Itabuna está há 11 dias sem mortes por Covid-19, mas a população deve ficar alerta.
Itabuna está há 11 dias sem o registro de mortes em decorrência da Covid-19. De acordo com dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde entre os dias 8 e 18 deste mês o número acumulado de óbitos estacionou em 605.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, esse recuo no número de óbitos é resultado do avanço da vacinação da população de maior risco contra o novo coronavírus. O subgrupo é integrado por idosos e pessoas com doenças crônicas. Ela esclarece que os óbitos somente são noticiados depois de investigação da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
“Ao completar o esquema vacinal nesse público, sentimos o reflexo nos casos mais graves e nas mortes pela doença. Mas, esse período sem óbito não significa que não morreu ninguém na cidade por covid-19. Pode ter tido, sim, uma redução importante”, frisa.
Para a secretária é preciso avançar ainda mais na vacinação, mas adverte que a população deve colaborar com o uso da máscara facial, álcool gel 70%, o distanciamento social e evitar aglomerações.
“Esse é um fator a mais para que continuemos avançando. Atualmente, Itabuna tem 40% da população vacinada com a 1ª dose e 20% com o ciclo completo de imunização, 2ª dose ou dose única, o que é muito positivo”, afirma a secretária.
O mais recente Boletim da Covid-19 divulgado no domingo, dia 19, informa que o município tem no momento 437 casos ativos da doença, com 40 pacientes internados em UTI e 35 internados em leitos clínicos.
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde executa o calendário de vacinação contra Influenza e Covid-19. Até sexta-feira, dia 23, das 8 às 11 h, prossegue a vacinação contra o vírus Influenza nas Unidades Básicas e de Saúde da Família. A documentação exigida é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência nominal. Serão vacinadas pessoas com idade a partir de 6 meses.
No período vespertino, prossegue ainda nas Unidades Básicas e de Saúde Família, a vacinação da primeira dose contra a Covid-19. A aplicação é realizada das 13 às 16 horas. Também serão vacinadas contra a Covid-19, as pessoas com idade a partir de 35 anos completos em 1ª dose (Oxford).
Na quarta-feira, dia 21, serão vacinados contra a Covid-19 (Janssen) moradores de rua do município de Itabuna. A ação, que será em parceria com a Secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, acontecerá na sede do Tiro de Guerra a partir das 10 horas.
Na sexta-feira, haverá também ação pela manhã para vacinação contra Covid-19 na UniFTC. A aplicação da primeira dose da Oxford será das 8h30min às 13h30min para pessoas com idade a partir de 35 anos completos. Serão disponibilizadas 400 senhas a serem distribuídas na fila por ordem de chegada.
A documentação necessária é a Carteira de Identidade (RG), CPF ou Cartão do SUS e comprovante de residência em nome pessoal. Para quem mora de aluguel, é preciso que o proprietário assine o documento ou que o inquilino leve a fotocópia do contrato.
________________________________
Prefeitura apoia atividades externas do Tiro de Guerra 06/007
O Tiro de Guerra 06-007 participou, no período de 16 a 18 de julho, em Salvador, de uma atividade de Tiro de Instrução Básico (TIB), contando com o apoio da Prefeitura de Itabuna. O Comandante do Tiro de Guerra, Subtenente do Exército Jurimar Henrique dos Reis, ressalta que esta é uma das principais atividades de instrução durante a formação dos atiradores.
Ele ressalta a importância da parceria com a Prefeitura para a realização desta atividade fora do município, facilitando a ida dos atiradores até a capital do estado. “A Prefeitura doou o transporte e o 6º Batalhão de Polícia do Exército disponibilizou equipes médica e de instrutores para a atividade”, comentou o Comandante do TG 06-007.
O Subtenente explicou que o objetivo deste treinamento foi habilitar os novos atiradores no emprego do armamento e no desenvolvimento de atributos inerentes ao Soldado do Exército Brasileiro. “Além disso, procuramos habilitá-los a manusear o armamento de maneira correta e instruí-los a praticar as posições de tiro e as técnicas específicas”, reforçou.
