quinta-feira, 22 de julho de 2021

ITABUNA EM FOCO: Fundação Marimbeta revitaliza padaria do Sítio I no Antique

Fundação Marimbeta revitaliza padaria do Sítio 1 no Antique

Desativada há quase quatro anos por falta de manutenção dos equipamentos e de aquisição de insumos, a padaria da Unidade I da Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente de Itabuna, no Bairro Antique, está apta a voltar a funcionar. A unidade de panificação será reinaugurada pelo prefeito Augusto Castro (PSD) no próximo dia 29, após passar por um processo de revitalização.

Para tanto, o presidente da Fundação Marimbeta, professor Valter Silva, está ultimando as intervenções no espaço onde funcionará a padaria que, além de reparos no maquinário, está passando por melhoria em toda sua infraestrutura, como a reforma do telhado e pintura. A reinauguração da padaria do Sítio I integra as comemorações pelo 111º aniversário de emancipação do Município.
Segundo o professor Valter Silva, a revitalização da padaria da Unidade do Antique faz parte do planejamento estratégico determinado pelo prefeito Augusto Castro, que prevê intervenções em todas as unidades da Fundação Marimbeta - Sítios de Integração da Criança e do Adolescente, cujos recursos estão alocados no orçamento 2021 da instituição.

O titular da Fundação Marimbeta destaca que com a revitalização da padaria, será possível assegurar o fornecimento de pães e itens produzidos pela unidade para os demais Sítios da Fundação, beneficiando diretamente mais de 600 alunos.
 
“Além disso, quando retornarmos às atividades presenciais, vamos reativar o Projeto da Oficina de Panificação, oferecendo cursos de capacitação para nossos alunos”, argumentou. Ele disse ainda que a padaria tem capacidade para produzir cinco mil pães diariamente, atendendo as necessidades do programa de alimentação escolar.
__________________________________
Profissionais e detentos do sistema prisional imunizados contra Covid-19
O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio, realizou ontem, dia 20, a aplicação da segunda dose da Coronavac em internos do Conjunto Prisional de Itabuna contra a Covid-19. Profissionais do sistema que receberam a 1ª dose da Oxford seguem aguardando o prazo da 2ª dose.

A ação se iniciou no mês passado com a aplicação da primeira dose da Coronavac e da Oxford, entre os dias 22 e 23 de Junho. Ao todo, 400 funcionários do sistema prisional foram imunizados contra a Covid-19 com a vacina Oxford, enquanto 771 detentos com a vacina Coronavac.

Ontem,  também foram imunizados mais 101 detentos com a primeira dose da vacina Oxford.  
__________________________________

Agentes de Endemias são capacitados sobre novo larvicida para o combate a dengue

O município de Itabuna foi contemplado com uma nova ferramenta para o combate ao mosquito Aedes aegypti. Trata-se do novo larvicida biológico Espinosa que será distribuído pelo Ministério da Saúde (MS), depois de curso online que está sendo ministrado nesta quarta-feira, dia 22, no Colégio Divina Providência, com a participação de cerca de 30 profissionais do Departamento de Vigilância em Saúde.

A capacitação dos Agentes de Combate às Endemias serve para o repasse de informações sobre a aplicação e manipulação corretas do uso do produto e dicas de seguranças. A capacitação é destinada a coordenação e supervisores dos agentes de endemias da Secretaria Municipal.

A chefe da Divisão do Programa de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, explicou que as informações repassadas por técnicos do Ministério da Saúde indicam que o novo larvicida vai reforçar as ações de prevenção e controle das arboviroses como uma alternativa eficiente no controle das larvas dos mosquitos.

Segundo ela, o novo produto pode ser colocado em qualquer lugar que acumule água e tenha potencial para novos criadouros dos insetos. “Este larvicida, tem menor impacto ambiental por se tratar de um produto biológico de baixo impacto sem agravos à saúde humana por não ser cumulativo ou poluente”, acrescentou.

Ela informou ainda que há cerca de dois meses profissionais de saúde de todos os estados brasileiros estão sendo capacitados sobre o novo produto no combate ao mosquito, seguindo o cronograma do Governo federal. Tão logo o curso esteja concluído, haverá a distribuição do produto para utilização pelos municípios.
__________________________________

Vereadores acompanham o avanço das  obras de requalificação da Vila Olímpica
A requalificação da Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, no Bairro São Caetano, prossegue a todo vapor. Na manhã desta quinta-feira, dia 22, um grupo de vereadores acompanhou o avanço das obras executadas pelo Governo do Estado, sob a coordenação do engenheiro civil Patrick Monteiro. Antes, foram visitadas as obras da Avenida Manoel Chaves.

