sexta-feira, 16 de julho de 2021

ITABUNA EM FOCO: Comenda Firmino Alves homenageia cidadãos com destacada contribuição a Itabuna

Comenda Firmino Alves homenageia cidadãos com destacada contribuição a Itabuna

Criada por meio da Lei Municipal   nº 1974/2005,  a Comenda de Mérito Firmino Alves é a maior honraria do município, concedida a 10 personalidades, anualmente, que tenham se destacado no campo político, econômico, social, cultural e religioso. As homenagens acontecem durante as comemorações do aniversário de Itabuna, no dia 28 de Julho, e os agraciados serão oficialmente conhecidos na próxima semana.

Geralmente se faz a outorga da Comenda a personalidades e autoridades que contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento da cidade. A homenagem é simbolizada por meio de uma medalha em latão de 70 milímetros de diâmetro, produzida pelo processo de estamparia artística em duas faces, acompanhada de diploma em nome do homenageado. A medalha é banhada a ouro 22 quilates, com o Brasão do  município inserido numa das faces.

Através da Lei nº 2.436,  de  19  de  novembro  de  2018, a Administração municipal promoveu alteração para que Lei Orçamentária Anual (LOA) contemple uma dotação financeira para execução  da concessão da honraria que pode ser concedida a cidadãos nacionais e estrangeiros, desde que preenchidos os requisitos legais. A indicação pode ser feita por qualquer cidadão ou instituição da sociedade civil mediante parecer conjunto da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania.

Secretária Municipal de Saúde participa na quinta-feira da reunião CIR
Mais uma Reunião Ordinária da Comissão de Intergestores Regionais (CIR) aconteceu na quinta-feira, dia 15, no Campus II da UniFTC de Itabuna. Dentre os temas tratados estão as demandas referentes ao mês de julho. A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, e a  subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, participaram do evento.

Mensalmente, secretários de Saúde e gestores dos 22 municípios, pactuados com Itabuna, no Sistema Único de Saúde (SUS), se reúnem para tratar das propostas, demandas e planejar conjuntamente ações e atividades na saúde pública da região.

No primeiro momento, foram atualizados os cenários de vacinação da Covid-19 nas cidades e sobre o avanço das campanhas, a exemplo da Influenza. Foi destacado também a necessidade dos municípios atuarem nas ações contra o mosquito Aedes Aegypti, difusor da dengue e outras doenças.

No que se refere às principais demandas da Secretaria Municipal de Saúde que foram abordadas na reunião, pautou-se a questão da implantação do ambulatório de pré-natal de Alto Risco para Itabuna e municípios pactuados.

Na ocasião, a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade, Roberta Fulgêncio, apresentou a proposta da Policlínica Dois de Julho, a ser inaugurada em um novo endereço nos próximos dias em Itabuna, e que atenderá também a demanda dos municípios circunvizinhos.

Além disso, tratou-se também dos avanços nas ações pactuadas em prol de uma saúde otimizada para a população dos municípios representados na CIR. Novas demandas e planejamentos já foram encaminhados para resoluções e debates.

A CIR segue orientações do Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS - BA) e das Resoluções da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) para que todas ações sejam executadas em comunhão com as demais diretrizes do estado. Entre os municípios pactuados com Itabuna estão Ubatã, Itapé, Itajuípe, Buerarema, entre outros.
___________________________________

Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente quer ampliar cooperação técnica com a Uesc

A parceria da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima) da Prefeitura de Itabuna com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), será ampliada para a prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural à agricultura familiar e à pequena produção. Atualmente, a instituição de ensino superior é responsável por ministrar aos técnicos municipais curso de criação e manejo de peixes.


O curso será ministrado na Fazenda Almada, em Castelo Novo, município de Ilhéus, onde a Uesc desenvolve pesquisas nas áreas de piscicultura e criação de pequenos animais. O programa da Seagrima objetiva a diversificação da produção para incentivar a agropecuária no município, elevar as fontes de proteína e a renda familiar de acordo com a proposta da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD).

