especial na Casa Legislativa, realizada na terça-feira, 14, com a participação de empresários do segmento de eventos, shows e produtores. “As capitais já estão realizando esse tipo de festa. O prefeito Augusto Castro se viu na responsabilidade de viabilizar essa retomada pelos efeitos econômicos que a paralisação causou”, afirmou Othon Dantas.

Segundo o diretor, depois do evento  será feita uma análise  sobre  a taxa de contaminação na cidade, e o que liberação dos shows poderá ocasionar. Ao todo, 500 pessoas devem participar do evento teste e não será obrigatório o uso de máscara, já que a testagem prévia vai dar segurança ao público.  

Othon  disse ainda,  que  os participantes  e os artistas que vão se apresentar, serão monitorados por 10 dias pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Caso as pessoas continuem com o resultado negativo, o município vai iniciar a flexibilização das festas.

A execução do evento teste envolve também as secretarias municipais de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, e de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, de Segurança e Ordem Pública e Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).

O   show será totalmente gratuito, mas os participantes devem levar 3 kg de alimentos. “É uma iniciativa sem custos para o município, realizada pelos empresários e artistas. Além de um evento seguro, a cidade se preocupa com o social, pois, os alimentos serão doados para entidades assistenciais e filantrópicas”, esclareceu, Othon Dantas.
__________________________________
Andrea Castro defende ampliação de programas de capacitação profissional 


“O combate à violência é uma questão de segurança pública, mas também de ações de inclusão social e de capacitação profissional, especialmente para a juventude, criando novas oportunidades de acesso ao mercado de trabalho em Itabuna”. A afirmação é da secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andréa Castro.
 
A secretária cita como exemplo a retirada de cerca de 160 famílias que viviam em situação degradante no antigo lixão de Itabuna, recentemente desativado pela Prefeitura.

Os catadores vêm passando por um processo de capacitação que incluiu a realização do Seminário de Capacitação e Formação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabuna. A partir de outubro eles vão atuar num Centro de Reciclagem que está sendo instalado no Bairro Lomanto, que integra o Programa Recicla Itabuna, com a implantação de 10 Ecopontos para coleta seletiva no centro e bairros da cidade.

Nessa fase de transição, as famílias estão recebendo uma Bolsa Auxílio de R$ 460,53, além de cestas básicas. Sendo que 46 famílias também recebem o auxílio aluguel de R$ 200,00.

Outro ponto lembrado pela secretária é a parceria envolvendo a Prefeitura, o Senai e a Caixa Econômica Federal para a realização de diversos cursos para os moradores dos condomínios do programa Mina Casa, Minha Vida, em Itabuna, através do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial – PDST.

“Nos próximos dias vamos iniciar o cadastro de moradores dos condomínios Jubiabá, Gabriela, São José e Itabuna Park que tenham o interesse em participar de cursos profissionalizantes em diversas áreas. Esses cursos serão ministrados pelo Senai que conta com o apoio da Caixa Econômica Federal. Serão pouco mais de 700 vagas e dessa forma vamos gerar novos profissionais e empreendedores”, afirma Andrea Castro.

A titular da Semps também vai solicitar junto à Secretaria de Esporte, Trabalho, Emprego e Renda, do Governo do Estado, a realização de cursos de capacitação profissional para reinserção  no mercado de trabalho de pessoas afetadas pela pandemia do Covid 19. Além de buscar parcerias que reúnam o Sebrae e com empresas instaladas na região, para implantação de programa que prepare o cidadão a empreender.

“Técnicos da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) estão trabalhando em projetos que vamos apresentar às empresas em busca de parcerias, para capacitar  e qualificar novos profissionais e, com o apoio do Sebrae, tenhamos novos empreendedores”, diz a secretária.
____________________________

Boletim Covid-19



A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra  33.957 pacientes curados, 34.930 confirmados, sendo 206 casos ativos; internados em UTI  9; leitos de UTI disponíveis 40;  internados em leitos clínicos, 3; leitos clínicos disponíveis, 43; e 655 óbitos.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.





Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Professora da Uesc palestra em evento internacional da WCF

Deborah Faria debate sobre cabruca e o futuro sustentáve Deborah. A Doutora Deborah Faria, professora do Departamento de Ciências Biológicas...