“A obra está num ritmo muito bom, tendo em vista que estamos com cerca de 30 dias de serviços”, comentou o engenheiro. Ele ressaltou a importância da parceria entre a Prefeitura de Itabuna e o Governo do Estado para execução das obras na Vila Olímpica. “Ao final, sairemos orgulhosos porque Itabuna será beneficiada com uma obra do nível que a cidade merece”, reforçou.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Erasmo Ávila (PSD), comentou ser motivo de alegria ver que os representantes do Legislativo Municipal estão fazendo o seu trabalho da maneira correta. O grupo de vereadores era integrado por  Danilo do Nova Itabuna, Nem Bahia, Dando Leone, Israel Cardoso, Francisco Gomes dos Santos e José Boaventura dos Santos (Kaiá da Saúde).

“Nosso papel é fiscalizar e assim estamos fazendo. Acompanhado as obras deste empreendimento que ficou muitos anos abandonado. O que o prefeito Augusto Castro está fazendo por Itabuna tem nos dado orgulho”, afirmou.

O líder do governo na Câmara, vereador Manoel Porfírio (PT), lembrou que a Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso sempre foi referência para o esporte. “Este é um momento importante. Estou feliz em ver toda a turma visitando, vendo de perto o avanço da cidade”.

Para encerrar, o vereador Cosme Oliveira Rosa, o Cosme Resolve, reforçou a importância deste equipamento desportivo para os jovens que estavam sem um local para a prática das diversas modalidades esportivas. Ele também elogiou as obras de requalificação.

A Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso será um equipamento modelo, depois de requalificado, com piso moderno, piscina e vestiário completos, campo de areia, duas quadras poliesportivas, campo de futebol society com pista de atletismo.
_________________________________

Cerpat intensifica ações do Julho Amarelo com aplicação de testes rápidos e palestras

O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat), vinculado à Diretoria da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, tem intensificado as ações do Julho Amarelo – mês em que a programação é voltada para ações educativas e de orientação sobre as hepatites virais. A coordenadora do Centro, Fernanda Barros, lembra que o objetivo é dar reforço à prevenção da doença em um mês específico.

Na tarde de ontem, dia 21, às 14 horas, será ministrada palestra para os profissionais de saúde do Hospital Manoel Novaes em que será abordada a temática “Hepatites Virais”. A explanação será feita pela médica gastroenterologista Suely Cristina. Na quinta e sexta-feira, dias 22 e 23, as atividades serão concentradas no Cerpat, com aconselhamentos e orientações para os pacientes assistidos pela unidade.

Na terça-feira, uma equipe da unidade realizou testes rápidos de HIV, Hepatites B e C, e de Sífilis, na Base da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na rodovia BR-101. Esta ação de prevenção e conscientização também fez a distribuição de preservativos masculinos e femininos. “Ao todo,  cerca de 160 testes rápidos foram realizados, sendo  um foi positivo para Hepatite B e dois para Sífilis”, informa a coordenadora.

Fernanda lembra ainda que no início da semana foi realizado um Pit-Stop em dois pontos de acesso à cidade (trevo do bairro Jaçanã e rotatória da Juracy Magalhães, saída para Ilhéus),  para a distribuição de preservativos e orientações a população para testagem rápida para detecção das hepatites virais. Esta ação contou com o apoio da Settran e da Guarda Civil Municipal.

CAMPANHA

A Campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019, com o objetivo de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Importante lembrar que a  hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

“Nem sempre a doença apresenta sintomas. Mas, quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Por isso, a prevenção é fundamental,” adverte a coordenadora do Cerpat, cujo acesso e o atendimento são facilitados na Avenida Amélia Amado nº 906, centro.
__________________________

Boletim Covid-19 – 22.07.2021

A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 32.862 de pacientes curados, 33.859 confirmados, sendo 383 casos ativos; 36 internados em UTI, 13 leitos de UTI disponíveis; 34 internados em leitos clínicos, 22 leitos clínicos disponíveis, e 614 óbitos.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.


Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você


Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...