Pelo projeto, a Universidade vai disponibilizar o espaço físico e também envolverá estudantes da empresa Júnior além de professores, para a realização de diagnósticos sobre as potencialidades produtivas locais e posteriormente assistência técnica aos pequenos produtores das associações cadastradas pela Prefeitura de Itabuna.

Os temas foram objetos de um encontro do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, na quinta-feira, dia 15, com o reitor da Uesc, professor Alessandro Santana, o vice-reitor, Maurício Moureau, o chefe de Gabinete, Luís Gustavo Fraga e a assessora da Reitoria, professora Acácia Pinho. Além disso, se fechou a agenda de monitoria dos cursos para os técnicos na primeira semana de agosto na Estação Experimental da Fazenda Almada.

Os técnicos Pedro Jerônimo e Cleumo Guimarães estiveram presentes no encontro na Reitoria da Uesc, para definir os detalhes do curso de manejo em piscicultura. Segundo eles, a expectativa é grande pois o objetivo é ajudar os produtores rurais a ter outra fonte de renda nas suas áreas onde atualmente cultivam hortigranjeiros que são comercializados na Feira do Produtor, às sextas-feiras no Pontalzinho, e nas feiras livres da cidade.
______________________________

Moradores do Lomanto e Novo Lomanto voltam

a sorrir 

Moradores dos bairros Lomanto e Novo Lomanto ficaram felizes por conta de intervenções realizadas pela Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo em várias ruas. A ação incluiu patrolamento, cascalhamento e compactação do solo.

Morador do Novo Lomanto há 9 anos, José Pinto lembra que as ruas estavam em péssimas condições de tráfego. “Nenhum carro passava por aqui. Era preciso dar a volta pelo bairro vizinho para chegar até minha casa. Estou muito feliz e agradeço ao prefeito Augusto Castro e ao vereador Nem Bahia pela execução dos serviços”, comentou.

A recuperação que está sendo executada pela Administração municipal resultou de um Pedido de Providência do vereador José Devaldo dos Santos (Nem Bahia). Hoje pela manhã ele acompanhou a vistoria que o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, realizou nas ruas do Bairro Lomanto.

“Nosso compromisso é servir bem a população e estaremos sempre a postos para atender a todos, como determina o prefeito Augusto Castro, que sempre autoriza as demandas apresentadas pelas associações de moradores, pessoas das comunidades e vereadores, principalmente aqueles referentes a ruas ainda sem pavimentação que sempre precisam de manutenção para uma melhor trafegabilidade”, comenta Sousa.

O vereador Nem Bahia reconhece o empenho da gestão municipal em melhorar a qualidade de vida da população e valorizar a cidade. “É a realização de um sonho ver essa rua passando por este serviço de manutenção com o apoio do prefeito Augusto Castro. A comunidade toda agradece”, finaliza.
______________________________


Canal de diálogo entre Prefeitura e o Simpi busca assegurar direitos da categoria

Desde que assumiu o governo municipal em janeiro, o prefeito Augusto Castro (PSD) vem priorizando ouvir os segmentos da sociedade civil organizada e representantes das categorias ligadas à Administração pública. Neste sentido, a Secretaria da Educação (SEC), estabeleceu um canal permanente de diálogo com os dirigentes do Sindicato do Magistério Público Municipal de Itabuna (Simpi) que, em reuniões bimestrais, têm  a oportunidade de discutir sobre anseios e reivindicações.

Segundo a secretária municipal da Educação, Janaína Araújo, uma das reivindicações dos professores da Rede Municipal de Ensino apresentada ao Comitê  trata do retorno às aulas nas escolas das redes particular e municipal.


A primeira foi em relação à prioridade na vacinação dos profissionais da Educação contra a Covid-19. Outra solicitação do Simpi diz respeito à adequação da estrutura física das escolas para que professores e alunos possam voltar  às salas de aula com segurança.