______________________________
Trabalho de limpeza e modernização dos
acessos da cidade
A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Limpeza Pública, tem executado ações de limpeza nos acessos à cidade. Os serviços antecedem as ações de requalificação dessas vias, uma das metas do prefeito Augusto Castro (PSD).
A Diretoria do Departamento de Limpeza Públicas da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo informa que os trabalhos envolvem a roçagem, retirada de vegetação (sacheamento), pintura de meio-fio, além da remoção de lixo e entulhos.
“Nosso trabalho é contínuo, mas está recebendo atenção especial nesta semana. Atendendo uma determinação do prefeito Augusto Castro, os acessos devem estar sempre limpos, assim como toda cidade. Na medida do possível, estamos aptos a atender as demandas”, comentou o diretor da Limpeza Pública, Lázaro Alcântara.
Ele cita como exemplo a região dos viadutos Paulo Souto e Fernando Gomes e o acesso à Avenida Itajuípe pela BR-101. “A proposta foi retirar todo lixo e entulho nesses locais, deixando-os limpos e agradáveis”, disse. Ele adverte que é preciso que a população se conscientize da importância do descarte correto de lixo.
“Diariamente cerca de 60 toneladas de entulhos são removidos em toda a cidade, mas aos poucos trabalhamos para mudar essa situação. Por exemplo, alguns desses locais que eram pontos viciados de descarte ilegal de lixo, já foram transformados em áreas verdes, ajardinadas. Este é apenas o início de um trabalho coordenado pela Superintendência de Serviços Públicos para deixar Itabuna conhecida como a cidade mais limpa do Sul da Bahia”, finaliza.
______________________________
Capacitação de servidores de Unidades Básicas de Saúde

Uma palestra para servidores da Secretaria Municipal de Saúde destinada à capacitação para marcação de consultas e exames nas Unidades Básicas e de Saúde da Família foi ministrada na tarde desta segunda-feira, dia 19, na Central de Regulação de Itabuna. Além disso, foram apresentadas informações sobre as rotinas de funcionamento dos setores daquela unidade
Para além das explanações e orientações sobre o dia a dia, foi destacada a importância do acolhimento e do atendimento dos pacientes e usuários do Sistema Único de Saúde nas unidades.
No evento, estiveram presentes a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, a subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, as diretoras do Departamento de Atenção Básica, Alessandra Lopes, do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria (NEP), Luciana Brito e da Central de Regulação, Annarony Almeida.
“Esse momento não é somente para qualificar os profissionais, mas, para falarmos sobre humanização e acolhimento. O atendimento das Unidades Básicas e de Saúde da Família é a ‘Porta de Entrada’ para os demais serviços da saúde pública. Por isso, precisamos prestar uma assistência digna e humana à população”, enfatizou a secretária que destacou o empenho dos profissionais que atuam na Secretaria de Saúde.
Participaram da capacitação, os administradores e digitadores de dois módulos que contemplam oito unidades cada um, dentre as quais as Unidades Básicas de Saúde que vão ser reinauguradas na semana do aniversário da cidade. Todas passam por requalificação determinada pelo prefeito Augusto Castro (PSD), cuja Administração tem como base a prestação de serviços de saúde de qualidade.

As unidades cujas obras estão sendo finalizadas são: Roberto Santos e Moise Hage, situadas nos bairros Santo Antônio e Lomanto Júnior, respectivamente. Além destas, participaram também, os servidores das UBS Jorge Amado, Balduíno Azevedo, Cândido Pereira, Ubaldo Dantas, João Monteiro, dentre outras. Amanhã, dia 20, a capacitação prossegue para mais dois módulos que contemplarão os profissionais das demais 17 unidades.________________________________
Boletim Covid-19 – 19.07.2021
Por problemas técnicos no E-SUS, o Boletim Covid-19 não será divulgado nesta segunda-feira. Apesar das tentativas, foram infrutíferas ações para extrair informações no sistema dos profissionais da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Espera-se que tudo volte à normalidade o mais breve possível.
Ascom/Prefeitura de ItabunaPela cidade, por você
Nenhum comentário:
Postar um comentário