“Em relação à vacinação, por meio do decreto municipal publicado na terça-feira, o governo assegura que somente após a aplicação da 2ª dose do imunizante em todos os servidores da Educação, prevista para acontecer até o próximo dia 30 de agosto, será determinado o retorno às aulas nas escolas da Rede Municipal de Ensino respeitando o prazo de 20 dias pós-vacina”, revelou Janaína.

Quanto à reivindicação da adequação da estrutura física das escolas, a titular da Secretaria Municipal de Educação adiantou que, como a retomada das atividades letivas presenciais deve acontecer de maneira gradativa, começando pela Educação Infantil, inicialmente previsto para 20 de setembro, o governo municipal está priorizando reformas e adequações estruturais das escolas que atuam neste segmento, para que possa oferecer a segurança sanitária possível à comunidade escolar.

“Nós encontramos as escolas da Rede Municipal de Ensino com inúmeras deficiências infraestruturais. Diante desta situação, o prefeito Augusto Castro autorizou abertura de processo licitatório para contratação da empresa que vai reformar as unidades escolares, priorizando as escolas da Educação Infantil”, finalizou.
_____________________________

Vigilância em Saúde esclarece dúvidas dos donos de escola da Educação Infantil 

Para esclarecer as dúvidas sobre o retorno das aulas da Educação Infantil em formato híbrido, em Itabuna, a partir da próxima semana, a Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde reuniu-se na tarde de hoje com donos de escolas particulares. O encontro aconteceu na sede do Centro Educacional  Ronaldo Mendes (antigo colégio Sistema), na Avenida Juca Leão.

Ficou definida a volta às atividades na segunda-feira, dia 19, apenas para escolas que estão com Alvará de funcionamento em dia. A diretora de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, disse que 16 unidades escolares, que já possuem a autorização, terão que ser inspecionadas pela  Divisão de Vigilância Sanitária. “ A visita dos fiscais será feita no 1º dia e, se as instalações não seguirem o que determina os protocolos, a escola continuará fechada”, informou.
 
Durante o encontro, os donos das escolas preencheram dados dos estabelecimentos e fizeram a solicitação da visita técnica da Vigilância Sanitária. Essas escolas também serão fiscalizadas. “Se estiverem dentro das normas técnicas, vamos agilizar o Alvará”, assegurou Maristella. Além disso, os profissionais da Educação Infantil receberam Termo de Recomendação com todas as exigências para o seguro  retorno das aulas.
 
“Nós temos um compromisso com a Educação. Esse diálogo é fundamental, pois, assegura aos professores, pais e alunos um retorno tranquilo”, frisa a diretora da Vigilância em Saúde. Dentre as medidas do Decreto nº 14.511, publicado na quinta-feira, dia 15, estão: distanciamento de 1,5 metro entre as cadeiras, aferição da temperatura corporal de alunos, professores e auxiliares e colocação de tapetes sanitizantes.

Além disso, as unidades estão obrigadas a fornecer álcool 70% nas áreas de maior circulação, capacitar todos os profissionais e alunos sobre a importância dos cuidados para evitar  a Covid 19 e comprovar isso mediante registro. O uso de máscara será obrigatório com a substituição a cada  3 horas se a máscara for de tecido e 4 h se for do tipo cirúrgica.

Alguns empresários questionaram sobre o uso de parques infantis na área da escola. No entanto, o Decreto não dispõe sobre a utilização desses aparelhos. Já os bebedouros estão liberados para que garrafas  de uso pessoal sejam abastecidas.
 
Isabela Portela é dona de uma escola da Educação Infantil no Bairro Góes Calmon. Para ela, o retorno das aulas causa um certo temor. “É uma nova realidade que se aproxima. Mas ainda não temos  professores vacinados com a  2ª dose da vacina. Por isso, vamos manter todos os cuidados e uma quantidade menor de alunos nas salas”, garantiu a empresária.
______________________________

Boletim Covid-19 – 16.07.2021


A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 32.471 de pacientes curados, 33.559 confirmados, sendo 483 casos ativos; 40 internados em UTI, 09 leitos de UTI disponíveis; 36 internados em leitos clínicos, 20 leitos clínicos disponíveis, e 605 óbitos.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.


Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você



Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...